*Por Bruno Dreher
No ano passado, a Pluto TV – uma empresa do grupo ViacomCBS – anunciou sua chegada ao mercado brasileiro. Trata-se de mais um divisor de águas no modelo de negócios no mundo do entretenimento.
O Netflix se tornou referência no serviço de streaming. Foi a primeira empresa a oferecer conteúdos exclusivos, on demand, através da internet e sem propagandas. Bastava você pagar uma assinatura mensal. “Bombou”, hoje é a maior do setor e conta com mais de 190 milhões de assinantes.
Porém, vivemos na era do freemium. Uma opção onde você consegue ver os conteúdos gratuitamente. Quem paga são as marcas que querem oferecer produtos ou serviços para você.
Mas será que isso é uma reinvenção? A televisão aberta já é assim há muito tempo. Você não paga mensalidade para ver alguns canais da televisão. Quem mantém as emissoras são os anunciantes. É uma relação de trocas entre muitas partes.
O espectador tem acesso ao conteúdo gratuitamente, mas paga com a obrigatoriedade de ver propagandas de empresas que querem lhe vender algo.
A emissora produz conteúdo que atraia a atenção das pessoas e vende para as marcas a possibilidade de mostrar para o público seus produtos e serviços.
Convenhamos, é chato interromper um filme na metade para ver uma propaganda que nem sempre você tem interesse. Mas a velha regra do economista Milton Friedman se aplica: “Não existe almoço grátis”. As emissoras precisam pagar seus câmeras, artistas, jornalistas e todos os outros profissionais que tornam possível a criação do conteúdo.
Então, veio o Netflix e revolucionou o mercado, empoderando as pessoas onde elas poderiam fugir da programação da televisão, podendo assistir o conteúdo quando quiser e o melhor: sem nenhuma interrupção ou propaganda. Basta você pagar uma mensalidade!
*Bruno Dreher é futurista pela Universidade Hebraica de Jerusalém (curso de inovação e futurismo mais prestigiado do mundo). Já prestou cursos chancelados por Harvard, Stanford e Dartmouth e exerceu cargos de liderança em grandes grupos de educação como Grupo A e Escola Conquer.