O mercado de sucos no Brasil é bastante heterogêneo. Isso porque, presente em diferentes lares do país, e do mundo, nem todo suco é igual. Segundo dados da Euromonitor International, esse mercado deve movimentar R﹩ 19,96 bilhões em 2020 no país.
Dentro deste amplo mercado, você sabe quantos tipos de sucos existem? E como identificá-los na hora da compra? Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, o time da Natural One, líder do setor de sucos 100% naturais, explica essas e outras informações importantes na hora de escolher e adquirir a bebida. Confira!
O que significa um suco ser 100% Natural?
O suco 100% Natural é a bebida obtida da fruta por meio de um processo tecnológico. Dessa forma, não possui corantes, nem aromatizantes artificiais ou adição de açúcares. Além disso é produzida sem adição de água.
Qual a diferença entre o suco 100% natural e os classificados como Néctar ou refresco?
O chamado Néctar é obtido a partir da diluição do suco da fruta com água e adição de açúcares. Pode conter, ainda, aromas, corantes, espessantes e estabilizantes. Já o refresco reúne o suco de fruta, polpa ou extrato vegetal diluídos em água potável. Dessa forma, o percentual de suco, de fato, da fruta fica abaixo de 100%.
Qual o prazo de validade de um suco 100% Natural? E qual processo o faz durar tanto tempo?
Todos os nossos produtos possuem 8 meses da validade. Na Natural One, utilizamos uma tecnologia especial de pasteurização onde garantimos que o processo de aquecimento e resfriamento do produto seja feito o mais rápido possível, de forma a garantir a eficácia do tratamento térmico sem afetar o sabor do produto. Após a pasteurização o produto está isento de microrganismos que poderiam levar a deterioração do produto e problemas de saúde. Na sequência, o produto é envasado em máquinas assépticas, que não adicionam nenhuma contaminação no produto.
Quais os cuidados e formas ideias para manutenção do produto depois de aberto?
O mais importante é, depois de aberto, manter o suco sempre refrigerado. Após ser aberto ocorre o contato do produto com o ar externo, que possui naturalmente contaminação por bolores e tem presença de oxigênio. Esses bolores (presentes naturalmente no ar ambiente) ao entrarem em contato com o suco podem encontrar ambiente propício para seu desenvolvimento e podem levar a deterioração da bebida. Além disso, o ar ambiente possui oxigênio que acelerar o processo oxidativo do suco.