Nossa rota nesta semana é a Itália. Um país onde o turista encontra ocasiões intermináveis de estilo de vida, que faz o país famoso no mundo inteiro. História, cinema , cultura, arte e diversão, relaxamento e bem-estar. Tudo isso, em um ambiente de acolhimento incomparável, uma combinação perfeita entre inovação e tradição e a orientação cosmopolita. Vale conferir!
O país da “bota”, como alguns gostam de identificar a Itália, é sinônimo de diversidades apaixonantes. É um dos lugares com maior fluxo turístico do planeta. Cidades como: Florença, Veneza, Nápoles, Milão, Roma, Bolonha são as mais procuradas pelos turistas pela sua vertente cultural, mas também social – a vida noturna em algumas destas cidades e contagiante. O período mais agitado dá-se entre Junho e Setembro. Tente viajar fora dessas épocas (Abril – Maio ou Setembro – Novembro). Encontra-se preços mais baixos, filas menores e a temperatura continua ser bastante agradável.
Na altura de fazer as malas, opte por levar pouca coisa. Uma mala será o suficiente. Entrada e saída de transportes públicos, caminhar na rua (nem todos os hotéis tem elevador) será bastante difícil de o fazer se carregar mais do que uma mala. E não se esqueça guarde sempre espaço vazio na mala para as compras que fizer durante a sua estadia, acredite vai ser difícil resistir.
Natureza
As paisagens são reveladas por uma viagem através de todas as duas regiões detectando: uma natureza selvagem, às vezes, às vezes doce e relaxante, com vistas espetaculares sobre as montanhas, colinas e cercada por vinhedos, castelos históricos, lagoas românticas e do mar, onde cores nunca deixam de impressionar. Da natureza para as aldeias e cidades com monumentos artísticos, igrejas e arquitetura popular. Muitos são os parques nacionais para descobrir: o Gran Paradiso, o Circeo, Stelvio, Dolomitas de Belluno, o Gran Sasso e Laga Montanhas , o Cilento e Vallo di Diano, a Gargano , Parques Calabria e Aspromonte, sem esquecer o arquipélago Maddalena e do Arquipélago Toscano, Vesúvio e a Cinque Terre . E, além disso, muitas reservas de área natural protegida e parques marinhos.
De carro, comboio, caravana, barco, motocicleta, em bicicleta ou qualquer outro meio de transporte você pode encontrar o “viver italiano”, guiado própria curiosidade.
Não perca as rotas de sabor, uma viagem gastronomia italiana que procura oferecer sabores antigos, produtos alimentícios simples e genuína revisitados pela cultura clássica e também o mais inovador. O famoso Parmigiano Reggiano, Presunto Parma e San Daniele, Vinagre Balsâmico de Modena, da Ligúria Pesto, Mussarela de Campania, Alba Truffle e salsichas são apenas alguns dos produtos que fazem a Itália sabor terra.
E como podemos esquecer o macarrão e pizza, a nível mundial, são sinônimos da Itália? Ou vinho, embaixador da excelência italiana em todo o mundo? É prazer incomparável degustar um copo de Chianti ou Brunello di Montalcino na Toscana, Barbera ou Barolo no Piemonte, Prosecco Valdobbiadene no Veneto, Emilia Romagna Lambrusco, vinhos brancos de Friuli e Trentino-Alto Adige ou os grandes vinhos tintos de Valtellina, só para citar alguns exemplos.
Entretenimento
Itália é conhecida como centro da história, cultura e arte da antiguidade. Hoje possui 65% de todas as obras de arte e monumentos de valor artístico presente no mundo, sendo 49 os locais italianos incluídos na Lista: Roma , Florença, Assis , Veneza, Siena , Pisa e Nápoles como algumas das mais famosas cidades de arte do país. É um verdadeiro museu ao ar livre : isso significa não só o contato com o passado, mas viver o presente de uma infinita variedade de culturas, dialetos, culinária e tradições.
Durante os doze meses do ano há infinitas possibilidades de entretenimento como a Bienal de Veneza , alternando com dança e teatro. Para os amantes da música, que oferece festivais e espetáculos de ópera, como o Scala de Milão ou Arena de Verona é incomparável. Há ainda festivais literários , carnavais numerosos, o mais importante de Veneza e os milhares de eventos histórico e religioso.
O país do bem-estar
A Itália tem o maior número de spas do mundo, com uma antiga tradição de cuidar de seu corpo e espírito. Em todos os lugares, de norte a sul, pode se ter um tratamento diferente nas férias para o corpo e bem-estar geral, indo para fontes termais naturais, famosa por suas excelentes tratamentos terapêuticos e de beleza: saunas naturais, cavernas escondidas na vegetação, vapores quentes, odor ferroso e agradável, excelente para o fortalecimento do corpo e da pele.Os banhos são sempre regeneração, graças à eficácia dos tratamentos realizados e os muitos serviços oferecidos, mas acima de tudo, o charme da paisagem circundante. Itália tem diferentes destinos conhecidos térmicas em todo o mundo: Saturnia, Montecatini, Bagno Vignon i, San Gimignano, Abano, Bormio , Salsomaggiore e de Ischia, para citar alguns. Uma viagem dedicada à saúde, beleza e fitness totalmente equipado para lugares calmos.
