ONG cria guia de consumo consciente para orientar população sobre bem-estar animal

Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.

Guia de Consumo Consciente

Estima-se que 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo – dois terços em sistemas industriais intensivos que favorecem a alta produtividade e o alto lucro em detrimento do bem-estar. Como resultado, bovinos, aves, suínos e outros animais são submetidos a práticas consideradas cruéis e desenvolvem comportamentos anormais que lhes causam danos físicos e psicológicos.Mas os animais não são os únicos impactados: a saúde humana e o meio ambiente também perdem, tanto com a ameaça de bactérias multirresistentes quanto com a degradação da natureza e a perda da biodiversidade.


Saber escolher

Por isso, o Guia de Consumo Consciente traz dados que ajudarão nas escolhas do consumidor no momento de comprar produtos de origem animal, seja em supermercados, restaurantes ou até mesmo marcas de produtos. “Saber os compromissos públicos das empresas é fundamental no momento da escolha de compra, afinal o negócio se move pela exigência do consumidor.

Ranking de empresas no Brasil

Responsáveis pelo início da cadeia de produção, tudo começa com os produtores, pois é deles que vem a carne que é comercializada em supermercados e restaurantes. São os produtores que podem aplicar práticas com altos níveis de bem-estar em suas fazendas e granjas ao implementar políticas de procedimentos e oferecer treinamentos especializados recomendados por organizações de saúde e bem-estar animal, como a Proteção Mundial Animal. No Brasil, classificadas nas posições mais baixas do ranking estão as empresas Aurora Alimentos e a Minerva Foods no nível 5; Marfrig aparece no nível 4, enquanto as gigantes BRF e JBS estão no nível 3.

Redes de supermercados

As redes de supermercados comercializam carnes de diversos produtores, podendo exercer influência nos métodos praticados pelas empresas fornecedoras ao criar políticas de compra e venda relacionadas ao bem-estar animal. É na gôndola do mercado que os consumidores usam seu poder de compra e podem optar por produtos com altos níveis de bem-estar. Entre as atuantes no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar está no nível 3, Carrefour e Walmart no 4 e Cencosud no 6. Cabe ressaltar que o ranking avalia os compromissos das empresas em âmbito global. No Brasil, a rede Carrefour liderou esse movimento por parte dos varejistas e foi a primeira empresa a firmar um compromisso público em prol do bem-estar dos suínos.

Redes de restaurantes

Por fim, as redes de restaurantes comercializam toneladas de carne anualmente, mas pouco informam sobre a procedência e de quais produtores compram. Essas informações são essenciais para que os consumidores façam escolhas conscientes. No nível 3 estão Domino’s, KFC e McDonald’s; no nível intermediário 4 seguem Burger King e Subway; Starbuck’s no nível 5 e Habib’s no nível 6, o último do ranking. Entre os restaurantes e supermercados, as posições das empresas referem-se à pontuação global e não apenas no Brasil. Para saber mais, baixe o “Guia de Consumo Consciente” da Proteção Animal Mundial e descubra como o seu consumo pode contribuir para uma vida melhor dos animais. Acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

Jovens em idade universitária

Cresce no Brasil o número de jovens em idade universitária que estudam e trabalham ao mesmo tempo, particularmente entre aqueles que frequentam instituições de ensino privado. Entre os jovens de 19 a 24 anos que estudam, o percentual daqueles que também trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019, somando 2,6 milhões de estudantes que enfrentavam no ano passado uma dupla jornada, ou 144 mil a mais.

Instituições privadas

No caso dos jovens que estudam em instituições privadas, o percentual daqueles que também trabalham passou de 54,4% a 58,3% no mesmo intervalo de três anos, para um total de 1,7 milhão.

Ensino público

Já no ensino público, a quantidade de jovens de 19 a 24 anos que estudam e trabalham é menor do que no ensino privado, tanto em termos percentuais, quanto em números absolutos. Eles eram 35,5% do total de estudantes em 2016, passando a 36,7% em 2019, num total de 924 mil no dado mais recente, segundo levantamento da consultoria IDados. Com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o estudo compara os terceiros trimestres de cada ano – período que tem o microdado mais recente disponível.

Conteúdo digital

O mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital de 2016 a 2019, mostra uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e divulgada nesta terça-feira (25). O número, que já desconta a inflação, abarca as vendas de ebooks -que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas-, audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.

Guia de Consumo Consciente

Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.  

Querida que só, a jornalista, cerimonialista e apresentadora, Marisa Machado Koim, festeja hoje mais um aniversário

…. Bom dia!  A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizeram dela.

Trocam de idade hoje: Marisa Machado Koim, Maria  Elisa Naglis, Hérica Saldanha, Maurício Kus, Diego Torres Caniza, Maria Luísa Ramires, Laura Oliveira e Júlio Valcanaia. Happy birthday!

… The Batman ganhou seu primeiro trailer durante o DC FanDome, evento online com novidades da empresa realizado neste sábado (22).

No vídeo de tons sombrios, Robert Pattinson aparece tanto como o Homem-Morcego, quanto como Bruce Wayne, ao som de “Something in the Way”, no Nirvana.

… Noticia boa: o Projeto de Lei 317/2019, de autoria dos deputados Renato Câmara (MDB) e Paulo Corrêa (PSDB), que dispõe sobre medida de conscientização acerca do direito da pessoa idosa ao Passe Livre em viagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais.

Na prática, o projeto obriga as concessionárias de transporte rodoviário de passageiros do Estado a afixarem adesivo contendo texto informativo sobre o direito da pessoa idosa ao passe livre nos locais de vendas de passagens.