Nesta semana, o escritório de patentes do Estados Unidos concedeu à Apple a patente de um mecanismo de proteção contra quedas, noticia o Apple Insider. Nos documentos da patente, a Apple descreve uma tecnologia que poderia alterar a posição do iPhone durante quedas para evitar danos maiores ao aparelho.
O sistema descrito pela Apple envolve alguns sensores já incluídos no iPhone, como acelerômetro e giroscópio, e outros componentes. Em conjunto, esses módulos agiriam muito rapidamente para detectar a queda e tentar prever o tempo de impacto e o ângulo de queda do aparelho.
Com base nessas informações, o sistema ativaria um módulo que alteraria o centro de gravidade do aparelho, fazendo com o que o iPhone mudasse de posição durante a queda a fim de evitar danos às partes mais sensíveis do produto. Um dos mecanismos descritos pela Apple envolve uma espécie de pêndulo contido em uma cápsula. A movimentação do pêndulo mudaria o centro de gravidade do aparelho, girando o smartphone.
Vale ressaltar que o registro de uma patente não significa que uma tecnologia realmente chegará ao mercado. Em muitos casos, empresas registram patentes de modo preventivo, mas dificuldades na implementação acabam impedindo que a ideia patenteada vire realidade.
Por iG São Paulo