A marca Peugeot apresentou há cerca de algumas semanas o novo Peugeot 308 SW, uma silhueta em si. Com estilo expressivo, o modelo tem um perfil elegante e uma traseira sofisticada. É eficiente e ultramoderno sem renunciar ao essencial ou frustrar as expectativas dos clientes do segmento das station wagons compactas.
Menos austera, mais eficiente e também mais sedutora, a atual versão da station wagon não fica a dever nada aos demais carros de passeio. Em compensação, ela preserva aquilo que sempre foi a especificidade do segmento: uma silhueta alongada e, acima de tudo, um volume de carga generoso.
Um pouco da história
O nascimento da primeira station wagon Peugeot remonta a 1949, ano da apresentação da versão station wagon do Peugeot 203. Na época, o segmento era muito incipiente e não se sabia ao certo se havia uma clientela para esse tipo de veículo. Mas a marca do leão não tinha dúvidas a esse respeito, a ponto de oferecer não uma, mas duas versões do Station Wagon 403: uma Familiar e outra, mais rudimentar, Comercial.
A boa aceitação dos modelos por parte dos consumidores incita a PEUGEOT a desenvolver sua oferta. Em 1956, a marca do leão lança o 403 station wagon, igualmente proposto nas versões Familiar e Comercial. Ele será substituído em 1962 pelo 404 Station Wagon. Já o 203 Station Wagon só terá um sucessor em 1965, com a chegada do 204.
A partir daí, a história segue seu curso e novos capítulos são escritos com o passar do tempo: Os modelos 304 e 504 Station Wagon nos anos 70, 305, 505 e 405 Station Wagon nos anos 80, P306 e 406 SW nos anos 90. No começo dos anos 2000, a Peugeot lança dois modelos originais que promovem uma evolução no segmento: o 206 SW com dimensões particularmente reduzidas para um station wagon, e o 307SW que se apropria de algumas boas ideias vistas nos monovolumes.
A lista não para de crescer, com as versões SW do primeiro 308 e do 407, bem como dos 508 de primeira e segunda geração. Com tantos modelos, podemos dizer sem exageros que quase todo o mundo tem na memória algum vestígio de um Station Wagon.
Novo 308 SW: a história continua
Em 2021, um novo station wagon da Peugeot entra em cena: o novo Peugeot 08 SW. Assim como o sedã, do qual deriva, este modelo é incontestavelmente uma das propostas mais sedutoras do segmento.
São 608 litros de volume de carga, chegando a 1634 com o banco completamente rebatido: tem lugar de sobra no porta-malas do 308 SW! Além de espaçoso, o novo 308 SW também é prático, com um banco em três partes que pode ser rebatido diretamente a partir do porta-malas, através dos comandos localizados nas paredes.
A distância entre eixos do novo 308 SW ganhou 55 mm em relação ao sedã. Essa modificação não apenas libera mais espaço para os passageiros traseiros, mas também assenta melhor a silhueta do veículo, que parece estar solidamente posicionado sobre as quatro rodas.
Nas versões sedã ou station wagon, o novo 308, equipado com um cluster digital 3D de 10 polegadas e uma tela touchscreen central de alta definição de 10 polegadas, chega inovando com o novo i-Connect® Advanced. Os botões de comando convencionais são substituídos por i-toggles inteiramente configuráveis. O volante de pequenas dimensões, outro elemento indissociável do i-Cockpit® dá ao condutor a sensação de formar corpo com o carro.
Os primeiros exemplares do novo 308 SW estarão nas ruas a partir do começo do ano que vem. A empresa vai disponibilizar, já no lançamento, uma série de motorizações, incluindo duas híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv.