9 em cada 10 brasileiros se automedicam quando estão com dor

Pesquisa

Aquela dor de cabeça que parece que só você sente durante o final do expediente de trabalho? Que nada. Sete em cada 10 brasileiros sentiram algum tipo de dor física nos últimos três meses. As dores muitas vezes são consequências de problemas do dia a dia, depressão, falta de exercícios físicos e cuidados regulares com a saúde, como check-ups de exames, por exemplo. As constatações são da pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo que revela como o brasileiro lida com a dor. O estudo foi feito em formato de painel digital, com mais de 5.000 brasileiros de todo o país em fevereiro de 2020, com todas as classes sociais (ABCD) e faixas de renda. Participaram do estudo homens com 45,7% e mulheres com 54,2% ambos acima de 18 anos.

Plano de saúde

53.5% dos entrevistados declararam não possuir plano de saúde. 20,4% dos entrevistados possuem plano de saúde particular pela empresa, 17,1% possuem plano como pessoa física individual e familiar, e 9% possuem plano por coparticipação.

Dores no corpo

O estudo apontou que nos últimos três meses, 73,7% da população brasileira sentiu algum tipo de dor no corpo, das quais a campeã foi a dor de cabeça com frequência de 44,3%, seguida por dores por má postura ou por permanecer muito tempo sentado 39%, problemas crônicos ou dor constante em alguma parte específica do corpo 28,5%, dores em decorrência de atividades físicas ou esforço repetitivo 21,5%. Cólicas também foram citadas com 13,1%. Pequenos acidentes e mau jeito foram responsáveis por 7,1% das reclamações, e apenas 3,7% afirmaram ter sentido dor nos últimos três meses, mas consideram muito raro que isso aconteça.

Stress

Um dado alarmante identificado na pesquisa: aumento do stress como problema principal de saúde. 63,6% das pessoas consideram o stress da rotina do dia a dia o seu maior problema de saúde atual. “Quando ouvimos que o stress é um dos motivos que mais causam dor no brasileiro, entendemos que as pessoas ainda não conseguem equilibrar bem suas vidas e com isso geram pontos de tensão que causam dores físicas e que precisam ser olhadas com atenção.” Explica Ligia Mello, fundadora da Hibou e responsável pela pesquisa.

Auto medicação

Nove em cada dez brasileiros afirmam se automedicar para a dor, sendo que para 4 em cada 10 pessoas, representando 39,9% é um ato constante, e metade das pessoas representando 49,6% fazem isso esporadicamente. Apenas 8,9% afirmam ser raro se automedicar, e 1,7% a parcela que não toma remédios sem prescrição médica. Dos 98,3% entrevistados que afirmam que se automedicam, a maior adesão é ao popular comprimido – com 92,6% das respostas. Em segundo lugar vem a pomada 27,1%, seguida da forma líquida 11,3%, cremes 9,9% e compressa 7,4%.

Atividades físicas

As atividades físicas regulares são benéficas para a saúde, mas ainda não fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros. 53,2% disseram que não praticam nenhuma atividade, mesmo quando 91,2% acreditam que exercícios podem reduzir as dores. Apenas 34,8% dos entrevistados praticam atividades por esporte ou lazer, 11,5% por exigência médica e para 2,6% a atividade física faz parte de sua rotina de trabalho. Dos 46,8% que praticam uma ou mais atividades, a frequência média de exercícios é de 3,7 vezes por semana.

O casal Paulo Delmondes e Vera. Ela aniversaria hoje.

 

Up to date

…Bom dia! ‘’ Se você quer vencer, não fique olhando a escada. Comece a subir, degrau por degrau, até chegar ao topo’’. Autor Desconhecido

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Vera Maria Delmondes, Luciane Mamoré, Oldemar César Wohlke, Marcos Cezar Salles e Flavia Rodi.

… A Prefeitura de Campo Grande abre no dia 23 de março a licitação para aquisição de equipamentos para a nova pista internacional de atletismo de Campo Grande. Inaugurada em fevereiro, no Parque Ayrton Senna, a pista ganhará mais de 190 itens para as provas de disco, dardo, martelo, peso, salto em altura e corrida. 

…Uma das bandas de maior sucesso dos anos 1980, o A-Ha voltará ao Brasil em setembro de 2020, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e capitais do Nordeste para celebrar os 35 anos do lançamento de seu primeiro disco de estúdio, Hunting High and Low, de 1985, que conta com sucessos como “The Sun Always Shines on TV”, “Hunting High and Low” e “Take on Me’’.

… A página oficial Lollapalooza Brasil, divulgou a programação completa dos quatros palcos da edição que acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Autódromo de Interlagos em São Paulo, para conferir a programação é só acessar: https://www.lollapaloozabr.com/.

… O Museu da Imagem e do Som (MIS) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e em parceria com o Cine Café, está realizando desde a última segunda-feira (09) até hoje (11), sua primeira Mostra de Cinema Feminista. Serão exibidos os filmes “Frida”, “Tomates Verdes Fritos” e “As Horas”. A exibição acontece às 19 horas, com entrada franca.