É fato que a Geração Z nunca esteve tão em pauta como nos últimos meses, sobretudo devido ao seu impacto na forma como as empresas e o mercado enxergam os hábitos de consumo da população. Essa geração é formada por pessoas que nasceram entre os anos de 1995 e 2015, sendo caracterizada por seu pragmatismo, indefinição, diálogo, autenticidade, diversidade e linguagem baseada em códigos de humor.
Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, como o TikTok, a Geração Z passou a estabelecer novas formas de consumir produtos, serviços e conteúdos em diferentes áreas, como moda, música, gastronomia, entretenimento, etc. Muitos costumes adotados pelas gerações anteriores se tornaram “cringe” (termo que significa algo “vergonhoso”), despertando a necessidade do mercado e das marcas se adaptarem aos novos hábitos para conseguirem dialogar com a população mais jovem.
Nesse contexto, uma das áreas de maior interesse entre a Geração Z é a de jogos eletrônicos, que cresce cada vez mais e já abraça outros aspectos da cultura, como comportamento, moda e música, formando um verdadeiro “lifestyle gamer”. Segundo uma pesquisa mundial realizada pela NewZoo, a Geração Z tem os jogos eletrônicos como a principal fonte de entretenimento, sendo que mais de dois terços dos jovens gamers também costumam acompanhar campeonatos de Esports.