A nova nota de R$ 200, lançada nesta quarta-feira, 02/09, chama a atenção para o lobo-guará, animal que estampa a cédula, e relembra os brasileiros da importância da preservação desse animal emblemático da fauna nacional. Maior canídeo da América do Sul, podendo pesar até 36 kg, o lobo-guará é considerado como “quase ameaçado” pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e sobrevive graças a esforços de preservação realizados por projetos como o Onçafari, que atua no estudo e conservação da espécie.
Símbolo do cerrado
Apesar de ser encontrado em outros biomas brasileiros, o animal é tido como o símbolo do Cerrado, onde está a maioria dos 24 mil indivíduos que existem no Brasil. Entretanto, as populações de lobo-guará vêm sofrendo um declínio significativo ao longo dos anos. “Em nossa base dedicada à espécie, localizada na Fazenda Trijunção, na divisa dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, realizamos estudos por meio do monitoramento direto e dos dados obtidos pelos rádio-colares. Essas informações nos permitem entender suas áreas de vida, territórios e hábitos, sendo que as análises também são úteis na tomada de ações para a conservação do animal”, destaca Mario Haberfeld, fundador do Onçafari.
Curiosidades
O lobo-guará possui orelhas bem grandes, semelhantes a algumas raposas. Entretanto, apesar de ser chamado de lobo, o animal tem uma genética distinta da dos demais membros da família. É considerado como a única espécie viva pertencente ao seu grupo, por isso não é classificado como lobo “verdadeiro”, nem cachorro, raposa, coiote e chacal. Os parentes mais próximos dos lobos-guarás na escala evolutiva são os cachorros-vinagre (Speothos venaticus), embora sejam morfologicamente distintos entre si.
Queimadas no Pantanal 1
Ao contrário do que possa parecer, as queimadas recentes que vem afetando parte do Pantanal e causando destruição de grandes áreas de fauna e flora, não afetaram a região pantaneira de pousadas e hotéis fazenda de Mato Grosso do Sul. Isso porque os focos de incêndio estão localizados no Pantanal do estado vizinho, Mato Grosso, e em parte da Serra do Amolar, extremo norte do MS.
Queimadas no Pantanal 2
Segundo Cristina Moreira, presidente da Associação Visit Pantanal que representa empresários das pousadas pantaneiras de Miranda, Aquidauana e Corumbá as notícias divulgadas não explicam sobre as regiões pantaneiras e geram confusão. “Estamos acompanhando a situação triste das queimadas de parte do Pantanal, mas estamos longe delas. É difícil para as pessoas que não conhecem a região entenderem que o Pantanal está localizado em dois estados diferentes aqui no Brasil, no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e a distância entre eles é grande. E aqui na região das pousadas pantaneiras do Mato Grosso do Sul não há focos de incêndio, todos trabalham com rígidos protocolos de biossegurança e os turistas podem viajar sem preocupação”
Queimadas no Pantanal 3
Ela explica ainda que nos estados de MS e MT existem 10 “pantanais” diferentes, que são microrregiões com características específicas. “Muitas vezes, turistas viajam para Bonito e Bodoquena (no Mato Grosso do Sul), querem aproveitar para ir ao Pantanal e acabam fazendo reserva para pousadas pantaneiras no Mato Grosso (Poconé, por exemplo). São cerca de 1.200 km entre esses dois destinos. O melhor seria se eles ficassem no Pantanal aqui de Miranda, Aquidauana ou Corumbá, onde a distância é de cerca de 100 ou 200 km apenas. Estamos sempre trabalhando para que essa confusão não ocorra, pois pode gerar transtornos e até cancelamentos de viagens que foram muito esperadas pelos turistas”
Relógio inteligente
Um estudo apresentado durante o ESC Congress 2020 demonstrou que um eletrocardiograma (ECG) obtido por meio de um relógio inteligente pode ser uma ferramenta útil para identificar alterações cardíacas em pacientes com síndromes coronárias agudas. Essa é uma demonstração de como a tecnologia é uma aliada da Medicina e ajudará cada vez mais os médicos a identificarem possíveis alterações em seus pacientes.
… Bom dia! Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredita que ela possa ser realizado. (Roberto Shinyashiki).
… Trocam de idade hoje: Jane Abuhassan Gonçalves, Luis Ricardo Coutinho, Miriam Dutra e Josue Ferreira. Happy birthday!
… Neste mês, Campo Grande receberá a inauguração de mais uma loja. A I wanna sleep, retail tech focada em sono e relaxamento, chega à cidade com novidades que podem mudar o sono do campo-grandense. Para celebrar este momento, a rede de franquias realizará o evento no dia 12 de setembro e distribuirá mais de R$20 mil em produtos da marca.
… O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. A data conta com o incentivo do governo, na chamada Semana do Brasil, que acontece de hoje (3) e estenderá até 13 de setembro, onde a proposta é que lojas e e-commerces estendam suas ofertas por meio de promoções e descontos.
.. .De 20 a 22 de novembro, o evento online dedicado ao público 50+(Longevidade Expo + Fórum), apresentará 30 palestras e talk shows com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior. As inscrições para o evento são gratuitas e serão abertas a partir do dia 15 de setembro no site www.longevidade.com.br.