Temporada de Ski no Circuito Andino
Hoje em dia, uma estação de ski é, na verdade, um centro de lazer, que recebe turistas de todas as idades, interessados nas muitas atividades possíveis de serem feitas em lugares de montanha – entre eles, os esportes de neve,como o esqui e o snowboard. Mas muita coisa pode ser curtida nesses lugares: a hotelaria, que é oferecida com níveis de preços para
todos os gostos e bolsos; a culinária, que busca oferecer comida típica dos lugares de montanha e, também, as delícias das cozinhas francesa, tailandesa, japonesa, mediterrânea, entre outros, além das refeições rápidas que são muito usadas por aqueles que estão praticando os esportes e não querem perder tempo; as atividades de caminhadas (trekking) em meio aos bosques e trilhas das montanhas; os passeios de bicicleta, trenó, motos de neve; e os muitos programas que são organizados dentro dos resorts de neve para passatempo de seus hóspedes, como os centros de fitness, os cursos de culinária, de dança, de meditação, yoga, entre tantos outros.
Os centros de esqui podem ser divididos em três categorias:
Os resorts de alta montanha – quando a estrutura hoteleira é construída no meio da montanha, e cercado pela neve e pelas pistas; também são chamados de “ski-in/ski-out”, facilitando muito a prática dos esportes de neve, pois os esquiadores e snowbordistas tem as pistas ao seu dispor ao abrir a porta do hotel. Na América do sul, os exemplos mais conhecidos deste tipo de estação de ski são Lãs Leñas/Argentina, e Valle Nevado/Chile.
As cidades ao pé da montanha – normalmente encontradas nos Usa, Canadá e Europa. Os resorts são construídos junto às montanhas onde são montados os teleféricos e demais serviços necessários à prática dos esportes, e existe bastante facilidade no sentido de curtir a cidade como centro de lazer e no acesso aos meios de elevação, que estão sempre muito perto dos hotéis. Exemplos conhecidos desta categoria são Aspen/Usa, Whistler/Canadá, entre tantos.
As cidades turísticas – com estação de esqui próxima: temos uma cidade de turismo de neve e montanha, em que o centro de ski foi construído próxima à cidade, exigindo deslocamento dos esportistas e turistas da cidade até o local.Exemplos famosos deste tipo de situação são Bariloche/Argentina, Chapelco/Argentina e Pucon/Chile.
Santiago
Localizada em um imenso vale ao lado das Cordilheiras dos Andes, a capital do Chile é capaz de causar sentimentos antagônicos em quem a visita.Bastam algumas horas no maior e principal centro urbano do país para o forasteiro começar a se apaixonar por esse território de ares europeus, mas com ritmo latino. Praças e parques concorridos que ficam lotados em pleno meio-dia, a exemplo da Plaza de Armas, bairros boêmios donos de uma vida noturna invejável, como o clássico Bellavista, vão chamando a atenção daqueles que se dão a chance de entrar no clima de Santiago do Chile. Um olhar sobre acervos como o do Museo de Arte Precolombino ou um passeio pela Casa Museo La Chascona, antiga casa do poeta Pablo Neruda, são certeiros para a conquista definitiva. É apenas uma questão de tempo. As belezas do país são imensas, e começar sua viagem pela capital é uma maneira muito inteligente de conhecer todos os outros lugares. Santiago, aliás, fica numa região central, propícia para depois conhecer outras cidades. Quente no verão e fria no inverno, a facilidade de Santiago é estar estrategicamente a poucas horas das praias e, ao mesmo tempo, das estações de esqui. Uma boa opção de hospedagem em Santiago é o hotel Atton El Bosque, inaugurado em 2007, Atton El Bosque é a escolha perfeita para uma viagem de negócios ou para um viajante casual. Localizado no epicentro de negócios de Santiago de Chile, o nosso moderno edifício de 18 andares se destaca por seu estilo. A poucos passos do belo bairro Golf em Las Condes e perto da estação de metro de Tobalaba; em qualquer lugar em Santiago estará à sua disposição durante a sua estadia .
Puerto Varas
Puerto Varas está a 1h45min de voo ou pouco mais de 1000km por terra de Santiago, capital do Chile. Belezas naturais estonteantes, clima ameno, bons restaurantes e toda a tranquilidade que as férias merecem; Puerto Varas é assim. A cidade chilena tem cerca de 40.000 habitantes e está localizada na região dos lagos andinos, no norte da Patagônia, uma área onde muitos imigrantes alemães se instalaram em meados do século XIX. A cidade, que vem sendo cada vez mais visitada por brasileiros, é um dos principais destinos turísticos do Chile e se destaca por seus lagos de águas cristalinas. O Lago Llanquihue, que margeia Puerto Varas, é o segundo maior do país e não apenas oferece belas paisagens; é uma importante fonte de renda para moradores devido à pesca. Nem só de natureza é feita uma viagem a Puerto Varas. Com uma diversificada rede hoteleira, bons restaurantes e uma história recente interessante, o local é ideal para quem quer fazer uma viagem romântica no inverno, ou para os que preferem as atividades ao ar livre no verão. Se no inverno é possível curtir a neve, o verão é ideal para apreciar o solzinho, andar nas margens do lago, passear de barco ou andar de bicicleta. Se bater a fome, nada de se preocupar. O salmão, proveniente do lago, os frutos do mar e a centolla (caranguejo gigante retirado das águas do Pacífico) figuram nos cardápios dos mais diversos restaurantes. Comer bem não é uma tarefa difícil por lá. Uma opção de hospedagem é o hotel CABAÑAS DEL LAGO que está instalado em um grande edifício que se ergue imponente sobre a cidade de Puerto Varas, com uma arquitetura distinta. A porta de entrada para todas as atrações do sul do Chile. O hotel tem crescido guardando os costumes e tradições da -típicas-área alemã que dão Puerto Varas um caráter único.
Bariloche
Com mais de 103 km. de pistas, no meio de um parque de 600 hectares, o Cerro Catedral oferece 32 meios de elevação com uma capacidade horária de 26.700 pessoas. É o maior complexo de esqui da América do Sul! Cerro Catedral recebeu este nome, por seus picos parecerem uma catedral gótica. Famoso também por representar a América do Sul na “Leading Mountain Resorts of the World”! São 53 pistas sinalizadas e 600 hectares de superfície perfeitas para esquiar. Quando você chega até parece a Disney; um enorme estacionamento e várias casinhas que são escolas de esqui, lojas, restaurantes, café, entre outros. Há vários meios de elevação e as vistas são muito bonitas!! Se destacam por possuir a mais moderna tecnologia em meios de elevação da América do Sul. Além disso, se a neve não for suficiente, os turistas não têm motivos para se preocupar: 45 canhões estão de prontidão para produzir flocos artificiais. Certamente você conseguirá esquiar… Um verdadeiro parque de diversões para todas as idades! Se o esqui não é o seu forte, há travessias em trenó, snowboard, passeios em motos de neve e quadriciclos por diferentes circuitos em cenários realmente deslumbrantes! Quem nunca sonhou em fazer um boneco de neve?
É sempre bom pegar algumas aulas de ski antes de se aventurar nas montanhas mais altas…Há várias escolas de ski e snowboard na base do Cerro Catedral. Uma equipe de instrutores reconhecidos pela ” Asociación Argentina de Instructores de Skí” irá ensina-lo as principais técnicas de ski ou snowboard de uma maneira divertida e agradável. Villa La Angostura também tem uma pequena estação de esqui chamada Cerro Bayo, é um novo conceito em Centros de Ski , com serviços e atividades de nível internacional para toda a família.
Focado no conceito de Boutique, Cerro Bayo procura que sua permanência seja perfeita com alto padrão de serviços para as aulas de esqui, aluguel de equipamentos, gastronomia, eventos entre outros. Tem até pista PISTA CARTOON NETWORK™, especialmente divertida para as crianças!
Valparaíso é o principal porto do país e o acesso ao mercado dentro e fora do Chile, enquanto Viña del Mar é a cidade jardim de maior interesse turístico da região.
Maravilhosas praias e caletas, museus, monumentos nacionais, tecidos e artesanato em argila, cerâmica, conchas e couro são algumas das opções oferecidas para os visitantes. O destino é pintoresco pela presença de terraços, elevadores e pela arquitetura em pendente que contrasta com modernos edifícios que graficam a história do litoral. A Cordillera de La Costa aparece frente do litoral, a qual regala uma paisagem de fantástico verdor que se mistura perfeitamente com o azul do mar e do céu. A incrível infra-estrutura urbana e o equipamento turístico, a convertem em um destino muito visitado durante todo o ano pelos turistas. Sua hospedagem poder ser no agradabilíssimo Rochester Hotel de frente para o Lago Nahuel Huapi no litoral Avenida Bustillo, perto do centro de Bariloche, Rochester Hotel está localizado em uma bonita paisagem de colinas com vista deslumbrante 8000mts2 Huemul ilha. Apresenta um design premium com serviços de sauna seca e úmida; Banho finlandês; Scottish shower, ginásio e piscina in-out (interior e exterior aquecida) .
Valle Nevado – Chile
Localizado a apenas 30 km de Santiago e 60 km do aeroporto, o percurso de carro ou van cordilheira acima leva cerca de 1 hora e 1h30, respectivamente. Para se chegar ao resort de Valle Nevado, que abriga uma estação de esqui com 39 pistas com quatro diferentes níveis de dificuldade e catorze teleféricos para subir aos setores exclusivos para prática do esporte, incluindo a primeira telecabine do Chile. No total, o visitante conta com 40 quilômetros de pista espalhadas por uma área esquiável de 900 hectares.
A programação de entretenimento do resort inclui piscina aquecida animada por DJ, spa, lojas para aluguel e venda de produtos para neve, espaço infantil e até uma sala de cinema. É possível também fazer aulas de esqui em uma escola que conta com noventa instrutores, alguns deles dominando bem o português. Para quem quiser passar mais de um dia, há um hotel com acesso direto às pistas e outros dois a poucos metros dos setores de esqui, cujas diárias incluem também meia-pensão. Os pacotes semanais incluem café da manhã, jantar e passe para os teleféricos durante todos os dias. O Hotel Valle Nevado é o mais caro, com quartos espaçosos, e o mais próximo às pistas, no esquema ski-in e ski-out.
Serviço
A agencia de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos oferece pacotes de 12 dias visitando: Santiago, Puerto Varas, Peulla, Bariloche e Buenos Aires.
• 3 noites de hospedagem em Santiago com café da manhã;
• 1 noite de hospedagem em Puerto Montt ou Puerto Varas com café da manhã;
• 1 noite de hospedagem em Peulla com café da manhã e jantar;
• 3 noites de hospedagem em Bariloche com café da manhã;
• 3 noites de hospedagem em Buenos Aires com café da manhã;
• traslados de chegada e saída;
• passeios conforme itinerário;
• plano de assistência viagem Assist Card.
• Voo saindo de Campo Grande.
Valor por pessoa em apto DUPLO USD 2.460,00 + TXAS USD 106,00; 30% entrada + taxas e saldo 9x cheque, cartão ou boleto (preços, datas de saída e condições de pagamento estão sujeitos a alteração sem aviso prévio e taxas de embarque não inclusas). Mais informações podem ser obtidas na agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelos telefones: 8425-6330/ 3327-0134 /3326-2909.