Em “meu sonho me contou”, autora e protagonista Camila Haik insere leitor na narrativa e o leva a refletir sobre o quanto cada um pode e deve se colocar em primeiro lugar no amor e na vida
Para sentir-se livre e viver a vida intensamente, o simpático e sonhador marinheiro Miguel se aventura pela imensidão do mar e pelas ondas das praias do Rio de Janeiro. A sinceridade presente nos olhos cor de mel do surfista encantou a jovem Camila. A paixão foi quase instantânea, ainda que despretensiosa.
Ao emprestar o nome para a protagonista de meu sonho me contou, a escritora carioca Camila Haik causa, de imediato, a impressão de que se trata de uma autobiografia. Na história, a protagonista é também uma escritora. Ela acaba de escrever um livro quando conhece Miguel e é surpreendida com um convite para passar alguns dias na casa dele – e aceita.
O enredo relaciona momentos comuns da rotina – como ensinar alguém a fazer café – com reflexões sobre a vida e os sentimentos. Na narrativa, o leitor é quase personagem, uma espécie de ouvinte dos desabafos e conselhos de Camila, enquanto a instigante história de amor se desenrola.
Alguns dias vão ser mais difíceis do que outros, eu sei, mas
tenta mentalizar a bondade que há aí dentro, a certeza da sua alegria,
a sua felicidade em harmonia com a tristeza. Tenta visualizar
o que você quer sentir para, então, ser inteiramente a pessoa que faz
e que vai fazer tudo acontecer: você.
(Meu sonho me contou, p. 14)
Assim como para o leitor, a história também se apresenta por meio de cartas para Miguel e para psicóloga, Joana. Foi com ajuda da profissional que Camila encontra o caminho para conectar o físico, o espiritual e o mental. Ao acessar os sentimentos mais íntimos e puros da protagonista, o enredo faz refletir a respeito das próprias emoções – e o quanto cada um pode e deve se colocar em primeiro lugar no amor e na vida.
- Sobre a autora
Sou Camila Haik, mas pode me chamar de Cacá. Carrego a Escrita no coração, o ThetaHealing (ThetaHealing é a marca registrada de um processo de meditação criado em 1995 por Vianna Stibal). na mente, a Astrologia na alma e a Publicidade na matéria. Escrevo para me libertar, para me salvar, para me amar. Eu escrevo para nos curar. Com o meu coração, escrevo para que todo mundo possa escrever, também. Acredito que as palavras têm magia e, por meio do nosso poder, confio no universo para manifestar tudo o que um dia sonhamos, manifestamos, vivemos. Eu sinto a poesia da vida. E é por ela que eu estou aqui, é pelo amor que eu sou quem eu sou. Somos. E sempre.Obrigada por me ler, por me abraçar, por me amar. Amor, Cacá.