Há muitos anos, as populares viagens pela Europa consistiam, basicamente, em visitas às capitais, conhecendo monumentos icônicos. Mas o turismo evoluiu e Paris, Londres e Roma não são mais suficientes para os viajantes. Além disso, a Torre Eiffel, a Ponte de Londres e o Coliseu fazem parte dos roteiros, mas nem de longe são as atrações mais relevantes dos mesmos.
Hoje, os brasileiros viajam de forma diferente. A busca por novos destinos é uma constante e experiências diferenciadas são imprescindíveis.
Cenários da Escócia, que visita Manchester e Alnwick, na Inglaterra, e Edimburgo, Falkland, Dunnottar, Aberdeen, Elgin, Culloden, Inverness, Urquhart, Fort William, Inveraray, Loch Lomond, Glasgow, New Lanark, Distrito dos Lagos e Windermere, na Escócia. Vários cenários dos filmes de Harry Potter são visitados, como o castelo da vila de Alnwick, que serviu como locação para o castelo de Hogwarts. Além disso, os viajantes embarcam no famoso trem a vapor Jacobite Steam Train, que passa pelo viaduto Glennfinnan, construção icônica que também aparece nos filmes do jovem bruxo.
Outro destaque é a vila de Falkland, que foi cenário da série Outlander, além da visita ao Lago Ness, onde, segundo as lendas locais, vive um monstro aquático.
O Grande Circuito dos Balcãs aposta na descoberta de destinos que costumam estar fora dos roteiros tradicionais. O itinerário é diverso, incluindo cidades históricas, praias deslumbrantes e maravilhas naturais. Ohrid, na Macedônia, por exemplo, fica à beira do lago mais antigo da Europa e aos pés de montanhas, em um panorama espetacular que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO por ser um dos primeiros assentamentos humanos do planeta.
O itinerário também visita Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Sérvia e Croácia, sendo que na última, passa por Dubrovnik, cenário de Porto Real na célebre série de televisão Game of Thrones.
É possível adequar os roteiros mesmo por países muito tradicionais. Foi o que aconteceu com o circuito Portugal de Norte a Sul, que visita vilarejos que vão muito além dos destinos mais visitados por turistas. Entre eles está Belmonte, charmosa aldeia que foi berço de Pedro Álvares Cabral e onde há um museu sobre o descobrimento do Brasil.
Há também visitas à Marvão e Castelo de Vide, vilarejos situados no topo de colinas, com casinhas brancas, muralhas e até castelos, e Travassos, aldeia ligada à ourivesaria que conta com um Museu do Ouro. Degustações dos deliciosos vinhos portugueses e experiências gastronômicas típicas enriquecem ainda mais o itinerário.