Empreendimentos vão também colaborar com preservação do ambiente e situação fiscal dos Estados. Banco já tem contratos com Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Parque Naturais
Esses parques naturais estão nos estados de Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins. Nas próximas semanas, deverão ser assinadas parcerias também com outros Estados. Pelos contratos, o BNDES vai oferecer apoio, avaliação, estruturação e implementação de projetos visando à concessão dos parques.
Programa de concessões
O programa de concessões de unidades de conservação vai atrair investimentos para aprimorar a qualidade dos serviços prestados em cada parque, com a consequente melhora da experiência dos visitantes. “Os contratos vão prever melhorias desde investimentos básicos em infraestrutura, como banheiros, sinalização ao longo das trilhas e aparelhamento dos centros de visitantes, até o desenvolvimento de novos atrativos e equipamentos de recreação de acordo com a vocação de cada parque e com foco no ecoturismo e conservação ambiental”, explica Pedro Bruno Barros de Souza, superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES.
Parques
O Parque Estadual do Jalapão e do Cantão serão o foco dos estudos do BNDES para viabilização de alternativa que conjugue boas práticas ambientais com geração de renda no Tocantins, por exemplo. Esses parques protegem deltas e a vegetação de cerrado que compõem a região, abrigando também cachoeiras, montanhas e nascentes naturais (fervedouros). Já o Mato Grosso do Sul deverá conceder cinco parques.
Em Mato Grosso do Sul
“A parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o BNDES cria uma nova perspectiva de uso público e, consequentemente, uma nova oportunidade de negócios sustentáveis”, explica Ricardo Senna, Secretário-Adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado. “Essa iniciativa reposiciona o Mato Grosso do Sul, e também o país, numa trajetória inovadora de desenvolvimento sustentável e cria uma nova e conciliadora narrativa para políticas de conservação ambiental aliadas ao desenvolvimento econômico”, complementou.
Instituto Semeia
O Instituto Semeia, parceiro no processo, financiará junto com outros parceiros privados um estudo setorial a ser desenvolvido com o BNDES. Ambos vão promover, ainda, a interlocução com potenciais investidores, como operadores de parques atuais, além de capacitar agentes públicos para a gestão futura dos contratos de concessão. Apesar de já existirem há décadas no Brasil, as concessões de parques ainda existem em pequeno número, considerando-se o extenso universo de unidades de conservação em todas as regiões do país.
Ranking
Embora com inegáveis atrativos naturais, o Brasil é apenas o 32º. país no ranking Travel & Tourism Competitiviness Index 2019, embora seja o 2º. no destaque em recursos naturais, atrás apenas do México. Segundo pesquisa do Instituto Semeia de 2019, 55% dos parques brasileiros ainda não têm estrutura de apoio à visitação ou que garanta as necessidades básicas dos visitantes.
Recursos
O apoio do BNDES envolve parques naturais, que são unidades de conservação de proteção integral reguladas pela Lei 9.985/2000. Seus recursos só podem ser utilizados de forma indireta, em atividades como pesquisa científica e turismo ecológico. O Brasil conta com aproximadamente 450 unidades de conservação caracterizadas como parques, muitas com problemas de regularização fundiária, infraestrutura precária para visitação, além de falta de recursos para conservação das áreas protegidas. Enquanto no país essas unidades contam com um volume de 15 milhões visitantes ao ano, nos EUA essa cifra supera os 300 milhões.
Epilepsia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas no mundo têm epilepsia, porém, a doença é rodeada de mitos e preconceitos. A Associação Brasileira de Epilepsia, em parceira com associações em todo mundo, soma esforços para divulgar a campanha internacional “50 million steps for epilepsy”, que incentiva pessoas a realizarem doações e a compartilharem em redes sociais, informações sobre a doença.
Campanha 1
Criada pelo International Bureau for Epilepsy (IBE), organização que objetiva melhorar a condição social e a qualidade de vida das pessoas com epilepsia, a campanha deseja juntar 50 milhões de passos pela doença até o Dia Internacional da Epilepsia, 8 de fevereiro. Os passos também podem ser acompanhados por doações para associações que apoiam a causa.
Campanha 2
A campanha que teve início no dia 4 de janeiro, já conseguiu mais de 45 milhões de passos e para incentivar mais as pessoas a participarem, conta com uma competição. Os melhores vídeos compartilhados nas redes sociais com a hashtag “#50MillionSteps” ganharão uma quantia em dinheiro, de acordo com cada categoria. Para saber mais sobre a campanha e participar, acesse: https://50millionsteps.org/
… Bom dia! “Sabe aquele dia lindo cheio de coisas boas? Pois é, é este que vim te desejar!”
… Trocam de idade hoje: Américo Nicolatti, Marcos Vinicius Amaral Costa, Carlos Nantes, Pollyana Caetano, Gardênia Coleti Freitas, Juliana Jardim, Cláudio Cavol, Rodrigo Camarão e Priscila Camargo. Happy birthday!
… Depois de bom tempo sem um farmacêutico no legislativo municipal , Campo Grande ganhou Ze da Farmácia , um desses profissionais que valorizam sua categoria e já se impôs como um vanguardista nos primeiros dias de mandato. A inclusão de farmacêuticos e atendentes na linha de frente da vacinação foi uma importante manifestação do vereador.
… O governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram ontem (26) que os 5,4 mil litros da matéria-prima necessária para continuar a produção da vacina CoronaVac chegarão ao Brasil na próxima semana, no dia 3 de fevereiro.
… A partir da chegada dos insumos, o instituto paulista será capaz de produzir mais 8,6 milhões de doses do imunizante, que devem ser liberados 20 dias após o início da fabricação.
…Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir hoje (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.
…Os gabaritos serão divulgados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).