Reconhecida por seu design, robustez e conforto, a Nova Fiat Toro apresenta também uma grande evolução tecnológica. Um dos pilares de seu desenvolvimento atual, a picape ganhou itens que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento.
Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Com sua tecnologia, o ADAS oferece os seguintes recursos:
· AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking)
Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível:
– Se o sistema detectar que o motorista não aplicou força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão;
– Para isso, o sistema calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão;
– Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape;
– Como resultado, o sistema evita a colisão ou reduz significativamente a velocidade do veículo quando ocorre a colisão, diminuindo a gravidade do acidente para os passageiros dos carros envolvidos.
· AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam)
Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema:
– Ao invés de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos;
– Se a câmera detectar faróis ou luzes traseiras se aproximando, o sistema desliga os faróis altos, e vai reacendê-los novamente quando essas luzes se apagarem, sem atrapalhar o motorista que trafega, por exemplo, no sentido contrário da pista;
· LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)
O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:
– Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;
– O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.
O ADAS é item de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para as configurações Freedom e Volcano.
O sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) é uma das inovações tecnológicas mais importantes já disponíveis em veículos, ele promove maior conforto e principalmente segurança atuando para a preservação da vida. Embora a tecnologia promova o conforto para os ocupantes dos veículos, o seu papel de destaque está na preservação da vida de passageiros e do motorista.
“A Nova Fiat Toro vai surpreender os consumidores com uma evolução tecnológica incrível no segmento. Ela está mais moderna e agregou novas funcionalidades que irão proporcionar uma experiência ao usuário mais rica, dinâmica e segura. Trata-se de um novo produto para uma nova era”, afirma Marcio Tonani, diretor de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.
Além do ADAS, a Nova Fiat Toro agregou sensor de estacionamento dianteiro, além de outros importantes recursos:
· Faróis Full LED
A Nova Fiat Toro é o primeiro veículo da Fiat na América do Sul equipado com sistema de iluminação frontal 100% em LED. A substituição das lâmpadas halógenas pelo novo item garantiu uma melhora de 30% da performance dos faróis.
O LED reflete modernidade, tecnologia e também economia, uma vez que consome menos energia em relação as lâmpadas halógenas comuns, além de possuir maior durabilidade. Os faróis Full LED contemplam os faróis principais, de neblina, luzes de direção e de posição e DRL (luzes diurnas).
· Cluster Full Digital 7’’
Outra novidade na picape é o Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas, sem abreviação de palavras.
O equipamento oferece a visualização das informações em tela com três perfis diferentes de visualização. O recurso disponibiliza também a exibição de diversas funções, como status do veículo; alertas e instruções; novo conceito de Trip; novo design de configurações; ambiente de performance (para veículos com motor turbo flex com informações de torque, potência, turbo, RPM e força G) e ambiente ADAS.
Há ainda telas exclusivas com cores e fontes específicas para as funções 4×4 e Sport.
· Neutral Function
As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível.