Pix vira a principal forma de pagamentos recebidos pelos pequenos negócios

Pesquisa inédita do Sebrae e IBGE mostra que o meio digital já é o mais utilizado pelos microempreendedores individuais (MEI)

Pix

O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios. A ferramenta digital é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores e está à frente de outras modalidades como dinheiro e cartões de crédito e débito. As informações são de uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios

Pequenos Negócios

Batizada de Pulso dos Pequenos Negócios, a primeira edição do levantamento ouviu, entre o fim de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, mais de 6 mil empresários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Separados por porte, o Pix encontra seu melhor desempenho entre os MEI: 51% deles afirmam que esse é principal meio de pagamento utilizado em suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o Pix é o principal meio para 28% dos entrevistados.

Meio Digital

“Já havíamos percebido esse movimento de crescimento do Pix em pesquisas anteriores e, agora, constatamos que o meio digital vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Levantamento realizado pelo Sebrae no início do ano já havia detectado que nove em cada dez empreendedores de pequeno porte já estavam aceitando pagamentos via Pix.

o meio digital vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores

Consumidor

“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia”, ressalta Melles. Os microempreendedores individuais são os que mais recebem pagamento via Pix.

MEI

De cada dez microempreendedores individuais, cinco tem no Pix a principal forma de recebimento, 20% no crédito, 15% no dinheiro e 5% no débito. Já entre os donos de micro e pequenas empresas as vendas via Pix não são a principal forma de recebimento, mas estão em segundo lugar e representam 28%, quantidade bem próxima a do cartão de crédito que corresponde a 30%.

Confira abaixo os dados da pesquisa.

Principal forma de pagamento utilizado pelos clientes das empresas:

Querida que só, a medica ginecologista Mariana Medina de Almeida comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Pix – 51%
  • Dinheiro – 15%
  • Cartão de crédito – 20%
  • Cartão de débito – 5%
  • Outro – 9%

Microempresa

  • Pix – 28%
  • Dinheiro – 10%
  • Cartão de crédito – 30%
  • Cartão de débito – 9%
  • Outro – 23%

Pequena Empresa

  • Pix – 42%
  • Dinheiro – 13%
  • Cartão de crédito – 23%
  • Cartão de débito – 7%
  • Outro – 15%

… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Mariana Medina de Almeida, Karine Casal, Allan Ribeiro, Claudinei Martinucho, Patricia Riccelli Galante de Sá, Cleirton Damasceno, Ayrton Moura, Celi Martins Pereira, Eloah Andrade, José Ferreira Netto, Antonio Flavio Silva Neto, Alexandre Leo da Silva, Neide Moraes, Dionéia Bambil Dias Rigo, Fernanda Oliveira Machado, Neuza Guerra, Roberto Guerra, Lih Silva, Raquel Santos Valeriano e João Macedo. Happy birthday!

… A Visa, que tem constantemente melhorado sua oferta de valor e de benefícios para o público, lança duas grandes novidades no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos: a sua primeira Sala VIP proprietária e o Visa Infinite Fast Pass, inédito no maior aeroporto do país.

… Os dois benefícios estão disponíveis para portadores dos cartões Visa Infinite, sendo o Fast Pass disponível somente para cartões emitidos no Brasil, passou a valer a partir do dia 18 de outubro e reforçam o compromisso da Visa em oferecer vantagens que realmente façam a diferença na vida dos consumidores de forma exclusiva e customizada.

“Queremos ser a rede de pagamento com os melhores benefícios para o público brasileiro de alta renda. Essas duas novidades atendem requisitos importantes como segurança, conforto e economia de tempo. Mas, nossa estratégia para esse público vai além.

… O time de análise de dados da Visa tem trabalhado com os emissores e parceiros para levar uma oferta de valor customizada para transformar a experiência da jornada do viajante”, afirma Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil.