Neste ano financiamento imobiliário tem desafios para manter ritmo

Ritmo da construção civil contribuiu para criar empregos em 2020 (Agência Brasil/ José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados

Em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19, um setor da economia brasileira encerrou 2020 em ritmo de superação. De janeiro a outubro, os financiamentos imobiliários concedidos com recursos da poupança totalizaram R$ 92,7 bilhões, crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2019, segundo os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Beneficiado pelos juros baixos, depósitos recordes na poupança, atuação dos bancos públicos e pela aprovação do programa Casa Verde Amarela,o setor imobiliário ganhou impulso no segundo semestre. No no entanto, enfrenta desafios para manter o crescimento em 2021, como o encarecimento de materiais de construção e as incertezas sobre a recuperação da economia.

O casal Ana Leda e Zeca Lopes. Ela aniversariando hoje. Happy birthday!

Emprego e renda

Outro fator que alimenta uma interrogação em torno do crescimento do mercado imobiliário em 2021 reúne as incertezas em relação à velocidade da recuperação do emprego e da renda. Ao apresentar a projeção de crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2021, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, classificou de “otimista conservadora” a expectativa da entidade. As avaliações para o próximo ano, no entanto, dividem-se.

Déficit habitacional

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Cbic, Celso Petrucci, diz que o déficit habitacional no Brasil e mudanças de comportamento da população depois da pandemia, como a procura por imóveis mais afastados de áreas densamente povoadas, ajudarão a manter aquecida a procura pelos financiamentos imobiliários.

Base de comparação

Especialista em mercado imobiliário da FGV, o professor Pedro Seixas não é tão otimista. Para ele, a fraca base de comparação em relação a 2019 levou ao crescimento na concessão de financiamentos em 2020.

Ele diz duvidar se a expansão será sustentável em 2021. “Existe uma retomada, mas a questão é se esse crescimento será sustentável por causa da renda e do emprego. Do ponto de vista pessoal, quem tem dinheiro deve aproveitar os juros baixos e comprar [um imóvel], mas é diferente de dizer que crescimento é sustentável”, analisa.

Querida que só, a personal trainer, Adriana Pimentel Corrêa festejando hoje mais um aniversário

Setor imobiliário brasileiro

De acordo com Seixas, o setor imobiliário brasileiro, apesar do crescimento em 2020, está em nível semelhante a 2010. “Essa recuperação tem muito mais a ver com um efeito estatístico do que com uma reversão de tendência. O que determinará a demanda será a velocidade de recuperação da economia”, acrescenta. Para Petrucci, da Cbic, uma eventual estagnação da renda pode ajudar nas vendas no início de 2021 ao inibir as construtoras de repassar o aumento dos materiais de construção para o preço dos imóveis. (Fonte: Agência Brasil)

0 casal João Ricardo Fernandes e Camille. Ele aniversaria hoje. Happy birthday!

… Bom dia! “Tudo na vida tem o poder e a importância que a gente dá.”

… Trocam de idade hoje: Ana Leda Lopes, Adriana Pimentel, João Ricardo Fernandes, Alex Teixeira da Costa, Claudia Said, Ana Maria Medeiros, e Alessandro Bohrer. Happy birthday!

… O prazo para renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até o dia 31 de janeiro. A decisão foi do Comitê Gestor do Fies, que editou resolução publicada no publicada no Diário Oficial da União.

… A medida permite que mais estudantes tenham a oportunidade de renegociar suas dívidas. O prazo anterior era até a última quinta-feira (31).

Ana Maria Medeiros comemorando idade nova hoje. Happy birthday!

… Mesmo em um ano de pandemia e com alguns de seus atrativos ainda fechados, o turismo da margem brasileira da Itaipu Binacional recebeu 233.408 visitantes em 2020. O número é 64% inferior ao de 2019, mas demonstra otimismo e segurança especialmente para os profissionais do setor. 2020 foi um ano cheio de desafios e de superação.

O cantor Harry Styles lançou, na sexta-feira (1º), o primeiro clipe dele de 2021. É o vídeo da música Treat people with kindness, que integra o álbum Fine line, de 2019. O que mais chamou a atenção no conteúdo audiovisual foi a participação da atriz e roteirista Phoebe Waller-Bridge, conhecida pela série Fleabag.

… Com 3 minutos e 22 segundos, o clipe traz Harry e Phoebe dançando uma coreografia em conjunto em imagens em preto e branco, com atmosfera retrô. O vídeo contou com direção de Ben Turner & Gabe Turner. A coreografia foi feita por Paul Roberts, com auxílio de Jared Hageman.  Assita: https://youtu.be/L0X03zR0rQk

Foto: Instagram/ Reprodução