Brasil sedia 9° Congresso Internacional de Bioenergia

centro_convencao - Cópia

O evento acontece de 1 a 3 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

As constantes variações climáticas que têm acontecido nos últimos anos confirmam a necessidade de adoção de fontes alternativas para geração de energia. No Brasil, a forte dependência de recursos hídricos, que podem sofrer oscilações em condições climáticas e chuvas, e do petróleo, fonte poluidora e finita, projetam cada vez investimentos na mudança da matriz energética.

Embora o Brasil tenha sido exemplo mundial no uso de energias renováveis ao manter, desde os anos 70, sua matriz energética próxima a 50%, originada de fontes renováveis, o país necessita urgente de mais investimentos e pesquisa para uso da biomassa, biocombustíveis, biogás, bem como melhor aproveitamento do sol e vento, para geração de energia contínua e não poluidora.

Um recente estudo europeu aponta três países com grande potencial na oferta de matéria prima para produção de biomassa com fins energéticos: Austrália, África do Sul e Brasil. O Brasil, entretanto, desponta por já possuir um setor agroflorestal extremamente desenvolvido. Nesta safra serão quase 200 milhões de toneladas de grãos produzidas, o que representa uma grande oferta de resíduos decorrentes da colheita e beneficiamento desta safra. Na área florestal são 7,2 milhões de hectares plantados, com projeção de chegarmos a 14 milhões de hectares de florestas plantadas em 2020.

Estes e outros temas serão abordados no 9º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 1 a 3 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Somente no temário principal serão quase trinta palestras, incluindo ainda workshops, painéis e apresentações orais de trabalhos técnicos. Mais detalhes no site www.bioenergia.net.br A realização é Porthus e a Organização CIPA – Fiera Milano.