Dicas de pratos e bebidas para nos deliciarmos durante as Olimpíadas no Japão

Nada melhor do que assistir as competições internacionais acompanhados por boas comidas e bebidas! Pensando nisso, para comemorar o início dos Jogos Olímpicos realizados este ano no Japão, chefs e bartender compartilham receitas que representam alguns dos países participantes.

O chef Koji Yokomizo abre os trabalhos com a receita do Yaki Udon, uma homenagem ao país anfitrião, palco das competições. Já Pasquale Mancini, chef nascido no interior da Toscana responsável pelo menu do Terraço Itália, ensina o passo-a-passo do Gnocchi de Mandioquinha com camarão e aspargos. Fábio Vieira, chef executivo do Santo Grão, traz todo o tempero brasileiro no saboroso Picadinho de Mignon servido com chips de mandioquinha, farofa fria com farinha de milho e arroz cremoso. Representando Portugal, o Bacalhau Vinho & Cia compartilha o preparo do chef Caique Pallas com o Bacalhau às Natas servido em nacos com batatas cozidas, cebola, molho de requeijão, catupiry e pimentão vermelho, tudo gratinado com parmesão no forno.

Já no time das bebidas, podemos conferir o Expresso Olímpico, coquetel criado pelo bartender parceiro da Aurora Fine Brands, Frajola Souza, do Sylvester Bar, localizado em Pinheiros-SP. Na taça, Frajola buscou influências do Japão, Itália e do Brasil ao combinar saquê, para representar a Terra do Sensei, o Amaro, que em italiano quer dizer amargo e significa um estilo de licor agridoce muito comum na Itália, e a chachaça, para mostrar de onde viémos. O bartender explica ainda a importância destes dois países para o desenvolvimento de São Paulo: “Tanto os imigrantes do Japão como os da Itália nos ajudaram muito nas plantações de café, no crescimento das indústrias na capital e interior. Criei um coquetel fácil de fazer em casa e que homenageasse esses dois países, além da cachaça, que é o nosso destilado principal”.

Confira as receitas abaixo!

Yaki Udon – Por chef Koji Yokomizo

Macarrão de udon refogado com carne e cebola

Ingredientes:

– 100g macarrão udon congelado pré-cozido ou massa seca
– 120g contra filé fatias finas
– 1 colher de azeite
– 30g de cebola branca fatias fina
– 01 colher de sopa de shoyu
– Três talos de Cebolinha picadas
– Katsobushi a gosto (conserva seca)
– Sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma frigideira, coloque o azeite e acrescente as fatias de carne e cebola. Refogue até a carne cozinhar e dourar. Em seguida, uma colher shoyu e o udon (pré-cozido).
Misture todos os ingredientes por aproximadamente 3 minutos e tempere com sal a gosto.
Para finalizar, acrescente a cebolinha picada e aproximadamente um punhado de Katsobushi

Bacalhoada às Natas – Bacalhau Vinho & Cia – Chef Caique Pallas

Ingredientes:

– 600 Grs. de bacalhau em nacos dessalgados

– 150 grs. de natas

– 100 grs. de catupiry

– 200 grs. de creme de leite fresco

– 60 grs. de cebola picada

– 10 grs. de alho picado

– 200 grs. de batata cozida e cortada em cubos médios

– Parmesão ralado para gratinar

– Azeite

Modo de Preparo:

– Cozinhe os nacos de bacalhau até ficarem macios. Reserve.

– Faça uma pré fritura dos cubos de batata até que fiquem dourados e reserve.

– Em uma frigideira, doure o alho e a cebola com azeite e acrescente as natas, o catupiry e o creme de leite. Mexa até que o molho fique homogêneo e acerte o sal.

– Incorpore as batatas no molho.

– Em um refratário, disponha as batatas e os nacos de bacalhau sobre as mesmas. Cubra tudo com o restante do molho e depois o parmesão ralado.

– Leve ao forno 200°C até que fique gratinado.

Rendimento: 2 porções  Tempo de Preparo: 30 minutos

Foto: Gladstone Campos

Receita Picadinho – Santo Grão – Chef Fábio Vieira

Ingredientes:

– 150 gramas de mignon picado

– 1 unidade de mandioquinha

– 1 colher de sopa de cebola e salsão brunoise

– 1 dente de alho amassado

– 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

– 2 cravos

– 3 colheres de sopa de shoyu

– 1 concha de caldo de legumes

– Azeite

– Ciboulette a gosto

– Sal

– Pimenta do reino

Modo de preparo:

Tempere a carne com uma pitada de sal, pimenta do reino a gosto, o vinagre, o alho, o cravo.

Leve a uma frigideira bem quente com um fio de azeite sem mexer para que sele e não libere suco.

Acrescente a cebola e o salsão. Mexa, acrescente o shoyu e o caldo de legumes.

Deixe por alguns minutos para que incorpore.

Finalize com a ciboulette ou cheiro verde, se preferir, e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Sugestão: chips de mandioquinha. Para prepará-lo, descasque a mandioquinha e com o mesmo descascador, continue tirando lascas finas no sentido longitudinal. Frite em óleo imersão a 180ºC e sirva por cima do picadinho.

Preparo farofa caipira fria

Ingredientes:

– 400 grs de farinha de milho de qualidade

– 2 colheres (sopa) bem cheias de vinagrete feito à sua moda

– 2 colheres (sopa) de escalivada (pimentões 3 cores tostados direto na chama do fogão, retiradas as peles e picados)

– 2 colheres (sopa) de ciboulette ou cebolinha picadas

– 1 colher (sopa) de azeitona preta (azapa) bem picada

Modo de preparo:

Junte os ingredientes e incorpore a farinha. Está pronta essa deliciosa combinação para carnes.

