O dia 29 de outubro foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial da Psoríase. Nesta data, diversas organizações mundiais unem forças para disseminar informações importantes sobre a condição, promover o debate e estimular a busca por tratamentos e quebra de possíveis estigmas relacionados a ela.
Uma das principais diretrizes para esta data é enfatizar o ponto de vista do tratamento da psoríase para melhora da qualidade de vida dos pacientes. A importância do diagnóstico adequado e do acesso à informação uma das principais armas contra o preconceito é fundamental para que os pacientes não sofram choques psicológicos, aprendam a se cuidar e a gerenciar a psoríase.
A psoríase é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma enfermidade inflamatória não transmissível. É uma patologia que tende a piorar no inverno, devido a menor incidência dos raios solares UV, levando à baixos níveis de Vitamina D, um dos principais fatores para o aumento de crises psoriásicas já num estágio moderado à grave.
Muito mais do que uma desordem da pele, a psoríase impacta a vida de muitas pessoas e fatores relacionados à adventos como clima e estresse, tempo frio e banhos quentes também aumentam a predisposição das crises. “A mente e o corpo estão intrinsecamente ligados à pele. Se alguém com histórico de psoríase passa por um grande quadro de estresse, é provável que haja uma piora do quadro, principalmente se este indivíduo não estiver em tratamento regular. No entanto, quando o estresse é controlado, a psoríase tende a melhorar”, afirma a dermatologista Ana Coutinho, diretora médica do Grupo Pierre Fabre, empresa detentora das marcas Avène, Ducray e da brasileira Darrow.
Pesquisas sugerem que as mulheres com psoríase são mais propensas a sofrerem de depressão. Embora a enfermidade tenda a ser mais grave nos homens, a psoríase tem um impacto maior na qualidade de vida das mulheres, devido a maior preocupação delas com a aparência e o quanto isso reflete no humor e autoestima. Além disso, de acordo com a National Psoriasis Foundation, maior organização sem fins lucrativos do mundo que atende pessoas com psoríase e artrite psoriática, as mulheres são mais propensas do que homens a sentirem o estigma das doenças de pele evidentes, especialmente quando não tratadas, subtratadas ou com crises frequentes.
Em casos mais leves de psoríase, geralmente são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Já em quadros mais graves, é necessária a realização de terapias com luz UV (com ou sem medicação), medicação oral ou injetável, sempre recomendada por um dermatologista de confiança. O Grupo Pierre Fabre, com sua expertise em dermocosmética, sempre busca trazer produtos inovadores com a melhor tecnologia para todos os tipos de pele.
“Os hidratantes e shampoos das marcas Darrow, Avéne e Ducray (Grupo Pierre Fabre), que têm como foco os cuidados diários de dermatoses específicas como a psoríase, usam tecnologias que foram excepcionalmente desenvolvidas para aliviar e promover melhor qualidade de vida aos nossos consumidores e pacientes portadores desta dermatose. Seguimos em constante busca de inovação e melhorias em nosso portfólio. Mas vale sempre lembrar que o tratamento deve ser indicado pelo seu médico.” explica a médica.