A origem do pirulito

Salvador-Dali-3

O pirulito é um dos doces mais populares entre crianças e adolescentes e chegou a embalar até cantigas de rodas brasileiras.

Em 1957, devido ao formato redondo, similar a uma bola de futebol, o doce que hoje conhecemos como pirulito foi inicialmente chamado de Gol. O confeiteiro natural de Barcelona, Enric Bernat Fontlladosa foi quem teve a ideia de espetar balas de caramelo em palitos, para as crianças não sujarem as mãos. Seus sócios não aprovaram a inovação e ele decidiu dar andamento ao projeto sozinho. Para assegurar sua rentabilidade, adquiriu todas as patentes que pudessem competir com o seu invento por um período de 15 anos. Sobre a novidade, Enric comentava: “Eu observei as balas e fiquei surpreso ao constatar que não havia nenhuma apropriada para crianças, seus principais consumidores. Elas não se encaixavam bem nas bocas das crianças, sujavam suas mãos e criavam problemas para as mães. Por isso, tive a ideia de colocá-las em um palito”.

Em 1962, após contratar uma agência de publicidade, o ‘Gol’ passou a ser chamado de Chups. Porém, um famoso jingle criado para promover o produto acabou popularizando-o como Chupa Chups, nome que logo foi oficializado. Sem uma identidade visual definida e de olho no mercado externo, em 1969, Bernat convidou o também catalão e amigo, Salvador Dali para criar um desenho para o primeiro pirulito do mundo. Dali rabiscou as bordas de um jornal e, em minutos o famoso logotipo da pioneira Chupa Chups estava criado.

Achatado, em bola, com apito, recheado, mastigável, com embalagem estilizada ou transparente, o pirulito é muito popular em todo o mundo, e só em 2013 foram consumidas 391 mil toneladas do produto.