Roma
Roma é a capital do país e a principal cidade turística da Itália. A cidade tem grandes centros turísticos que se formam para tornar-se bastiões da humanidade que até hoje estão intactos, ou quase, para apreciação pública, abaixo daremos uma lista com os locais que você não pode deixar de visitar.
– Arco de Constantino – Um arco do triunfo em Roma simbolizando uma das várias vitórias do Imperador Constantino.
– Basílica de São João de Latrão – A catedral suprema da Igreja Católica, superando até a Basílica do Vaticano.
– O Coliseu é um verdadeiro símbolo de Roma, representando a riqueza histórica e cultural da cidade em seu mais famoso cartão-postal. Quando foi terminado, cerca do ano 60 d.C. , o Coliseu de Roma tinha capacidade para até 50 mil espectadores, que assistiam peças baseadas em mitologia, encenações de batalhas e lutas sangrentas entre gladiadores.
– Fontana di Trevi – Mítico cartão-postal de Roma, a Fontana di Trevi atrai numerosos turistas que seguem uma inevitável tradição: quem joga uma moeda nesta fonte barroca com estátuas de mármore, dizem, voltará algum dia à capital italiana. O tamanho imponente e a maravilhosa arquitetura fazem desta fonte, terminada em 1762, uma atração imperdível numa visita a Roma.
– Fórum Romano – Um fórum hoje em ruínas do Império Romano, onde se concentrava o poder religioso e político da cidade.
– Mercado Trajano – O prédio possui um grande marco: ser o primeiro shopping do mundo.
– Panteão – Um belíssimo templo dedicado a todos os deuses romanos.
– Vaticano – Enclave murado dentro de Roma, o Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,44 km² e 800 habitantes. A praça de São Pedro, onde o Papa abençoa os fiéis, a imponente Basílica de São Pedro, os museus e a Capela Sistina, com seu famoso teto pintado por Michelangelo, fazem parte das atrações turísticas do Vaticano.
Milão
Lombardia é a mais populosa região do país e também muito desenvolvida. Se você busca sossego, talvez Lombardia não entre no seu roteiro de viagens. Contudo, ela tem um patrimônio cultural, que faz qualquer turista se esquecer que está em um lugar superlotado e tirar o máximo de proveito de sua visita. A Lombardia tem majestosos monumentos, de beleza artística incomparável, isso sem falar de sua riqueza histórica.
Sua capital é Milão que é a capital da moda e também do design. Além disso, pode-se dizer que é uma cidade industrial e comercial. Em Milão o turista vai se deparar com tesouros arquitetônicos nunca vistos. Só para você ter uma idéia, Duomo e o castelo Sforzesco estão entre eles. Há também a Pinacoteca de Brera, um deleite para uma alma artística ,assim como para todos que trabalham com arte em seus países de origem.
Além das belezas de suas ruas aquáticas, Veneza possui muitas construções belíssimas que merecem ser conhecidas, tais como:
– Basilica dei Frairi: Gloriosa igreja gótica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, foi construída em 1330, está associada com o nome de Titian, um famoso pintor de Veneza que está enterrada nela junto de outro famoso veneziano, Antonio Canova, um grande escultor.
– Basilica di San Marco: A basílica bizantina de São Marcos foi fundada no século nove como refúgio para as relíquias de São Marcos. Construída com uma arquitetura grega, essa igreja possui mosaicos refinados com ouro. Aqui é onde fica os maiores tesouros de Veneza, como o grande ícone de Madonna Nicopeia. A cripta dentro dessa basílica foi feita com safiras, esmeraldas e rubis.
– Campanile di San Marco: A estrutura mais alta de Veneza é essa Campanile, ou Torre de Sino. Do seu topo a visão de toda Veneza é fascinante. Com 97 metros de altura, os visitantes precisam fazer essa grande subida para poder ver os telhados da cidade. Um fato interessante é que não é possível ver os canais de Veneza de cima da torre. Em 1902 a torre desabou, mas foi reconstruída exatamente como era.
– Museo di San Marco: O museu é a casa de inúmeras coleções de mosaicos e tecidos que foram uma importante parte da história da arquitetura e cultura da Itália. Mosaicos descartadas são recuperados aqui em um estúdio dedicado à isso.
– Palazzo Ducale: um belo palácio de Veneza, criado para ser a casa de um antigo líder de Veneza, o Doge. Esse palácio é uma mistura dos estilos gótico e islâmico, datado de 1.365. Seu interior, já é um estilo renascentista, datando do século 16. Aqui é possível apreciar alguns quadros de Titian e Belline.