Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes pode fornecer um reforço extra contra a covid-19
Com a vacinação a todo vapor, os cuidados não podem parar. Além das máscaras e higienização constante das mãos, uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter uma boa imunidade. Segundo Bettina Del Pino, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, as vacinas criam os anticorpos necessários para o combate à covid-19, mas para ajudar a manter o sistema imunológico saudável, existem alguns alimentos que são fundamentais neste processo.
“Alimentos ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios são importantes para que o organismo fique ainda mais forte. Alguns nutrientes se destacam para ajudar a afastar infecções, como vitamina C, ferro e zinco, por exemplo”, explica Bettina Del Pino. A profissional aconselha ainda o consumo de pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes diariamente.
Confira alguns alimentos que não podem faltar na dieta e que agem como reforço à imunidade.
Carnes magras (peixe e frango): contêm vitamina B12 e contribuem para a formação das células sanguíneas. O ferro é necessário para ajudar os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio. O zinco, por sua vez, é exigido pelo organismo para a síntese do DNA e auxilia no sistema imunológico. Já as proteínas são fundamentais para a manutenção da massa muscular e o desenvolvimento dos músculos.
Cúrcuma: rica em antioxidantes, pode auxiliar no combate de resfriados e gripes, fortalece a flora intestinal, estimulando o bom funcionamento do sistema imunológico.
Alho: altamente nutritivo, tem propriedades antibacterianas, ajudando a afastar infecções. Também contribuiu para a melhora da imunidade reduzindo a pressão arterial por conta do magnésio em sua composição.
Gengibre: Possui ativos descongestionantes, expectorantes e digestivos. Diminui os sintomas de gripes, tosses, gases e dores estomacais. Além disso, é utilizado para amenizar as náuseas relacionadas à gravidez. Possui efeito termogênico, podendo ser um aliado ao emagrecimento.
Azeite: possui propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, e protege o cérebro.
Vegetais verde escuros: possuem vitaminas e minerais (como ferro, ácido fólico, vitamina C) e boa quantidade de fibras e fito químicos que podem auxiliar a fortalecer a imunidade e proteger o corpo de doenças.
Frutas vermelhas: por serem ricas em antioxidantes, são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce. Também são fontes de fibra, exercendo papel fundamental no funcionamento do intestino.
Chocolate com alto teor de cacau: é responsável pelo combate e prevenção de doenças cardiovasculares além de aumentar a concentração e saúde do cérebro.
Além de uma alimentação balanceada, existem outras maneiras de melhorar a resposta imunológica, adotando hábitos simples, como:
Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
Fazer exercícios físicos;