Helena Peirão, coordenadora do Spa Shamash Healing do Txai Resort Itacaré, ensina a técnica da Yoga Nidra, que é uma prática antiga de relaxamento profundo induzida por uma meditação guiada, em que a pessoa fica completamente relaxada fisicamente, mas a mente permanece consciente e clara. Só evite fazer com sono, pois é provável que você durma antes de terminar.
Para começar, procure um lugar calmo e fique na posição de meditação, permanecendo imóvel pelo tempo da prática. É importante respeitar a sua flexibilidade e seus limites pessoais nesta primeira parte de alongamento.
Eleve o braço direito acima da cabeça no mesmo instante que caminha com a ponta dos dedos da mão esquerda pelo chão para alongar toda a lateral do pescoço. Não esqueça de respirar e repetir o mesmo exercício do outro lado.
Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. O exercício serve para alongar a cervical.
Entrelace os dedos novamente e estique os braços para trás, estendendo bem o corpo e olhando para o céu.
Gire a cabeça de um lado para outro em movimentos lentos.
Eleve o braço esquerdo acima da cabeça e inspire. Em seguida, gire o queixo em direção ao braço esquerdo mantendo-o na altura da cabeça e atrás da orelha. Não se esqueça de manter a respiração e observar o descanso da sua consciência. Repita o mesmo movimento só que do lado oposto e retorne.
Na posição inicial, deite de costas no chão, estique as pernas, pés e mãos alongados para o alto. O objetivo desse exercício é estirar todo corpo. Na sequência, a mão esquerda segura o punho direito puxando totalmente. Repita o mesmo movimento do outro lado.
Desce os braços ao longo do corpo, coloque as duas almofadas abaixo dos joelhos e outra no pescoço.
Deitado sobre o solo, você pode abraçar os joelhos, trazendo-os contra o tórax, e mantendo essa posição por 10 segundos. Solte as pernas sobre as almofadas e descanse. Deite de costas no chão com duas almofadas posicionadas abaixo dos joelhos e a outra no pescoço. Olhos fechados, pernas esticadas e braços esticados também ao lado do corpo, cerca de 30cm de distância. Observe o contato do seu corpo e com as almofadas, e comprometa-se a não dormir a partir deste momento.
Visualize o calcanhar direito, peito do pé direito, dedos do pé direito, batata da perna direita, joelho, coxa, cintura lateral direita, axila e ombro. Desça com sua consciência pelo braço direito, cotovelo, dorso na mão direita e sinta a energia na palma da mão direita, polegar, indicador, dedo médio, anelar e mínimo. Toda a lateral direita da ponta dos dedos do pé até a ponta dos dedos da mão direita. Em seguida, sinta a diferença entre a lateral direita e esquerda.
O mesmo exercício é feito no lado esquerdo e a coordenadora do Shamash faz toda a descrição para que você visualize diferentes partes do seu corpo relaxando. O ideal é ter um professor de sua confiança que possa ir guiando com instruções. Por isso, recomendamos que você acompanhe toda o exercício em um vídeo que foi postado no instagram do @txairesorts.
Serviço Txai Resort Itacaré
– Endereço
Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48
Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.
Sobre o Txai Resorts
Com um conceito exclusivo de bem receber, os projetos Txai têm em comum a localização privilegiada em meio à natureza exuberante do litoral brasileiro e um serviço que favorece o bem estar, o bem viver e a sustentabilidade, que inclui cuidados com o meio ambiente, a baixa densidade de ocupação, a interação total com a comunidade e a valorização da cultura local. Inaugurado há duas décadas, o Txai Itacaré é considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, e tem como missão oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade como itens essenciais para garantir a qualidade de vida em um perfeito equilíbrio. Para isso, oferece, em meio a uma paisagem privilegiada, uma estrutura com um dos melhores spas do Brasil, o Shamash Healing Space, e uma gastronomia que mescla ingredientes regionais e técnicas internacionais. Localizado na região sul da Bahia, está inserido em uma preservada Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia.