O maestro João Carlos Martins tem aproveitado bem este período, estudando o piano e selecionando repertório para suas lives. E para o dia 13 de novembro prepara o concerto “De Bach a Gardel”, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, mecanismo da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e transmitido direto do Teatro do SESI, onde nos conduz a um passeio musical que começa com nos clássicos eruditos e chega aos clássicos populares sul-americanos.
Grande noite
Abrindo a noite, Martins rege a Bachiana Filarmônica SESI-SP em Jesus, alegria dos homens, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), escrita por Johann Sebastian Bach em Leipzig, Alemanha, no ano de 1716, seguindo com Wolfgang Amadeus Mozart e o primeiro movimento da Sinfonia nº 40 – Molto Allegro, composta em 1788, um dos mais conhecidos do repertório erudito.
Beethoven
No ano em que se completam os 200 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, o concerto segue com a Marcha Turca, parte da obra Las Ruinas de Atenas, composta em 1811. Nascido em São Petersburgo, Dmitri Shostakovich, um dos expoentes mais aclamados da cultura russa, censurado durante a ditadura de Joseph Stalin, estará presente com a Waltz No. 2, composição utilizada pelo cineasta Stanley Kubrick na abertura do icônico filme De olhos bem fechados, de 1999.
Cancioneiro do século 20
Martins dedica a segunda parte do concerto aos clássicos populares do cancioneiro do século 20, convidando a soprano Anna Beatriz Gomes para interpretar La vie en rose, canção de Édith Piaf em parceria com Louis Guglielmi, lançada em 1947 – Louis Armstrong, Grace Jones e Lady Gaga, no filme Nasce uma Estrela (2018), são apenas alguns que regravaram este clássico atemporal, que vendeu mais de um milhão de cópias de sua versão original somente nos Estados Unidos. Canais de transmissão: Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins YouTube: Https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial |
Hair love
Blue Ivy Carter, primogênita de Beyoncé e Jay-Z, foi anunciada como narradora do audiobook de Hair love, baseado no curta-metragem de animação vencedor do Oscar deste ano, que conta a divertida e empoderadora história da pequena Zuri e do pai, ao precisarem aprender juntos como fazer o penteado nos cabelos da garotinha.
Casos de ansiedade
O aumento dos casos de Covid-19 tem um efeito exponencial no aumento dos casos de ansiedade, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa sobre a Felicidade dinamarquês.
Com o aumento dos casos de coronavírus, as pessoas entrevistadas sentiram mais ansiedade, estavam mais incomodadas e menos orgulhosas, felizes ou relaxadas. O impacto na ansiedade foi mais pronunciado”, de acordo com este estudo, intitulado “O bem-estar na era da Covid-19”. Entre abril e julho, uma equipe de pesquisadores entrevistou 3.211 pessoas, a maioria do Reino Unido e Estados Unidos, e depois compararam suas respostas com as estatísticas de casos de coronavírus.
Solidão
A cada 100 novos casos declarados por milhão de habitantes, 7.200 pessoas apresentam sinais de ansiedade, segundo as conclusões dos estudos. A solidão vinculada ao confinamento e às medidas de distanciamento social tiveram efeitos mais dramáticos no bem-estar durante os primeiros meses da pandemia. Essas consequências parecem afetar mais os jovens, já que 32% das pessoas entre 18 e 24 anos declararam sentir-se muito sozinhas, enquanto apenas 16% dos maiores de 64 anos notificaram esse sentimento.
Crise econômica
A preocupação mais recorrente dos entrevistados continua sendo a crise econômica relacionada à situação sanitária, citada por 62% deles. O medo de perder um familiar por causa do vírus é menos frequente (43%). Em outubro, a Organização Mundial da Saúde alertou que a pandemia teve um “impacto devastador” na saúde mental em escala mundial. O estudo dinamarquês também indica que o consumo midiático desempenha um papel importante no bem-estar das pessoas. “As pessoas entrevistadas que se informam sobre a Covid-19 através de portais online e páginas da web são mais suscetíveis a se preocuparem do que as que recorrem a outras plataformas midiáticas”, como os jornais tradicionais, apontaram os especialistas. ( Fonte: Agência AFP)
… Bom dia! “Eu não tenho paredes. Só tenho horizontes!”
… Trocam de idade hoje: Nicomedes Silva Filho, Maria Rodrigues Massano, Andreia Cezimbra, Giovanna Costa, Fagner Lobo, Yuri Ogaya, Carolina Curi e Jackeline Correia. Happy birthday!
… O Banco do Brasil anunciou ontem (10) a liberação de R$ 1 bilhão para reforçar suas linhas de crédito rural, voltadas ao financiamento de máquinas e equipamentos agropecuários. A contratação utilizará recursos próprios da poupança rural, com taxa de 7,5% ao ano e prazo de até seis anos.
… De acordo com o banco, o valor complementa volumes inicialmente disponibilizados para a safra 2020/2021, que já desembolsou R$ 9,1 bi em operações de investimento agropecuário, 27% a mais que o mesmo período da safra anterior.
… Neste mês de novembro, a Reforma da Previdência Social completa um ano. As novas regras para a aposentadoria não atingem quem já estava aposentado. Entre as mudanças, homens passam a ter direito à aposentadoria pública a partir dos 65 anos (com pelo menos 20 anos de contribuição), e mulheres, aos 62 (com 15 anos de pagamento, no mínimo). O valor também passou a incluir a média de todo o histórico do trabalhador, levando em conta as remunerações mais baixas.
… Um ano depois, o que se viu foi que, mesmo com a Reforma, os gastos previdenciários do governo aumentaram em R﹩ 65 bilhões no primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 23% em relação a igual período do ano passado.
… Na outra ponta, muita gente ainda tem dúvidas se terá uma aposentadoria tranquila. Segundo a pesquisa “Estresse Financeiro do Brasileiro”, desenvolvida pela Onze, primeira PrevTech do Brasil, apenas 18% dos entrevistados acreditam que terão uma aposentadoria confortável. O estudo ouviu 5.058 pessoas com idades entre 18 e 32 anos e moradores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
… O mesmo estudo mostra que 73% dos entrevistados acreditam que a Reforma da Previdência reduziu as chances para a aposentadoria. Porém, apenas 39% está investindo e poupando para garantir o conforto para quando for preciso parar de trabalhar.
… Entre os brasileiros que estão se preparando para o futuro, há uma parcela que resolveu investir na previdência privada. De acordo com a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência e Vida), o número de investidores na Previdência Privada Aberta continua crescendo: chegou a 13,5 milhões de investidores no final de 2019, o que representa um aumento de 400 mil novos investidores em relação ao mesmo período de 2018.
… Por outro lado, a pandemia trouxe consequências alarmantes, gerando o aumento do desemprego, que já atinge quase 14% da população economicamente ativa (ou 13 milhões de pessoas), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Resultado: os resgates dos fundos de previdência privada no primeiro semestre deste ano bateram recorde, com R﹩ 40 bilhões. O volume representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).