Escolher um fornecedor de serviços pode ser uma tarefa árdua para qualquer gestor, isso por que é preciso realizar comparação de preços, analisar propostas, escopos de trabalho e aprová-las junto a diretoria responsável. Mas e quando esse fornecedor é uma agência de assessoria de imprensa? Como é o processo? Antes de receber clientes de assessoria de imprensa aqui na PR Couti, sempre procuro esclarecer essas dúvidas. Hoje resolvi compartilhar isso em um artigo.
Saiba que a escolha de uma agência de assessoria de imprensa funciona da mesma forma que terceirizar a mão de obra, mas sendo algo um pouco mais burocrático que isso, pois a agência trabalhará diretamente com a imagem da empresa. Dessa forma, nem é preciso falar que a escolha deve ser a melhor possível, pois assim como existem fornecedores que não atendem corretamente às necessidades de um cliente, a agência escolhida pode não cumprir o combinado no momento da contratação
Como funciona o processo de contratação de uma agência?
A terceirização dos serviços de assessoria de imprensa é comum na maioria das empresas, assim como os serviços de limpeza, segurança, gráfica e mão de obra. A contratação é realizada por uma espécie de processo seletivo ou concorrência, onde as agências convocadas pela empresa são selecionadas a dedos pelos gestores, tendo como base o plano de trabalho oferecido,budget, especialidade e clientes atendidos.
Antigamente o processo de contratação de uma agência de assessoria de imprensa ocorria em cinco fases, sendo:
- Primeiro contato: Onde a empresa entra em contato com o comercial apresentando suas dores e pedindo uma apresentação;
- Reunião comercial: Aqui são levantadas as necessidades, valores e condições comerciais;
- Apresentação do escopo de trabalho: As agências elaboram uma apresentação para os gestores, mostrando o que ela pode fazer pela empresa se for contratada;
- Análise e negociação: Nessa fase a empresa analisa as propostas e entra em contato com as finalistas negociando preços ou ação;
- Fechamento e contratação: A agência selecionada é contratada por períodos que pode ser de 6, 12 ou 24 meses.
Com a ascensão das empresas modernas, as chamadas startups, esse processo de seleção deixa de ser o mais comum, sendo usado somente por empresas grandes e franquias. Então, hoje muitas agências são contratadas pelas startups da seguinte forma:
- Pesquisa: As empresas pesquisam as agências com experiência em seu segmento;
- Contato comercial: Os CEOs ou representantes de marketing das startups entram em contato com as agências solicitando orçamento e apresentação de escopo de trabalho;
- Fechamento e contratação: As empresas escolhem as agências que apresentaram o melhor escopo de trabalho e budget acessível. A contratação dos serviços pode ser por tempo indeterminado.
Mesmo com essa revolução na contratação das agências de assessoria de imprensa, onde o processo de seleção é reduzido para até três fases, a exigência quanto a prestação de serviços continua sendo a mesma, ou melhor dizendo, a escolha tornou-se ainda mais rigorosa.
Devido a vasta quantidade de agências no mercado, algumas até com preços bem abaixo do estipulado pelos órgãos de comunicação, a concorrência se tornou cada vez mais apertada, sendo assim, as empresas escolhem aquelas que atendam um pouco além de suas necessidades e não cobram valores exorbitantes por isso.
Como contratar a melhor agência de assessoria de imprensa?
O primeiro passo para encontrar aquela que melhor atende às necessidades de sua empresa é segmentando a busca por tipo de serviço, produto e região, levando em consideração os seguintes pontos:
- Agência de assessoria de imprensa para startups e fintechs
Serão as responsáveis em ativar a marca em assessoria de imprensa. Geralmente o trabalho é realizado por uma ou duas pessoas a frente do atendimento, que trabalham exclusivamente para uma ou duas marcas.
A vantagem em contratar uma agência especializada em startups e fintechs é que elas são práticas e procuram sempre facilitar o atendimento, nada de burocracia. Os preços dessas agências também não são altos pela quantidade de tarefas inclusa no escopo, elas costumam oferecer igual ou mais que uma agência de empresas grandes.
- Agência de assessoria de imprensa para franquias
Com a rotina de atendimento bem parecida com a das agências de startups e fintechs, uma agência de assessoria de imprensa para franquias costuma ter mais braços no atendimento, sendo de 3 a 5 pessoas dedicadas em captação de recursos para a produção de feiras, eventos, entrevistas e notícias na imprensa, planejamento e conteúdo, monitoramento de redes e ações na internet.
Contratar uma agência especializada em franquias é otimizar o processo de comunicação de uma marca, pois geralmente elas já possuem contatos do meio, fazendo com que a divulgação flua com mais naturalidade. Aliás, fica à dica, uma boa agência é aquela com bons contatos do meio que atende!
- Agência de assessoria de imprensa para pequenas, média e grandes empresas
Aqui a segmentação é por porte da empresa. A diferença em contratar uma agência pelo porte está apenas no custo dos serviços oferecidos e na estrutura, pois a maioria das agências pequenas conseguem atender empresas grandes tão bem quanto uma agência com estrutura maior.
- Agência de assessoria de imprensa por localidade
Existem empresas que ainda preferem contratar uma agência próxima a sua localização, e assim, não precisar se locomover para reuniões, eventos e outros trabalhos nas grandes metrópoles.
Exemplos: Agência de assessoria de imprensa em São Paulo, Agência de assessoria de imprensa em Guarulhos, Agência de assessoria de imprensa na grande São Paulo e etc.
Quanto custa contratar uma agência de assessoria de imprensa?
Os preços de uma agência de comunicação variam muito, existem as que cobram de R$ 2000 a R$ 7 mil para fazer assessoria de imprensa e as que cobram de R$ 5 mil a R$ 30 mil para cuidar de toda a comunicação de uma empresa.
Na hora de escolher uma agência de assessoria de imprensa pelo preço é preciso ter em mente o quanto a sua marca vale, vale verificar se a agência em questão é confiável, se possui bons profissionais para atendimento e se o preço não está muito acima do mercado.
Dica extra: Antes de fechar, tenha de 3 a 5 orçamentos de agências na manga, escolha como finalistas 2 que mais se aproximam em questão de preços, serviços oferecidos e estrutura do atendimento, por último, feche com a que se destacar.
Por fim, vale a pena contratar uma agência de assessoria de imprensa?
Se você busca atingir grandes resultados comunicando a sua marca, a resposta é SIM! Para justificar essa resposta, veja o que uma boa agência de assessoria de imprensa pode fazer pelo seu negócio:
- Uma boa agência possui profissionais de diversas formações como Jornalismo, Relações Públicas, Marketing e Publicidade, a fim de contribuir para o desenvolvimento de projetos da sua marca;
- Uma boa agência também possui disposição no atendimento, ela se posiciona sempre que você precisar;
- Uma boa agência te avisa sempre que algo não estiver certo e te mostrar soluções que poderão performar melhores resultados em determinados projetos;
- Uma boa agência está atenta às novidades do mercado e se preocupa em trazer para a sua marca o novo;
- Uma boa agência de comunicação não custa caro, ela oferece um preço justo pelos serviços oferecidos.
Se você ainda está com dúvidas e não sabe se vale a pena contratar uma agência de assessoria de imprensa, escreva para [email protected] ou acesse www.prcouti.com.br.