Sem energia para treinar? Cardiologista aponta vitaminas que auxiliam a boa disposição sem comprometer a saúde cardiovascular
A combinação de exercícios físicos e consumo correto de nutrientes promove a boa saúde, além de favorecer o ganho de massa muscular; Já em relação à energia, aliar a potência da taurina às vitaminas do complexo B pode impulsionar o ritmo das atividades.
Um dos principais objetivos dos praticantes de atividade física é o ganho de condicionamento físico, além da busca por uma melhor qualidade de vida. Porém, o que vem ocorrendo, muito por conta do isolamento social, é uma queda de disposição para os treinos. Como buscar, de forma segura, nutrientes que fornecem energia sem comprometer a saúde cardiovascular? Quem responde é o cardiologista e nutrólogo, Dr. Daniel Magnoni.
“Suplementos com taurina, por exemplo, são uma boa opção. Oferecem praticamente os mesmos efeitos de outros componentes, porém sem os riscos vasculares de estimulantes como a cafeína, por exemplo, e contribui com uma série de outros benefícios como imunidade e seu papel regulador dos níveis de colesterol. Vitaminas do complexo B (B2, B6, B3, B12) e minerais também exercem papel fundamental na modulação e regulação de sinais de todo o processo de síntese proteica. Já existem inclusive estas combinações em formato de gomas, o que confere mais praticidade no momento do consumo, diferente de outros produtos existentes”, acrescenta Dr. Magnoni.
A prática de musculação, por meio de um plano de exercícios com peso, exige a energia como principal capacidade motora, resultando no aumento da força muscular. Por isso, uma alimentação balanceada, adequada tanto de forma quantitativa como qualitativa, com equilíbrio de macro e micronutrientes, torna-se essencial para a formação, reparação e reconstituição do tecido muscular.
A combinação de treinos de força com um aporte correto de nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, é indispensável para manter-se saudável e bem-disposto. Os cálculos das necessidades de cada nutriente variam conforme cada indivíduo e tempo gasto na atividade. É sempre recomendado buscar orientação médica para avaliar se há déficit, antes de iniciar qualquer programa de atividade física.
“É bem evidenciado na literatura médica que ingestão combinada de vitaminas e minerais, seja antes ou depois do treino, contribui para a síntese de proteína muscular”, comenta o chefe da nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e cardiologista do HCor, que faz o acompanhamento nutricional de outros 13 grandes hospitais de São Paulo.
Necessidades diárias
A ingestão dos nutrientes deve ser distribuída de maneira uniforme ao longo do dia, sem a necessidade de consumo imediatamente pós-treino. “Nosso organismo possui um limite de absorção e, desta forma, não convém a ingestão excessiva em um único momento”, explica o nutrólogo.
A taurina, as vitaminas do complexo B e os carboidratos fornecem energia durante o exercício e exercem um importante fator ergogênico, que auxilia com a performance nas atividades físicas e, consequentemente, promove o aumento de massa muscular.
Referências
-Vitamins and Minerals for Energy, Fatigue and Cognition: A Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence; Anne-Laure Tardy, Etienne Pouteau, Daniel Marquez, Cansu Yilmaz e Andrew Scholey
-Vitaminas do complexo B; Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha, Paula Lumy Takeuchi
-Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática; J.C. Pereira, R. G. Silva, A.A. Fernandes e J.C.B. Marins
-Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel