Dia de São Patrício ganha força no gosto dos brasileiros

Nessa quinta-feira (17) é comemorado o St. Patricks Day, ou Dia de São Patrício, em português, data em que se homenageia o santo padroeiro da Irlanda e missionário do cristianismo. O feriado irlandês rompeu fronteiras e hoje é celebrado ao redor do mundo com muita festa, cerveja e adereços verdes e brancos.

No Brasil não é diferente. Assim como na Irlanda, a cerveja é paixão nacional e por isso inspira cada vez mais bares e restaurantes a comemorar a data com eventos temáticos. Afinal somos o terceiro maior produtor no mundo, atrás apenas da China e EUA. Por ano, são produzidos 14,3 bilhões de litros.

A tradição histórica ensina que St. Patrick (São Patrício, em português) foi um jovem fidalgo bretão que, no século IV, enveredou-se para as terras irlandesas com o propósito de anunciar a fé cristã aos povos celtas. Durante mais de 30 anos de vida ministerial, ele era muito conhecido pelas aldeias e cidades do país. Até que foi vitimado por um ataque de saqueadores saxões, juntamente com alguns irlandeses convertidos ao Cristianismo. Inicialmente, foi feito escravo e depois morto de forma cruel, em 17 de março de 461 d. C. Acredita-se que sua morte motivou a uma pregação mais efusiva da fé cristã entre os irlandeses.

“O brasileiro gosta de celebrar, por isso o St Patricks Day ganhou força no país, ao aliar a paixão nacional pela cerveja com a confraternização e alegria da data, que a cada ano se torna cada mais conhecida por aqui”, explica o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.