“O novo S-Cross é uma nova geração de crossover que foi desenvolvida com foco em eficiência, em segurança e que privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário. Ele tem traços fortes, identidade única e é ‘easy to drive ‘!
O design seduz, mas será com o passar do tempo que os usuários vão construir seu relacionamento com o novo S-Cross. A cada dia vivemos mais tempo dentro de nossos carros e a cada dia torna-se mais importante a facilidade de interação e afinidade entre homem e máquina. O novo S-Cross é acima de tudo um carro desenvolvido com foco nas pessoas !
A tecnologia TECT (Total Effective Control Technology) do novo S-Cross o tornou mais leve. E carros mais leves se movimentam com mais facilidade, consomem menos combustível, aceleram, freiam e respondem melhor aos comandos do motorista.
Todo relacionamento requer confiança, e o novo S-Cross estabelece uma forte relação de segurança com seus usuários. O S-Cross possui extensa lista de tecnologias que ajuda a evitar acidentes:
– Alta Capacidade de resposta aos comandos do motorista.
– Tecnologia All Grip que modula a distribuição de torque nas quatro rodas.
– Sistema VGR de direção elétrica com passo variável.
– Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip.
– Retrovisor eletrocrômico.
– Sensor crepuscular inteligente.
– Sensor de chuva.
– Amplo campo de visibilidade.
– Faróis bi-xenon.
– Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9°geração.
– Sistema de controle de estabilidade (ESP).
– Sistema TCS de controle de tração.
– Isofix com dupla posição.
E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tecnologias:
– TECT – Estrutura leve e resistente.
– Estrutura deformável.
– Célula de sobrevivência.
– Barras de proteção lateral.
– 6 Air Bags.
– Cintos de segurança com detonador pré-tensionador.
– Coluna de direção deformável.
– Pedal de freio desarmável.
– Estrutura deformável em caso de atropelamento.
O lançamento do S-Cross é um passo importante para a Suzuki e marca a nossa entrada em um novo segmento.
“Não queremos ser apenas mais um no mercado de veículos. Amamos o que fazemos e somos obstinados pelo atendimento ao cliente.
Acreditamos no relacionamento de longo prazo. Esse é o nosso diferencial.
É assim que queremos conquistar os clientes.
Não existe produto sem atendimento, não existe marca sem cliente.
Quem tem o poder de construir uma marca são os clientes !
E trabalhamos para surpreendê-los todos os dias.”
Luiz Rosenfeld
Presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
PESO E EFICIÊNCIA
O Suzuki S-Cross é a perfeita combinação de um crossover leve, com apenas 1.125kg, e um eficiente motor 1.6 de 120cv e 16kgfm de torque, que resulta em ótimo compromisso de desempenho, eficiência, consumo reduzido de combustível e baixa emissão de poluentes.
Dados INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia de consumo de combustível no PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular:
11,9 km/l – Ciclo Urbano
13,2 km/l – Ciclo Rodoviário
Na categoria SUV compacto o novo S-Cross está classificado com nota A.
O novo S-Cross também ganhou o selo CONPET pelo seu desempenho tanto na sua categoria como na geral.
TECNOLOGIA ALL GRIP
Novo sistema de tração nas quatro rodas, selecionáveis para melhor dirigibilidade em diferentes condições de terreno e performance, garantindo mais aderência, estabilidade e segurança ativa.
O sistema AllGrip interpreta o movimento do motorista ao volante combinado com o micro escorregamento dos pneus no solo e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração.
A tecnologia de aderência total AllGrip incorpora um inovador padrão de segurança ativa embarcado no Suzuki S-Cross. Controla não só a transmissão de força às rodas do eixo traseiro, como também atua em conjunto com os sistemas de motor, transmissão, TCS (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade) e direção.
São quatro diferentes modos de tração:
– AUTO: proporciona maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno;
– SPORT: Otimiza as trocas de marchas e as características de torque do motor, pois com menor aceleração, mantem a rotação alta o suficiente para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro
para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.
– SNOW / MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência ao sobre esterço e sub esterço, tornando a condução o mais estável possível mesmo nos pisos mais escorregadios.
– LOCK (4WD): para uso off-road em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. Isto é possível através de um torque elevado e constante que é enviado a todas as rodas (quase 50/50).
SEGURANÇA
• TECT – Tecnologia de Controle Efetivo Total Suzuki.
A carroceria do novo S-Cross incorpora a tecnologia de controle efetivo total da Suzuki (TECT) para absorção de impacto e proteção dos ocupantes. Para isso, a carroceria incorpora o uso de aços de alta resistência para os principais componentes estruturais, tornando a carroceria leve e excepcionalmente resistente em caso de acidentes. Como exemplo, a coluna B utiliza aço de ultra resistência à tração de 1 500 MPa feita através do processo de conformação a quente que a torna rígida e muito leve.
O capô, para-choques e partes da carroceria têm estruturas de absorção de impacto que atenuam a extensão dos ferimentos em caso de atropelamento.
Como consequência o novo S-Cross conquistou a classificação de cinco estrelas (a maior disponível) para ocupantes (adultos e crianças) e pedestres no (Euro NCAP).
• Suspensão dianteira
A suspensão dianteira tipo MacPherson está integrada a um sub chassi de alta rigidez, que combinados com amortecedores pressurizados, molas progressivas e barra estabilizadora, permitem o controle de rolagem da carroceria nas curvas garantindo o equilíbrio e a robustez ao S-Cross em qualquer tipo de terreno, seco ou molhado.
• Suspensão traseira
O conjunto da suspensão traseira foi especialmente projetado para proporcionar grande estabilidade em curvas e melhor dirigibilidade. Conta com eixo de torção, tubular e de geometria de efeito direcional, que além de leve e funcional ainda dispensa a barra estabilizadora e somadas às molas helicoidais, garantem melhor performance em curvas.
• ESP (Electronic Stability Program) ou Programa Eletrônico de Estabilidade atua diretamente nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo assim maior segurança. O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e também o ângulo de esterço do volante, identificando rapidamente a roda que está perdendo aderência. Neste momento, aciona o freio da roda que melhor ajudará a corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode ou tangencie a curva.
• TCS (Traction Control System)
Sistema eletrônico que previne o escorregamento de uma ou mais rodas de tração do veículo. Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS reduz o torque na roda que está perdendo tração, ajudando o motorista a não perder o controle do veículo ou a sair de situações difíceis.
• Freios – ABS / EBD / BAS / BOS
Além do sistema ESP e TCS o novo S-Cross incorpora freios ABS (Antilock Brake System – sistema antibloqueio) de nona geração; EBD (Eletronic Brake Distribuition), que distribui a força de frenagem em função do numero de ocupantes e bagagem); BAS (Brake Assist), garante força máxima de frenagem, auxiliando o motorista durante as frenagens de emergência; e o BOS (Brake Override System) que inibe o movimento do veículo em caso de aplicação simultânea de freio e acelerador.
Freio a disco ventilados na dianteira e solido na traseira. Pinças de freio traseiras em alumínio para redução de peso e melhor dissipação de calor.
• Conjunto ótico: Com design tridimensional incorpora faróis de xenon (HID) nos focos alto e baixo, projetor head lights, lanternas em LED e ajuste de altura e lavagem automaticos.
• Airbags
Seis airbags com SDM (Sensing Diagnostic Module – caixa preta de memória perpetua).
• Isofix
Sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de criança no banco traseiro com dupla posição.
• Cinto de segurança
De três pontos para todos os usuários e com pré-tensionador – com detonador pirotécnico que tira a folga do cinto de segurança em caso de acidente para os bancos dianteiros.
• Visibilidade Superior
A ampla área envidraçada e os espelhos retrovisores externos, rebatíveis eletricamente, foram desenvolvidos para otimizar o campo de visão do motorista, facilitando a condução do veículo.
DESIGN
Design com três temas chaves: Modernidade x Qualidade x Aerodinâmica
O novo S-Cross tira vantagem de sua forma aerodinâmica, que promove a economia de combustível através de suas linhas de contornos suaves, que otimizam a passagem do fluxo de ar. A carroceria com 4.300mm de comprimento transmite um forte e confiante caráter crossover.
No design da lateral, a linha de teto desce suavemente na parte traseira para formar uma linha fluida, dando a sensação de esportividade e ajuda no formato aerodinâmico superior da carroceria. Contornos suaves na lateral suavizam a passagem do fluxo de ar.
Seguindo tendência mundial de design, a versão GLS oferece como opção diferentes combinações de cores entre teto e carroceria. As combinações de cores são: Bronze / Bege, Cinza / Preto, Prata / Preto e Branco / Preto.
ESPAÇO INTERNO E CONFORTO
O novo S-Cross conta com amplo espaço interno para motorista e passageiros com destaque para os bancos traseiros com duas posições de ajuste, descansa braço (com porta copos) e rebatíveis em um terço e dois terços, que permitem que o espaço seja utilizado de diversas maneiras, ampliando os 440 litros do porta-malas.
O porta-malas conta ainda com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos possam ser carregados.
Os bancos dianteiros oferecem excelente apoio e conforto, acomodando os ocupantes firmemente.
O volante conta com sistema de regulagem de ajuste de profundidade em até 36mm e variar sua altura em 40mm. Essa ampla regulagem do volante, aliada a regulagem do banco do motorista.
Outros itens de conforto:
• Sensor crepuscular inteligente – acende automaticamente os faróis e lanternas, distinguindo a perda de luminosidade natural de uma situação pontual, pois o sensor monitora a luminosidade à frente e acima do veiculo. Quando o veiculo entra em um túnel longo e escuro, o sistema acende os faróis e as lanternas imediatamente. No caso do veículo entrar em um túnel curto, os sensores detectam não só o escuro, como também a luz do final do túnel e o sistema não liga os faróis.
• Sensor de chuva
Aciona e ajusta automaticamente a velocidade do limpador de para brisas de acordo com a intensidade da chuva e velocidade do veiculo.
• Transmissão CVT de sete posições com paddle shift
Permite as trocas de marcha de modo manual, entregando conforto e esportividade na medida certa.
• Hill Hold
Facilita saídas em rampas e evita que o carro se movimente para trás quando o condutor move o seu pé do pedal do freio para o pedal do acelerador.
• Sensores de proximidade dianteiro e traseiro: Facilitam as manobras e contam com aviso sonoro e indicação integrada ao computador de bordo.
• Painel de instrumentos: Funcional e de fácil leitura, incorpora o velocímetro, conta giros e computador de bordo de 12 funções.
• Computador de bordo com 12 funções
O computador de bordo, com tela de cristal líquido de alta definição, apresenta:
1. Relógio
2. Modo de Tração 4X4 (somente nos veículos 4WD)
3. Temperatura externa
4. Consumo instantâneo de combustível
5. Consumo médio
6. Autonomia
7. Velocidade média
8. Indicador de posição de marcha
9. Gear Shift Indicator – Orientação do momento de troca de marcha para melhor consumo de combustível
10. Hodôetro total
11. Hodômetro parcial A e B
12. Gráficos dos sensores de aproximação dianteiros e traseiros.
• Teto solar – double sliding
Panorâmico (ocupando praticamente todo o teto do veículo), proporciona sensação de visibilidade, luminosidade e ventilação, a combinação perfeita entre esportividade e conforto. Quando fechado, os painéis de vidro têm comprimento total de 1.000mm. Conta ainda com defletor aerodinâmico, função antiesmagamento e fechamento automático.
• Keyless – Push Start System
Incorpora três funções: abrir e dar a partida no veiculo sem que precise tirar as chaves do bolso ou bolsa; abertura e fechamento das portas através do chaveiro (essa funcionalidade permite que o sistema seja desabilitado para pessoas com marca passo). E também incorpora o imobilizador, que inibe a partida do veículo sem a presença da chave.
O sistema ainda alerta no computador de bordo quando a bateria do chaveiro está fraca.
• Direção Elétrica de passo variável
A direção de passo variável torna as respostas do S-Cross mais precisas ao iniciar uma curva, e mais rápidas durante as mesmas, melhorando a dirigibilidade tanto em alta quanto em baixa velocidade.
• Direção Inteligente
Esforço de direção modulado pelo sistema AllGrip
• Cruise Control
Mantem a velocidade constante conforme comando do motorista. Mais conforto e tranquilidade para dirigir em estradas e também no dia a dia.
• Speed Limiter
Limitador de velocidade que facilita o uso do veículo em áreas de velocidade controlada.
• Sistema Multimídia
(FM, CD player, MP3 e USB no console central) e vídeo de 8″ com navegação integrada e conexão com a internet
• Espelhos
Externo: rebatíveis elétricos.
Interno: eletrocrômico: O espelho retrovisor interno do veículo escurece automaticamente quando a luz do farol do veiculo que vem atrás o atinge, voltando ao normal quando a intensidade desta luz diminui, evitando assim que o motorista seja ofuscado.
Espelhos de cortesia com iluminação no para sol
• Pneus
Rodas aro 17 – Black & Diamond com pneus Pirelli P-Zero Nero 225/50 R17.
PREÇO PÚBLICO:
R$ 74.900,00 – GL (MT)
R$ 88.900,00 – GLX (CVT)
R$ 95.900,00 – GLX 4WD (CVT)
R$ 105.900,00 – GLS 4WD (CVT)
CORES
Branco – Perolizado
Branco / Preto – Perolizado
Prata – Metálico
Prata / Preto -Metálico
Cinza – Metálico
Cinza / Preto -Metálico
Preto – Metálico
Vermelho – Solido
Bronze – Perolizado
Bronze / Bege – Perolizado
Opções:
Pintura Metálica / Perolizada: R$1.400,00
Carro Bronze/ Bege; Prata / Preto; Cinza / Preto e Branco / Preto: R$1.000,00 – Disponíveis na versão GLS.