78,65% das intenções de viagens são para o destinos no próprio Brasil. 69,5% acredita que viagens para destinos nacionais retomam somente após fevereiro de 2022
Viajar
Estamos em um momento crucial da pandemia, no qual a quarentena, devidamente necessária, ainda é uma realidade do Brasil. Ao redor do mundo muitos países já voltam aos poucos ao novo normal. A vontade dos brasileiros de poder retomar hábitos de descompressão, como o de viajar, ir para o campo no fim de semana, ou mesmo descer para a cidade praiana mais próxima, cresce na mesma intensidade da vontade, e possibilidade de finalmente tomar a vacina. Novo estudo da Hibou – empresa de monitoramento de mercado e consumo – revelou que 47% da população tem a intenção viajar nos próximos 12 meses, mesmo com medidas de isolamento ainda em operação e sem previsão final de vacina para toda a população.
O turismo brasileiro por brasileiros
Sim, as pessoas agora querem conhecer melhor o próprio país. Parece que a empatia e a união criada com a situação sensível vivida pela pandemia até aqui tornou a nossa própria grama ainda mais verde. Pelo Brasil as viagens podem ser feitas de carro ou com voos curtos, que são opções mais seguras. O idioma também tem um papel importante aqui, já que, caso aconteça algum problema, de saúde ou imprevisto de viagem mesmo, fica muito mais fácil pedir ajuda no idioma nativo. Entre os destinos mais almejados, 55,7% dos brasileiros quer conhecer outros estados dentro do Brasil, 22,9% tem em mente conhecer melhor o próprio Estado, ou seja, se somarmos, 78,6% da intenção de viagem está em terras tupiniquins. Para o exterior, 20,5% pretende ir para a América do Norte e 19% gostaria de embarcar em uma Euro Trip.
Hospedagem
Hotéis de redes conhecidas são a principal opção de acomodação para 49%, seguido de aluguel de imóvel por temporada, para 21,8%, e casa de parentes ou amigos para 11,8%.
Viagens nacionais
O coronavírus atrapalhou a vida e os planos de muita gente, e 24,1% desmarcou viagens por completo, enquanto 17,5% apenas adiou o passeio. Pensando em viagens nacionais, a maior parte dos entrevistados (69,5%) acredita que as pessoas voltarão a viajar somente após fevereiro de 2022.
Viagens para o exterior?
No caso das viagens internacionais, a população está ainda mais cética sobre o retorno, já que 81,4% aposta em uma normalização apenas após fevereiro de 2022 também. Ainda assim, seja aqui no Brasil ou no exterior, 51,6% da população sente vontade em viajar ainda em 2021.
Colocando na balança
Para 53,5% dos entrevistados, a principal preocupação em relação a viagens atualmente é, obviamente, a possível contaminação por coronavírus. No entanto, há, ainda, uma parcela de 35,7% que se preocupa com o risco de que essas viagens contribuam para uma nova onda casos de COVID-19 no país.
Situação financeira
Entre as dificuldades, não menos relevante em uma pandemia, 33,1% se preocupa mesmo é com a própria situação financeira atual, 24,1% define como impeditivo o fato de que os pontos turísticos estejam ainda fechados e 19,6% vê como dificuldade a alta cotação do dólar.
Planejamento
Na hora de planejar uma viagem, o brasileiro acha importante considerar a estação do ano (55,2%), o orçamento final (46,2%), ter um roteiro bem estruturado (43,3%), a forma de pagamento (40,1%) e ter acesso a pacotes promocionais (37.5%).
Companhia
A companhia também é muito importante, família e companheiros, sejam casados ou namorados, juntos, correspondem por 73,4% das preferências do brasileiro para uma viagem. A pesquisa mostrou também que a população prefere planejar com antecedência essas viagens, sendo 24,8% com um ano antes e 36,3% entre 3 e 6 meses
Metodologia
Um total de 2.258 brasileiros respondeu a pesquisa de forma digital, garantindo resultado com 2,06% de margem de erro. A pesquisa engloba todo o Brasil, níveis de renda ABC e público 18+.
… Bom dia! “Quem conhece a si mesmo jamais se sentirá insultado pelo outro. (Manja Coen)
… Trocam de idade hoje: Gisele Correia, Cacilda da Silva Seraphim, Cris Vasconcelos, Marco Túlio Rosa, Lucas Lima, Paulo Oliveira, Nélcia Rita Franco, José Rocha, Maria Angela Fachini, Melina Medeiros Quintella, Vivian Felício, Rogério Marcondes e Dina Mara de Mattos. Happy birthday!
… A vacinação em curso em todo o mundo permitirá que Saint Barth possa retomar suas atividades em outubro deste ano. Após a reabertura gradual das fronteiras desde o último 19 de maio, primeiramente para a França continental, em seguida demais países da Europa e Estados Unidos, espera-se que no segundo semestre a ilha possa receber demais viajantes para muitas celebrações.
… A maior parte dos hotéis e vilas reabrirão na segunda semana de outubro e uma grande novidade: o icônico Le Guanahani, agora Rosewood, depois de três anos fechado para obras, volta a operar completamente reformado.
… Outra excelente notícia: entre os dias 10 e 14 de novembro, a ilha organizará o Saint Bath Gourmet Festival com alguns dos mais importantes chefs franceses estrelados pilotando os fogões de 7 hotéis e 4 restaurantes, a capital da alta gastronomia no Caribe.
… Hoje (2), ás 11 horas (horário de Brasília) A Fiat fará a revelação do nome do lançamento mais aguardado do ano.A marca confirma a identidade de seu novo SUV em uma live com Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.