Praticar Yoga pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, ajuda no equilíbrio e fortalecimento corporal, melhora a qualidade de sono e sensação de bem estar. Mas você sabia que a modalidade também cuida da saúde mental? A médica psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, APBr, Renata Nayara Figueiredo, explica que o Yoga além de uma atividade física é uma atividade meditativa.
Ou seja, uma ferramenta auxiliar na promoção de saúde mental. “De uma maneira geral, há ganhos na qualidade de vida, desde as mudanças no padrão de pensamento até mudança nas ações em prol da saúde”, pondera. Ela explica que há um aumento da consciência de si, que potencializa a cultura da não-violência, do olhar para si, bem como do olhar para o outro e para o mundo.
Uma consequência disso, segundo Renata, é a melhora da qualidade do sono, pois os benefícios não estão presentes somente durante a prática em si, mas que há um efeito duradouro que se perpetua ao longo do dia.
Aumento na procura
Uma pesquisa realizada pela plataforma Gympass, mostrou que só nos primeiros cinco meses deste ano a procura pelo Yoga cresceu em 43%. O número reflete o dia a dia, segundo Tallyta Mendes, instrutora da modalidade na Bodytech Brasília, se deve ao aumento das crises de ansiedade em meio ao isolamento/distanciamento social. Para ela, o Yoga tende a crescer ainda mais, pois é uma atividade para todos, sem distinção de gênero e idade.
“O yoga é uma atividade que trabalha corpo e mente de forma integrada, aliando movimentos, exercícios de respiração, relaxamento e auto observação. Por isso, os benefícios da prática não são apenas para o corpo, são também para a mente e podem estender-se até para outras áreas como a saúde social, por exemplo”, explica.