Dr. Daniel Magnoni, chefe da nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, orienta sobre vitaminas e aminoácidos que têm comprovação científica para ativar o metabolismo
Vida atribulada, estresse e noites mal dormidas vão se somando em tempos de pandemia e aumentando aquela sensação de cansaço e indisposição. Diante deste cenário, as pessoas vêm buscando maneiras de driblar esse mal-estar causado por essa nova rotina diária e partem à procura de opções como energéticos, suplementos e outros produtos que possam garantir mais disposição.
“O mercado é repleto de opções que supostamente vendem energia extra, disposição e outros benefícios. Mas é preciso ficar atento aos componentes desses suplementos. Taurina associada às vitaminas do complexo B são uma excelente opção para disposição. Já a cafeína em excesso pode causar contraindicações e acabam prejudicando a saúde cardíaca”, comenta o Dr. Daniel Magnoni, chefe da nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.
Suplementos com taurina são uma boa opção, pois oferecem praticamente os mesmos efeitos de outros componentes, porém não é estimulante e contribui com uma série de outros benefícios como imunidade e regulador de níveis de colesterol.
“Outras aliadas que devem ser consideradas para uma boa disposição são as vitaminas do complexo B, que atuam de maneira geral no organismo, promovendo inúmeros benefícios. Atualmente, as novas gerações de suplementos, inclusive em gomas, oferecem estes nutrientes de forma combinada e suprem as necessidades diárias em uma única dose. Mas, vale ressaltar, que toda suplementação deve ser indicada e acompanhada por um médico especializado.”, explica o nutrólogo.
Importante ficar atento ao rótulo dos suplementos. Produtos com cafeína têm efeito estimulante, mas em excesso provocam efeitos colaterais e devem ser evitados. Altas doses podem acelerar os batimentos cardíacos, causar irritação estomacal, ansiedade, náuseas, entre outros efeitos prejudiciais.
Disposição na pandemia
A pandemia somada às limitações de deslocamentos pela cidade fizeram com que as pessoas ficassem mais reclusas em seus lares, longe da rotina de atividades físicas e, em muitos casos, se alimentando em excesso. Diante desta equação, é comum sentir-se sem energia, com falta de disposição. “Neste sentido, como citei, as vitaminas do complexo B e a taurina, isoladamente como um aminoácido, são grandes aliadas”, afirma Dr. Magnoni.
Vitaminas do Complexo B – Cada uma tem sua especificidade e maneira de atuação no organismo, mas, de forma geral, auxiliam com a absorção e ativação de nutrientes, atuam na proteção e no desenvolvimento de neurônios, formação de hemácias, que são as células vermelhas do sangue. (1)
Taurina – Devido às boas funções fisiológicas, tornou-se um ingrediente funcional muito utilizado em bebidas energéticas, que auxilia no desempenho esportivo e na recuperação após as atividades físicas. (2). Não é recomendado seu consumo associado a estimulantes de reconhecido impacto nas funções cardiometabólicas como, por exemplo, a cafeína, que tem vários efeitos colaterais como ansiedade, alterações no trato digestivo, insônia e alteração nos batimentos cardíacos, cefaleia, entre outros.
Referências
(1) Vitaminas do complexo B; Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha, Paula Lumy Takeuchi
(2) Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática; J.C. Pereira, R. G. Silva, A.A. Fernandes e J.C.B. Marins