Cuidados com a casa em períodos de ventos e chuvas

Atendimentos para substituição de telhas e limpeza de calhas se tornam mais frequentes neste período do ano. A afirmação vem da Allianz Assistance, marca especializada em assistência 24h da Allianz Partners Brasil. De acordo com a empresa, atendimentos como este crescem durante no fim do outono e início do inverno, em comparação com os meses anteriores, justamente pela maior incidência de ventos e episódios de chuvas.

Segundo a equipe da marca, muitas vezes os moradores só percebem a necessidade dos reparos residenciais em situações mais extremas, em que já houve a danificação das estruturas. Por isso, é fundamental que se faça um trabalho preventivo de manutenção durante os meses mais secos e quentes do ano.

Para mostrar a importância da antecipação dos serviços de manutenção residencial, a marca traz, na lista abaixo, algumas dicas para cuidar da casa e evitar possíveis incidentes nas calhas e telhas.

Calhas

As calhas e condutores das residências são muito importantes na coleta e no escoamento da água da chuva, por isso é fundamental adotar um cronograma mensal de limpeza nesta época do ano. O indicado é retirar folhas ou qualquer tipo de sujeira que possa entupir os condutores de saída e impedir a passagem de água. Caso seja possível fazer a limpeza sozinho, utilize uma vassoura e lave a calha com uma mangueira. Lembre-se de utilizar luvas e equipamentos de segurança durante a higienização das calhas.

Dependendo do tamanho do seu telhado, a calha precisará de emenda, o que pode ser um risco caso seja feita de maneira incorreta. Por isso, é importante uma verificação regular das junções para evitar possíveis acidentes ou rompimentos.

Telhas

Antes de qualquer coisa, é necessário consultar um profissional para saber qual modelo de telha é o mais adequado e seguro para cada tipo de casa. Feito isso, o ideal é manter a manutenção em dia, observando sempre se existem pontos de reparo e substituindo previamente os locais danificados. Em casos de fortes ventanias e tempestades, uma boa alternativa para proteger os telhados é reforçar as linhas de telhas com materiais que possam segurá-las no lugar, como metal ou concreto.

Outras dicas

Por fim, é sempre importante reforçar que, em dias de chuva e ventos, o ideal é fechar todas as portas e janelas da residência, verificar se não há nenhuma obstrução nos ralos de escoamento e desligar todos os dispositivos eletrônicos das tomadas (exceto geladeira). Com ações como estas é possível evitar danos como curto-circuito nos equipamentos elétricos, assim como alagamentos no imóvel.