Rendimento: 1 porção  Tempo preparo: 40 minutos

Gnocchi de mandioquinha com camarão e aspargo – Terraço Itália – Chef Pasquale Mancini

Ingredientes para o gnocchi:

– 700g de mandioquinha

– 180g de farinha de trigo

– 2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado na hora

– 2 pitadas de sal

– 1 pitada de noz moscada

– Salsinha picada a gosto

Ingredientes para o molho:

– 280g de camarão médio limpo

– 120g de aspargos verde

– 6 unidades de tomates frescos pelado e sem semente

– 80g tomate cereja

– 8 colheres (sopa) de azeite extra virgem

– 4 dentes de alho

– 1 maço manjericão

– Sal a gosto

– Pimenta do reino a gosto

– ½ copa de vinho branco

Modo de preparo:

Cozinhe as mandioquinha lavadas e descascadas até que fiquem macias. Passe no espremedor de batatas ainda quente. Deixe esfriar. Quando as mandioquinhas estiverem frias, disponha em uma mesa de trabalho, acrescente a farinha e os demais ingredientes e sove até obter uma massa lisa e que não grude mais a mesa que deve ser de mármore ou inox. Faça pequenas tiras e corte no tamanho desejado.

Reserve. Em uma frigideira coloque o azeite, os dente de alho, quando estiverem dourados, acrescente os camarões e aspargo. Saltei por três minutos, acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Reire os camarões e reserve, Acrescente os tomates cortados em cubos e os tomates cereja, saltei por alguns minutos ou até que evapore toda a água. Retire os dentes de alho.

Acrescente o manjericão, regule o sal e pimenta do reino, e retorne com os camarões. A esse ponto, coloque uma panela grande no fogo com água. Ao ferver, salgue a mesa e acrescente os nhoques. Apenas quando subirem, retire-os e escorra. Acrescente o molho. Salteie e sirva imediatamente.

Tempo de preparo: 10 minutos  Rendimento: 4 porções

Expresso Olímpico – Por Frajola Souza (Aurora Fine Brands)

Ingredientes:

– 20ml de cachaça

– 20ml de sake

– 20ml de amaro

– 07ml de licor de café

– 30ml de café expresso

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, bata até ficar bem resfriados, sirva em uma taça Martini previamente resfriada, finalize com uma casca de laranja Bahia.

Sobre a Aurora Fine Brands

Fundada em 1921 em Hamburgo na Alemanha, a Aurora Fine Brands é hoje uma das empresas mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Aurora Fine Brands é a única empresa da
América Latina membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers).

Sob o comando de Alberto Jacobsberg desde 1985, representando a terceira geração da família, a empresa tem como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, excelência na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos.

Para saber mais, acesse – www.aurora.com.br

Sobre o Bacalhau, Vinho & Cia

Instalado em um charmoso edifício de fachada portuguesa com quase 50 anos de atividades, o Restaurante Bacalhau, Vinho & Cia faz parte do hall de estabelecimentos clássicos da cidade São Paulo. Em um amplo salão despretensioso e aconchegante com decoração rústica, evoca a atmosfera de tascas portuguesas, muito comuns na capital nos anos 70.

 

Sobre By Koji

Conhecido e respeitado pela sua habilidade em escolher pessoalmente os melhores peixes, chef Koji Yokomizo é o nome à frente do By Koji. Com 2 casas em São Paulo – uma no Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein –, Koji traz para o público paulistano requintes a tradicional gastronomia japonesa ao mesmo tempo que emprega com maestria elementos contemporâneos na sua cozinha.

Sobre Fábio Vieira

Em 2014, Fábio Vieira abria o Micaela, um restaurante low-profile que, ao misturar os sotaques do Brasil a flertes com a cozinha espanhola, homenageava a bisavó, nascida nas Ilhas Canárias. Façanha de um chef formado em Rádio e TV, que teve banda de reggae e mixou no estúdio de Bob Marley e que, antes de ser cozinheiro, pretendia ser cineasta. De Piracicaba, no interior paulista, Fábio passou pelo Tordesilhas, de Mara Salles, e pelo Hofmann, uma estrela Michelin de Barcelona, antes de apresentar a cozinha despretensiosa de autor que lhe rendeu o prêmio de chef revelação. Hoje suas receitas estão na praia, no Micaela de Ilhabela, e em breve nas maiores unidades da Santo Grão.

Sobre o Santo Grão

Desde 2003, a marca foca em um senso de equilíbrio que se reflete no ambiente seguro e confortável para se socializar (ou não), no atendimento acolhedor, na cozinha saudável, no wi-fi veloz e nos cafés de qualidade. Estes implicam 80 toneladas de grãos torrados a cada ano e 60 toneladas (ou seis milhões de xícaras) tomadas no mesmo período. Incluem meia dúzia fixa de blends e incontáveis microlotes inéditos a serem preparados ao gosto de cada cliente. Desdobram-se ainda cursos para apaixonados e profissionais, em suas 8 lojas: 7 em São Paulo (Oscar Freire, Moema, Morumbi, Vila Madalena, Cidade Jardim, Itaim e Edifício Une) e 1 em Curitiba (Batel), e também na butique virtual: santograo.com.br/loja.

Sobre o Terraço Itália

Do alto de seus 160 metros de altura e com mais de 50 anos de História e tradição, o Terraço Itália é um marco na cidade de São Paulo. Dotado de ambientes elegantemente decorados e atmosfera cosmopolita, é um verdadeiro complexo de lazer e eventos com o melhor da gastronomia italiana. Ponto turístico há mais de 5 décadas o Terraço recebe eventos de formatos e tamanhos variados. Entre os mais procurados estão as bodas por conta do cenário deslumbrante e do clima romântico da casa, essenciais para tornar o grande dia inesquecível.