Na quarta edição da pesquisa, brasileiro mantem a compra de imóvel como principal opção de investimento em caso de melhora da situação financeira e sobra de recursos do orçamento doméstico
Compra de imóvel
A quarta edição do Radar Febraban mostra também que, em caso de melhora da situação financeira e de sobra de recursos do orçamento doméstico, a principal opção de investimento dos respondentes é a compra de imóvel: 35%, sendo este o maior percentual desde o início da série histórica da pesquisa.
Investimentos bancários
Em seguida, vêm os investimentos bancários (22%), a reforma da casa (18%) e a aplicação na poupança (18%). recente alta da inflação prejudica a alimentação e o consumo diário, para a quase 70% dos brasileiros neste final de 2021 e 42% avaliam que o principal impacto da inflação é no preço do combustível.
Pesquisa
A pesquisa mostra que a percepção sobre a inflação tem peso relevante pelo impacto direto no poder de compra e na qualidade de vida da população, mas por outro lado, sugere ainda que o desejo dos consumidores em comprar imóvel em 2022 pode animar o setor imobiliário no próximo ano”, aponta o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), responsável pela pesquisa.
Impacto da inflação
• 69% avaliam que a inflação está impactando principalmente o consumo de alimentos e outros produtos de abastecimento doméstico.
• 42% apontam que o principal impacto da inflação é no preço do combustível.
• 19% consideram que a inflação impacta, sobretudo, o pagamento de serviços de saúde e remédios.
• 8% juros do cartão de crédito
• 6% passagem de transporte público
• 5% pagamento da escola, faculdade ou outros serviços de educação
• 4% compra de veículos e imóveis.
Consumo
O desejo de comprar um imóvel continua crescendo entre os brasileiros. No caso de melhora da situação financeira e sobra de recursos do orçamento doméstico, a principal opção de investimento dos entrevistados seria a compra de imóvel: 35%, sendo este o maior percentual desde o início da série histórica. Seguem-se a essa alternativa:
• 22% – investimentos bancários;
• 18% – reforma da casa (18%), poupança;
• 17% – investimentos em educação pessoal e da família;
• 13% – fazer ou melhorar o plano de saúde;
• 10% – viajar;
• 7% – comprar carro;
• 3% – comprar moto;
• 2% – comprar eletrodomésticos e eletrônicos.
Avaliação dos bancos
A confiança nos bancos manteve o bom patamar de setembro, próximo a 60%. Apesar de algumas oscilações, permanece elevada a percepção da contribuição positiva dos bancos para o desenvolvimento da economia, a geração de empregos, a ajuda ao país e às pessoas no enfrentamento da crise sanitária.
Geração de empregos
Quanto à geração de empregos, 51% percebem uma contribuição positiva dos bancos, o que representa uma diminuição de 3 pontos em relação à onda anterior (54%). Ainda assim, o patamar atual mantém-se mais favorável que o de março (40%) e junho (43%).
Pix
Desde a implantação do Pix, sua aprovação teve crescimento expressivo, de 9 pontos, passando de 76% para 85% e já tem a adesão de 71% dos brasileiros.
• Entre os jovens de 18 a 24 anos, a aprovação ao Pix alcança quase a totalidade dos respondentes (99%).
• Na faixa de 25 a 44 anos, esse número fica no patamar de 90% ou mais também na faixa de 25 a 44 anos (96%);
• Entre quem tem ensino médio (90%) e ensino superior (92%); e na faixa de renda de mais de 5SM (90%).
• Os que têm 60 anos ou mais mostram-se os menos entusiasmados com o Pix, com aprovação, ainda assim muito alta, de 65%, e desaprovação de 22%.
Levantamento
A íntegra do quarto levantamento RADAR FEBRABAN, pesquisa FEBRABAN News-IPESPE pode ser acessada neste link.
… Bom dia!”Corra, lute pelo seu futuro, pois quando ele se tornar passado , não poderá muda-lo”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Raul Borges Júnior, Luciano Lopes, Carol lopes, Ana Flávia Christofoletti, Rosilene Nogueira Tabosa, Patrícia Mello, Simone Massano, Sirlei Mari Tertuliano, Ivan Alves Pereira, Leonildo Oliveira, Gustavo Henrique, Augusto de Souza, Lucelma Castilho, Vitor Nascimento, Leopoldina Arruda, Helena Do Amaral, e Maria José Gonzaga. Happy birthday!
… Jeep® lança filme de fim de ano “A aventura de cada um”
… Marca detalha as mais variadas aventuras em vídeo emocionante e reflexivo para celebrar o fim de ano.
… Além de compartilhar momentos diversos, o vídeo ainda faz um convite para que as pessoas pensarem em suas próximas aventuras do ano que está para chegar, ao finalizar com a questão: “Em 2022, que aventura você vai viver?”.
… O filme, de pouco mais de um minuto, foi desenvolvido pela Jeep em parceria com a agência F.Biz.
… Ele está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DSmjsXN_BEU
… Já a Samsung Electronics acaba de lançar um vídeo teaser à CES 2022 no qual apresenta sua visão de “Together for Tomorrow”.
… O vídeo, que mostra alienígenas realizando tarefas misteriosas atrás de uma janela embaçada, antecipa as grandes novidades que a Samsung anunciará na CES 2022, enquanto revela sua visão para o futuro.
… Confira o vídeo teaser misterioso da Samsung no link.