1 – Quando vocês vão passear no shopping, a primeira coisa que ele faz é:
A – Correr para a loja de brinquedos
B- Tomar um lanche com direito a salgadinhos, refrigerante e sorvete
C- Brincar na área de recreação infantil
2- O dinheiro que ele ganha para comprar lanche na escola:
A- É gasto no consumo de guloseimas e ainda pede emprestado aos amigos
B- Compra sanduíche, suco e gasta o troco em doces
C- Compra o lanche e o troco guarda no cofre
3- Ele está louco para ganhar um novo jogo. Quando você sugere que ele mesmo compre com o dinheiro que ganhou do avô a resposta é:
A- “Eu não. Esse dinheiro é meu. Não vou gastar com isso”
B- “Estava pensando em comprar outra coisa”
C- “Tudo bem, mas vou ter de juntar mais um pouco”
4- Quando quer um brinquedo e você diz não, explicando que é caro, ele:
A- Começa com ataques de birra na loja mesmo
B- Insiste um pouco, ameaça chorar, mas não chega a tanto
C- Nem discute e pergunta se pode levar outro, mais barato
5- Frente a uma situação dessas, como você reage?
A- Acaba cedendo porque detesta passar vergonha em público
B- Negocia para comprar o brinquedo no Natal, explicando que então terá dinheiro suficiente
C- Aceita a sugestão de troca e permite que ele escolha um brinquedo dentro do preço estabelecido por você
6- Sua filha adora uma personagem dos desenhos infantis. Para seu aniversário ela pediu:
A- A coleção com todas as bonecas da coleção, mais o laptop, a mochila e os filmes com o tema
B- Sua boneca preferida e um acessório
C- Qualquer item com o tema que ela gosta
7- Seu filho sabe distinguir o que ele precisa realmente do que ele quer?
A- Não. Para ele, o que importa é o que deseja
B- Às vezes confunde uma coisa com outra
C- Nem sempre, mas aceita bem a argumentação dos pais
8- Ele é cuidadoso com seus brinquedos e pertences?
Não tem o mínimo cuidado com nada
Mais ou menos. Às vezes não guarda, mas não costuma quebrar quase nada
Ele é cuidadoso com todas as suas coisas, não apenas com os brinquedos
9- Quando um colega da escola aparece com um tênis ou brinquedo novo, ele:
A- Chega em casa exigindo que quer um igual
B- Ele até pede, mas se recebe um “não, agora não dá”, não insiste muito
C- Ele é desligado para essas coisas
10- Como se sentiria se fosse a única criança da turma que não tem um aparelho eletrônico da moda:
A- Não pararia de falar nesse assunto até conseguir
B- Ele gostaria de ter, mas não parece sofrer muito por causa disso
C- Entenderia perfeitamente que, no momento, não dá para comprar e juntaria dinheiro para comprar em outro momento
Contagem de pontos
Cada resposta A vale 0 ponto
Cada resposta B vale 3 pontos
Cada resposta C vale 6 pontos
Resultado
De 0 a 18 pontos
Seu filho talvez ainda não tenha idade para entender em profundidade o que vem a ser administração financeira, mas é importante que os pequenos comecem a ter noções do valor do dinheiro e que nem sempre seus desejos podem ser atendidos na hora em que querem. Os pais precisam ficar atentos ao seu comportamento consumista para que não venham a ter problemas mais tarde. Procure definir com a criança sonhos e prazos; desta forma, fica mais fácil manter o foco e escolher o que é mais importante: sonhos ou desejos momentâneos.
De 19 a 42 pontos
Como qualquer pessoa, seu filho demonstra ter desejos de consumo, o que é uma atitude perfeitamente saudável, se for bem direcionada. Não há nada de errado em querer um celular ou um tênis novo, por exemplo. O problema começa quando a criança imagina que pode ter tudo ao mesmo tempo. Talvez, esse seja um momento propício para a família começar uma conversa com a criança sobre sua real condição financeira e ajudá-la a definir metas de economia que ajudem a garantir a realização dos seus sonhos. Aproveite a deixa para iniciar também um projeto de poupança familiar para as próximas férias.
De 43 a 60 pontos
Parabéns! Ele apresenta o perfil de poupador e não de esbanjador. Mas é importante ensiná-lo também que juntar dinheiro por juntar, não faz muito sentido. É preciso ter sonhos e objetivos, pois dinheiro é um meio, uma ferramenta para alcançar os objetivos, além de satisfazer as nossas necessidades. Definir sonhos individuais e familiares ajuda a criança a manter o foco e fazer boas escolhas em relação ao dinheiro/consumo. Essas realizações periódicas também evitarão que a criança se torne avarenta.