“Ponte Aérea” by Jefferson de Almeida

retranca salainas

1

Um quê de Caribe no litoral Alagoano

 

Amantes de sol e mar que sonham com o Caribe têm destino certo. Aqui mesmo: Alagoas. Sobretudo em Maceió, a capital, e na vizinha Maragogi, a pouco mais de cem quilômetros, cidades onde a média anual varia entre 20ºC e 30ºC. A temperatura e os cenários espetaculares atraem turistas o ano inteiro.

Começando a viagem pela capital de Alagoas, a charmosa Maceió queestá localizada entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. Proveniente de um engenho de cana-de-açúcar que tinha o nome de Maçai-ok, no século 18, daí a origem do nome que significa “o que tapa o alagadiço” e passou a ser capital de Alagoas em 1839.  Possui uma impressionante beleza ao longo de seus 22 Km de lagoa e canais, bem como pelos 40 quilômetros de praias com águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Esse verde contagiante dos coqueiros domina toda a orla praiana e pode ser apreciado de longe, em uma das jangadas de velas coloridas que levam você às famosas piscinas naturais formadas na praia da Pajuçara.

2

Uma das maiores questões após se escolher o destino é saber o que fazer no local.  Em Maceió isso não é problema, uma vez que história, cultura e muito lazer fazem de parte dos programas que a cidade oferece de dia e noite. Nas praias, as formações de recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas tomadas por peixinhos, como as de Pajuçara e de Paripueira.  A primeira, Pajuçara, é uma das mais famosas praias de Maceió, bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. Entre as atrações, além dos peixes, sanfoneiros e cantadores que promovem um animado forró em meio aos corais. A praia oferece ainda diversas barracas, chuveiros, ciclovia e pista de cooper.

3

4

 

Já a praia de Ponta Verde é considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, possui águas claras e muito calmas, boas para esportes como mergulho e o windsurf. Coqueirais e calçadão que atraem também aqueles que querem apenas curtir o alto-astral da badalada orla. Jatiúca com boas ondas reúne surfistas e é sede de campeonatos do esporte ao longo do ano. Em Cruz das Almas as ondas fortes fazem da praia ponto de encontro dos surfistas, que devem ficar atentos aos perigosos recifes submersos.Uma das praias mais conhecidas de Alagoas, a praia do Francês fica a apenas 33 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro e dispõe de boa infraestrutura de pousadas, restaurantes e lojinhas. Uma vez na região, aproveite para fazer um passeio de barco até o Saco da Pedra, repleto de piscinas naturais. Vale a pena também conhecer de perto os trabalhos das rendeiras da cidade, encontrados no Espaço Cultural Santa Maria Madalena. A praia de Sonho Verde é área de preservação do peixe-boi. Ao Norte, o surf e a pesca são praticados em Jacarecica e Garça Torta, enquanto Guaxuma é o point da garotada.  Já Penedo, uma bucólica cidade histórica às margens do Rio São Francisco é fácil apreciar o encontro das águas com o mar, a foz do Velho Chico, rodeado por imensas dunas douradas.

 

Longe da orla ficam as atrações culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitetônicos variados – do barroco ao gótico – e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia, estão construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns. Já quase em Pernambuco, o destaque é Maragogi, com suas imensas piscinas naturais conhecidas como Galés. Quando o assunto são compras é impossível não se render, literalmente, ao artesanato de Maceió. Um dos mais interessantes é o delicado filé, um rendado tipicamente alagoano que pode ser encontrado nas dezenas de lojinhas da “Rua das Rendeiras”, no bairro do Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú.

Salinas Maceio aérea

Maragogi
A uma hora e meia da capital, Maragogi concentra atividades que agradam quem busca ação, aventura ou quer apenas relaxar. Com oito quilômetros de costa e águas rasas e transparentes, é o paraíso das piscinas naturais. Um passeio para admirar os corais e cardumes coloridos das Galés, o maior conjunto de dessas piscinas da Costa dos Corais protegido pelo Ibama, é inesquecível. Arvorismo, passeio de buggy, de barco, banana boat, esqui aquático, windsurfe e aulas de alongamento à beira-mar são outras atrações que apaixonam os visitantes. A praia de Xaréu, em Maragogi é uma das atrações da região e foi “rebatizada” de Praia da Bruna Lombardi. O motivo? As finas e douradas areias, somadas a águas cristalinas de um azul e turquesa intenso, seduziram a atriz durante uma visita anos atrás. Diz o povo local que tamanho foi o apreço da famosa que ela, simplesmente, promoveu um ato que jamais foi esquecido: um topless! Desde então, a marca indelével de um acontecimento “mudou” o nome do local entre os guias da região e atrai fãs e visitantes que querem comprovar e experimentar in loco “o que essa praia tem”.Para ficar mais próximo ao município de Maragogi e aproveitar um incrível passeio de bugue pela costa norte, que passa por Xaréu, e sai logo em frente ao Salinas do Maragogi All Inclusive Resort que foi classificado como o 2º hotel para família mais bem avaliado do Brasil e da América do Sul e 12º na seleta lista dos mais bem avaliados hotéis do mundo na mesma categoria. A premiação foi promovida pelo TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. O Resort  está localizado em um dos mais belos trechos da Costa dos Corais, possui 66 mil m² que abrigam rio, Mata Atlântica e praia, tudo a poucos metros das 236 acomodações, diferenciadas por tamanhos e categorias. Além disso, a área de lazer reúne piscinas, salão de jogos, quadras de vôlei de praia e de tênis, campo de futebol society e de areia, trilha ecológica, muro de escalada, fitness center, Spa Vida Mar e atividades náuticas.