Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the security-malware-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jefferso/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Mato Grosso do Sul adere à Rede Nacional de Governo Digital - Jefferson de Almeida
Início Notícias Mato Grosso do Sul adere à Rede Nacional de Governo Digital

Mato Grosso do Sul adere à Rede Nacional de Governo Digital

“Rede Gov.Br” conta agora com 11 estados. Ideia é expandir nacionalmente a transformação digital dos serviços públicos

O governo do Mato Grosso do Sul assinou termo de adesão à Rede Nacional de Governo Digital, também chamada de “Rede Gov.Br”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, visa à colaboração e ao intercâmbio do governo federal com estados e municípios. O intuito é acelerar a transformação digital dos serviços prestados ao cidadão.

Ao aderir à rede, os entes têm acessos às iniciativas comuns, sinergia entre diferentes esferas e ambientes propícios à inovação. Com isso, pretende-se criar uma maior proximidade entre o governo e o cidadão, na busca por economia de tempo e custos.

A partir de agora, o estado do Mato Grosso do Sul compromete-se a ampliar a oferta de serviços públicos em meio digital, além de promover ações de valorização e qualificação dos servidores atuantes na temática de transformação digital.

“Nós acreditamos muito na agenda da transformação digital, principalmente da forma como ela vem sendo trabalhada. Sob a coordenação e o apoio da União, em especial do Ministério da Economia, nos integramos em torno de uma pauta absolutamente essencial para a população”, afirma Eduardo Corrêa Riedel, secretário de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul. “O trabalho conjunto dos entes elevará a qualidade e o acesso aos serviços públicos, além de reduzir gastos, retrabalho e tempo de atendimento ao cidadão”, complementa.

O Mato Grosso do Sul junta-se à rede com outros nove estados (Amazonas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além do Distrito Federal. Também fazem parte da Rede Nacional de Governo Digital mais 17 municípios, das cinco regiões do país.

Estratégia de Governo Digital

A consolidação e a ampliação da Rede Gov.Br fazem parte de um conjunto de diretrizes e metas que compõem a nova Estratégia de Governo Digital, válida para o período entre 2020 e 2022. Um dos objetivos contidos no documento é, por exemplo, integrar todos os estados brasileiros à Rede Gov.br até 2022.

O decreto [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10332.htm] que estabelece a estratégia está organizado em princípios, objetivos e iniciativas que nortearão a transformação do governo por meio de tecnologias digitais. O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.

“Cada vez mais é essencial compartilharmos as ferramentas de que dispomos, seja na administração federal, estadual ou municipal”, diz Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “No final de tudo, quem ganha é o cidadão, com redução da burocracia e dos custos. São metas diárias desta gestão que acelerou a transformação digital e já atingiu a marca de 55% dos serviços públicos federais com acesso online”, completa o secretário.