Combater a tensão e o nervosismo que acompanham os estudantes que se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos caminhos que podem ajudar a melhorar o desempenho no dia da prova. Por isso, há pouco mais de uma semana do exame, que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro, o ideal é buscar alternativas que ajudem o candidato a desacelerar e que melhorem, inclusive, a saúde mental.
As dicas de investimento em bem-estar incluem uma boa alimentação, além da prática de exercícios físicos e boas noites de sono. Mas há um outro componente que pode e deve ser somado a esse trio: A massagem! Segundo Renata França, criadora de seis protocolos exclusivos, a massagem relaxante, por exemplo, é ideal para combater o estresse e a ansiedade. “Ela alivia a tensão dos músculos e atenua as dores no corpo, sem falar que aumenta a liberação de endorfina, o que ajuda a combater o desconforto físico. É exatamente o que os vestibulandos precisam nessa reta final”, diz.
Para quem está vivendo essa fase tão tensa, mas não tem tempo de receber uma massagem, Renata preparou um passo a passo de automassagem relaxante, para que os candidatos façam em casa mesmo. “Pode não parecer, mas a automassagem funciona muito. Eu sou um exemplo disso, pois a rotina entre um curso e outro nem sempre me permite parar receber uma massagem. Então, eu faço em mim mesma manobras básicas, e elas fazem toda a diferença”, afirma.
Confira o passo-a-passo:
- Comece colocando as mãos na nuca e fazendo movimentos circulares com pressão. Vá descendo até chegar no trapézio (músculo que se estende da área do pescoço até o meio das costas). Depois, suba fazendo movimentos dedilhados (com as pontas dos dedos).
- Posicione a ponta dos dedos na cabeça, pressione e faça movimentos circulares. Vá mudando a posição dos dedos até ter massageado toda a região do crânio.
- Pressione o espaço entre o polegar e o indicador por 10 segundos e solte. Na medicina chinesa esse ponto é chamado “IG 4” e é conhecido por causar relaxamento imediato e proporcionar alívio das dores.
- Sente-se confortavelmente, de maneira que consiga massagear os pés. Segure um dos pés, posicionando os polegares da mão na parte inferior (planta) e reveze movimentos circulares, cruzados e retos – sempre de forma ascendente (de baixo para cima). Depois, massageie cada dedo, do menor para o maior.
Boa Prova à todos os estudantes do Brasil.