Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos arrecadados desde o 1º dia do ano de 2021 pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o que registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Essa marca foi atingida às 7h53 desta quarta-feira (19). Entraram na conta impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.
No ano passado …
Segundo as informações da ACSP, no ano passado esse valor foi superado no dia 27 de junho e em 2019, em 24 de maio. “O índice, portanto, aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”.
Análise da ACSP
De acordo com a análise da ACSP, o aumento da inflação no período, comparada com as elevações de preços de produtos registradas anteriormente, a desvalorização do real frente ao dólar e o crescimento da economia em alguns setores como os relacionados ao aumento das importações, à indústria, à saúde, aos grandes varejistas e ao comércio considerado não essencial foram os fatores que contribuíram para essa marca. Também determinaram esse valor o aumento das compras online e pedidos de delivery.
Exportações
Segundo o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia, mas atividades que geram muitos impostos também cresceram bastante. “Alguns exemplos são as exportações, que estão em alta, e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, ainda proporciona maior arrecadação por conta dos preços dos produtos que vêm subindo”
Impostômetro
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, de 2016 a 2019, os brasileiros tiveram de trabalhar 153 dias para pagar impostos. No ano passado, foram 151. O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da entidade, na região central da capital paulista. (Fonte: Agência Brasil)
“Bem Juntinhos” 1
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert recebem Mônica Martelli e Milly Lacombe no “Bem Juntinhos” desta quinta, dia 20, (horário de Brasília) no GNT. A separação pode ser um dos momentos mais difíceis da vida emocional de uma pessoa, e é sobre isso que Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert conversam no próximo episódio inédito de “Bem Juntinhos”, do GNT.
“Bem Juntinhos” 2
No programa, os apresentadores recebem a atriz Mônica Martelli e a jornalista e roteirista Milly Lacombe para um bate-papo sobre as motivações que levam ao término do relacionamento e os diferentes sentimentos e fases que existem nesse processo, como o luto, o renascimento e a reinvenção após a separação. “Eu ficava na dúvida se o relacionamento tinha chegado ao fim ou se eu estava vivendo mais uma crise. Você deseja tanto ser família, que vai aumentando seu limite de tolerância”, comenta Mônica sobre sua experiência com términos.
Pix
Com seis meses de funcionamento, o Pix deve conquistar mais ainda os donos de micro e pequenas empresas. Com o anúncio de novas funcionalidades, o Banco Central aposta na maior adesão das empresas ao meio de pagamento instantâneo. No último dia 14, mais uma funcionalidade foi lançada com o Pix Cobrança, que permite gerar faturas com data de vencimento para pagamentos por meio de um QR Code que possibilita o cálculo automático de multas, juros ou até desconto por pagamento antecipado.
… Bom dia! “Com pensamento forte e o coração repleto de coragem, o sonhador realiza seus sonhos”!
… Trocam de idade hoje: Vanessa Amim, Newnton Klauss Medeiros, Munier Abraão Lacerda, Fábio da Silva Barbosa, Fábio Zonta Pereira, Sandra Novaes, Luís Pillon, Rose Guilardi, Patricia Esgaib Elias, Eser Caceres, Adriana Cabral e Rosana Rangel. Happy birthday!
… Essa será a capa de Tem que vigorar!, livro de Gil do Vigor. A obra, que sai pela Globo Livros, já está em pré-venda e será lançada no mês que vem.
… Gil fez a sessão de fotos na terça-feira (18) em um estúdio em São Paulo e, após posar, fez uma reunião com a equipe para decidir a capa. “Parece que estou sonhando. Nunca imaginei que poderia ter um livro sobre a minha vida”, conta Gil.
…A médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo foi a grande homenageada com o Prêmio Nise da Silveira – Mulheres que Abrem Espaço para o Amanhã, entregue ontem (19) pela prefeitura do Rio de Janeiro.