No dia 1º de março, é celebrado o Dia Nacional do Ecoturismo. Respirar o ar puro em um passeio pela mata, observar as espécies da fauna e da flora, banhar-se em rios de águas cristalinas, voltar para a casa renovado, sem deixar rastros de sua passagem pela natureza. Isso é Ecoturismo e no Estado de São Paulo, os parques estaduais são lugares ideais para a sua prática, com atividades de lazer aliadas à educação ambiental e o contato com a natureza.
Matas, cachoeiras, praias, cavernas e ilhas… Seja na metrópole, no interior ou no litoral, são diversas as opções de cenários e atividades para realizar dentro dos parques, com toda a infraestrutura e segurança. São trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de monitores, em níveis de dificuldade que variam desde o fácil, para crianças e idosos, até as de nível difícil, para esportistas e pessoas com bom condicionamento físico.
As atividades e atrativos também são variados. Além das caminhadas, é possível praticar o rafting, mergulhos em diversos níveis, passeios que misturam história, cultura e meio ambiente e muito mais. Confira aqui (http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais/), detalhes sobre os parques, onde estão e como visitar.