Pela quarta vez consecutiva a instituição se destacou pelo uso de ferramentas digitais
O Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto (SP) receberá o selo de escola modelo da Microsoft. O título é um reconhecimento concedido às escolas que utilizam a tecnologia e as ferramentas da Microsoft para otimizar as aulas e engajar os alunos no ambiente escolar virtual. Para o período 2020-2021, foram contempladas 325 instituições de 58 países ao redor do mundo.
O programa Showcase Schools, ou schools model da Microsoft tem como objetivo fomentar uma cultura de aprendizagem pautada pela inovação e na preparação dos alunos para as habilidades do futuro. Para isso, utiliza um guia de práticas e as próprias ferramentas da empresa de tecnologia.
A maioria dos professores do colégio (96%) recebeu o certificado de educador inovador, um reconhecimento a quem usa a tecnologia para preparar o caminho para seus colegas para um melhor aprendizado e melhores resultados para os alunos.
O uso de tecnologias para o aprendizado dos alunos é uma das características importantes do colégio. De acordo com a diretora, Roberta Fardin, essas ferramentas estão sendo fundamentais durante o período da pandemia. “No ensino remoto, a adaptação foi tranquila porque tanto os alunos quanto os professores já conheciam os programas, que foram muito aproveitados nas aulas e na preparação de trabalhos”, avalia.
Ferramentas como Sway, forms, OneNote, Minecraft, kahoot , dentre outras, são de grande utilidade para os alunos na hora de desenvolver trabalhos em sala de aula ou remotos. “É um processo em que todos aprendem, alunos e professores, e todos estão sendo instrumentalizados para atuar em diversas áreas, além de ampliar as possibilidades de personalização do ensino, contribuindo para o desenvolvimento individual dos alunos”, explica Moisés Mota Vieira, analista de Tecnologia do colégio.