As limitações impostas pela pandemia aumentaram o desejo do brasileiro de viajar. Mas os hábitos dos turistas devem ser um pouco diferentes a partir de agora. Mais cuidados com a higiene pessoal, preferência por destinos domésticos, passeios mais familiares e locais de menor aglomeração aparecem como tendência para as viagens neste “novo mundo” criado pela Covid-19. As constatações são da nova pesquisa: Revitalize o seu bem-estar, encomendada pela Hoteis.com e que buscou desvendar o futuro do turismo para o pós-isolamento.
Pesquisa
Realizada por meio de entrevistas online entre 15 e 24 de junho, a pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (70%) passou a valorizar mais o hábito de viajar após a experiência de confinamento, enquanto metade (50%) afirma que pretende viajar com mais frequência após o afrouxamento das restrições. A vivência da pandemia e o aprendizado sobre os cuidados com a saúde devem refletir em novos hábitos para os turistas brasileiros. Na hora de preparar a bagagem, por exemplo, os produtos de higiene pessoal aparecem em primeira ordem. O item de viagem indispensável mais citado foi o álcool gel (81%), à frente da documentação de seguro viagem (66%) e de acessórios como óculos de sol e chapéus (63%). Máscaras cirúrgicas (60%), sabonetes (56%) e toalhas com desinfetantes (50%) foram outros produtos de higiene citados pela maioria dos entrevistados.
Passeios com a família e ao ar livre 1
Os roteiros, por sua vez, também se adaptarão à nova realidade. Após vivenciar um período de afastamento dos familiares, a maioria dos brasileiros (53%) disse que passará a priorizar passeios com a família e entes queridos. Os entrevistados afirmaram ainda que pretendem fazer mais programas ao ar livre (46%) e escolher destinos que ajudem a melhorar a sua saúde mental (50%). Já quatro em cada dez respondentes contaram que, na próxima viagem, evitarão frequentar locais com grande aglomeração, como pontos turísticos famosos.
Passeios com a família e ao ar livre 2
De acordo com a pesquisa, pouco mais da metade (56%) dos brasileiros admite que, apesar de ainda um pouco receosos, estão animados com a possibilidade de uma nova viagem. Cerca de seis em cada dez entrevistados acreditam que apenas se sentirão plenamente confortáveis para uma nova excursão quando as autoridades confirmarem ser uma prática segura (17%) ou a vacina ter sido desenvolvida (44%). Já quatro em cada dez respondentes disseram que, na próxima viagem, certamente irão verificar se o seu seguro de saúde estará habilitado para o local de destino.
Litoral brasileiro em alta
A pesquisa aponta ainda para um aumento das viagens domésticas no futuro próximo: 47% escolheria fazer uma viagem pelo Brasil; enquanto 19% preferiria passear em outros países. Em território nacional, as cidades litorâneas são as mais cobiçadas: Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%) ocupam o topo da lista dos destinos preferidos para as próximas viagens. Mais de seis em cada dez entrevistados pretendem se hospedar em hotéis próximos a praias.
Exterior
No exterior, Estados Unidos (39%), Portugal (36%), Itália (24%) e França (19%) foram os países mais citados pelos brasileiros como destino próximo, sendo Nova Iorque (31%), Lisboa (30%), Paris (28%) e Roma (23%) as cidades que tiveram maior número de menções.
Sorteios de prêmios
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que permite a recriação de sorteio de prêmios ao público em emissoras de televisão no país, que estavam proibidos desde o final dos anos 90. O texto, publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União estabelece regras acerca da distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, realizada por concessionárias. Também autoriza a distribuição de brindes por meio de concurso por organizações da sociedade civil da área de educação, saúde, cultura, assistência social, entre outros.
Vetos
Entre os vetos está a participação nos sorteios por telefone e a distribuição de prêmios gratuitos sem autorização do poder púbico. Segundo o Ministério da Economia, neste período de crise econômica, a lei representa uma alternativa importante para as emissoras de televisão aberta, uma vez que torna o mercado mais competitivo com impactos para a economia e geração de emprego.
… Bom dia! “Se trabalha só por dinheiro nunca o vai conseguir, mas se gosta do que faz e coloca os clientes sempre em primeiro lugar, o sucesso será seu.” – Ray Kroc
… Um abraço aos que aniversariam hoje: Raquel Araujo de Sá, Adriane Portela, Jussara Palieraqui Pettengill, Flávia Leimgruber e Jorge Selem. Happy birthday!
... O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar) recebe inscrições para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com início no primeiro semestre de 2021.
… As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio eletrônico, com envio de formulário preenchido e documentação – detalhada nos editais de mestrado e doutorado, que estão em www.ppgpol.ufscar.br – até o dia 21 de agosto para o e-mail da Secretaria do Programa ([email protected]).
… A banda, “O Molho Negro” anunciou que realizará uma live em 7 agosto às 22h (horário de Brasília). A apresentação virtual da banda será transmitida tanto pelo canal do YouTube, quanto pela rádio Kiss FM (92.5 de São Paulo).
… Após o cancelamento oficial da edição de 2020, o Lollapalooza 2021 também corre o risco de não acontecer. Marc Geiger, co-fundador do festival, afirmou em entrevista ao podcast do crítico Bob Lefsetz que o retorno do público aos grandes shows deve acontecer apenas em 2022.
… O festival alemão Melt Festival, anunciou as atrações que farão parte da nova edição. FKA twigs, Jamie XX, Earl Sweatshirt, Little Simz e Pabllo Vittar são alguns dos nomes confirmados para o evento, que rola no mês de junho de 2021, entre os dias 04 e 06, na cidade de Ferropolis (a Cidade do Ferro).