Ricos em nutrientes, as partes “não convencionais” dos alimentos contribuem para uma vida saudável
Você sabia que a casca da laranja pode se tornar um delicioso doce? A falta de orientação nutricional faz com que as pessoas não tenham conhecimento das propriedades dos alimentos e isso gera um enorme desperdício. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirma que, por ano, 26 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo.
Reduzir o desperdício é essencial para uma vida mais saudável e um mundo mais sustentável. Reaproveitar os alimentos é uma solução simples e viável que pode ser incluída no dia a dia e é uma alternativa benéfica para a saúde e o meio ambiente. Muitas cascas, sementes e talos são fontes ricas em vitaminas, proteínas e sais minerais, e tais partes não convencionais, que são tidas como “restos”, podem compor deliciosos pratos.
Visando seu compromisso com as pessoas e cuidado com a natureza, a Bio Mundo apresenta receitas fitness que podem ser feitas reaproveitando alimentos.
Macarrão vegetal com casca de abobrinha
Ingredientes:
Para o espaguete:
150g de abobrinha com casca cortada em lâminas finas
1 dente de alho ralado
Para o molho:
50g de tomates picados em cubos pequenos sem sementes
½ cebola (aproximadamente 20g)
Azeite extravirgem (a gosto)
Sal (a gosto)
1 dente de alho
Manjericão (a gosto)
½ xícara (chá) de polpa de tomate
Modo de preparo:
Para o espaguete:
Fatie a abobrinha com casca em lâminas finas (ou utilize um ralador) e reserve. Doure o alho com um fio de azeite. Desligue o fogo. Ainda quente acrescente a abobrinha cortada tipo espaguete. Salpique com sal. Dica: a abobrinha com casca não precisa ir ao fogo, o calor da panela já basta.
Para o molho:
Em uma panela, doure a cebola no fio de azeite, coloque o molho de tomate e refogue. Acrescente o tomate já cortado e desligue o fogo logo em seguida. Finalize salpicando o sal. Monte o macarrão vegetal com casca de abobrinha e coloque o molho por cima. Decore com folhas de manjericão e sirva.
Farofa de cascas de melão e abacaxi
Ingredientes:
1 xícara (chá) casca de melão picada
2 colheres (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
2 dentes alho picado
1 xícara (chá) talos de agrião picados
1 xícara (chá) suco de casca de abacaxi
1 xícara (chá) tomate picado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
água
sal a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe a casca de melão até ficar macia e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente os talos de agrião, a casca de melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por último, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente.
Chá de casca de maçã com gengibre
Ingredientes:
Cascas de 4 maçãs
Gengibre
Água
Modo de Preparo:
Pegue a casca de quatro maçãs e coloque-as de molho em um litro de água fria para infusão. Descasque cinco gramas de gengibre, corte-o em tiras finas e coloque junto à água com as cascas da fruta. Leve à mistura ao fogo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe apurar por mais dez minutos. Coe antes de servir.
Doce de casca de laranja
Ingredientes:
Casca de 2 laranjas picadas;
2 colheres de sopa de açúcar cristal;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
Modo de preparo:
Deixe as cascas de laranja de molho por cerca de 12 horas, trocando a água a cada 2 a 3 horas; coloque o açúcar em uma panela e forme uma calda açucarada. Acrescente as cascas de laranja e a farinha de linhaça e mexa até chegar à consistência de um doce de colher.
… Bom dia! “Gratidão é quando a alma diz obrigado!”
… Trocam de idade hoje: Regina Célia Miranda, Ana Cristina Franzoloso, Carlos Henrique Mattoso Soares, João Polidoro, Helena Pedroso de Barros, Isabella Gonçalvez e Marilene Alves. Happy birthday!
… Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) realiza, nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano, o X Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e o II Seminário Internacional de Pesquisa do UDF, ambos acontecem dentro da II Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação.
… Sob o tema “a (re)significação do mundo pós covid19”, o evento será promovido de forma virtual e é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisadores do UDF e outras instituições de Ensino Superior, com o objetivo de compartilhar vivências e experiências produzidas a partir da pesquisa científica.
… Mais detalhes do evento, bem como a inscrição e a programação completa estão disponíveis no site do UDF (www.udf.edu.br) e no site do Programa de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica & Inovação – PIBIC/PIBITI (http://ic.udf.edu.br/)).