Krav Maga: cinco dicas para manter o corpo e a mente ativos na pandemia

É fato que não se aprende Krav Maga – a defesa pessoal israelense – à distância, por livro ou vídeo. Para aprender Krav Maga de forma segura e com a garantia de que quando a pessoa precisar ela vai estar realmente pronta para usar a técnica, é preciso muito treinamento com um instrutor habilitado para corrigir os menores detalhes de cada defesa, em um ambiente preparado para que o praticante vivencie o stress das situações que um dia poderá ter que enfrentar. Só assim ele estará preparado física e emocionalmente.

Mas, isso não significa que é preciso ficar parado durante a pandemia e o confinamento, esperando que as coisas voltem ao normal. A Federação Sul Americana de Krav Maga recomenda que as pessoas procurem estabelecer uma rotina de exercícios diários. “Manter a mente e o corpo em atividade melhora a nossa imunidade, baixa a ansiedade e nos prepara para estarmos bem ao voltarmos às nossas atividades, quando tudo isso passar”, afirma Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga.

Dicas para se manter ativo:

1. Faça alongamento

Essa prática prepara a musculatura para atuar, evita lesões, aumenta a flexibilidade melhorando a aptidão física, alivia tensões e o estresse.

2. Treine sua agilidade

O Krav Maga é feito de movimentos muito rápidos e para manter a sua agilidade basta realizar alguns exercícios. Vale pular corda, saltar no lugar, correr no quintal, subir escadas, fazer polichinelo, etc. Manter a boa forma hoje vai ser benéfico amanhã, no retorno às atividades normais.

3. Exercite sua força

Com exercícios bem simples como abdominais, flexões de braço e agachamentos é possível fortalecer a musculatura e evitar a perda de massa magra. Essa prática vai fazer com que seu corpo esteja preparado para a volta aos treinos normais.

4. Exercite sua mente

Manter a mente ágil e atenta é importante e isso também se faz com exercícios. Tente escovar os dentes e os cabelos com a mão contraria à que sempre usa; Olhe sua estante de livros por dez segundos e depois tente escrever o máximo de títulos que você conseguiu memorizar. Treine sua memória e sua atenção.

5. Se você já pratica Krav Maga, treine

Se você já é aluno e já sabe que o Krav Maga requer muito treino e repetição de cada movimento para que ele saia cada vez mais natural e perfeito, aproveite a sua rotina de exercícios e pratique. Dessa forma, seu corpo estará bem condicionado para quando os treinamentos presenciais puderem ser retomados.

Todas as dicas para treinar seu corpo e sua mente estão no YouTube da federação Sul Americana de Krav Maga, no programa “Krav Maga na sua vida”: https://www.youtube.com/watch?v=SM6zWYfSPrQ