Machu Picchu – A Cidade Sagrada dos Incas
Um lugar tão fantástico que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno espera por você! Também conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu é uma cidade bastante conservada situada no topo de uma montanha de 2400 metros de altitude, no Peru. A cidade foi construída no século XV e é o principal símbolo da existência do Império Inca na região, atualmente em ruínas. O turismo em Machu Picchu é, em sua grande maioria, voltado para a cultura inca e suas marcas. A vista das montanhas e dos arredores da cidade sagrada é imperdível! Se você está planejando fazer uma viagem para Machu Picchu, tenha certeza de que está prestes a fazer a escolha certa! Lugares incríveis não faltam em Machu Picchu e região. Além do famoso santuário e da cidade inca, aproveite para fazer trilhas e passeios pelo Vale Sagrado e em Cusco. Não é a toa que viagem tem um significado mágico a muitos turistas. Localizada no Santuário de Machu Picchu, o local ficou conhecido como cidade perdida dos incas e é um importante sítio arqueológico com mais de 500 anos de história. Até hoje a região guarda mistérios para a humanidade, já que ninguém sabe ao certo o porquê e como foram erguidas as construções – casas e templos formados por rochas. Destaque para a Porta do Sol, a entrada da cidade inca, com vista panorâmica das ruínas e do Templo das Três Janelas. Mas atenção: informe-se antes sobre os melhores horários e o limite diário de visitantes para não perder a viagem. O tour de trem é uma das maneiras mais conhecidas e curtas de ir ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Ao chegar em Cusco você pode embarcar na locomotiva para iniciar o trajeto pelos trilhos, seguido de trecho em ônibus e caminhada para concluir a subida. O caminho passa por paisagens entre o rio Urubamba e os Andes, até chegar à estação Águas Calientes. Uma das empresas que operam os trilhos é a Inca Rail, que oferece três saídas por dia de Cusco a Machu Picchu e vice-versa.
Cusco
Cusco, localizado de 3.400 metros acima do nível do mar, é o município mais próximo da cidade inca e serve como base de hospedagem de quem pretende ir a Machu Picchu. A dica é passar ao menos um dia em Cusco para se acostumar com a altitude. O vilarejo de Águas Calientes também concentra boa infra-estrutura, com hotéis, restaurantes e lojas. Já o centro histórico possui ruínas, monumentos e a Praça das Armas, endereço de catedrais que datam do século 16. Outra atração é o bairro San Blas, onde você conhece o legado da colonização espanhola na região. A grandiosidade inca e o barroco andino coexistem lado a lado nas ruas de pedra de Cuzco, coroadas pelo palácio Qoriacancha e a igreja de Santo Domingo ladeando a Plaza de Armas. Neste misto de cultura ameríndia e mestiça nas alturas, você encontrará tecidos extraordinários, animados festivais de verão e maravilhas arqueológicas.
Huayna Picchu e Huchuy Picchu
Aproveite a viagem para conhecer as montanhas que fazem parte do parque de Machu Picchu. A mais famosa é a Huayna Picchu, que oferece vista panorâmica da cidade inca e está mais próxima de Águas Calientes. O visual fantástico compensa o esforço da subida. O trajeto dura em torno de 2 horas. Já o monte Huchuy Picchu (ou montanha Machu Picchu) é mais alto e exige cerca de 2 horas e meia de caminhada.
Gastronomia
Além das razões óbvias, outro grande motivo para se visitar Machu Picchu é a culinária peruana. A herança dos incas combinada à cozinha da Espanha e da África resultou em uma gastronomia riquíssima, onde mais que degustar se tem uma experiência. Além das receitas típicas como o “ceviche” e o “ajji de gallina”, alguns dos ingredientes que não faltam na culinária do Peru são a quinua e a folha de coca. E como não poderia faltar, uma das bebidas peruanas mais clássicas é o pisco sour, preparado com aguardente de uvas brancas, clara de ovo, açúcar, gelo e limão. A mesa típica peruana reserva umas delícias apreciadas por muitos paladares. Podemos encontrar entre elas o famoso Ceviche (peixe cru ou camarão marinado com suco de limão), a Sopa de Milho, a Sopa “A la Criolla” (com carne, leite, cebola, alho, pimenta, pão e orégano), o Rocoto (pimentão picante recheado), a Alpaca na Grelha (da família dos Ilhamas), o Cuy ao Forno (da família do coelho), o Queso Kapche, o Tamal, a Humita, o Chicharrón con Mote e a lista parece não ter fim… Se é para beber, bebemos a bebida nacional que é o Pisco Azedo, uma espécie de licor feito com uva, limão, clara de ovo e canela. E para os que não podem ou não gostam do álcool existem as opções da Chicha Morada feita com milho roxo e o refrigerante local que compete com a marca internacional e que aqui se chama Inca Cola. Cervejas baratas são de alta qualidade, entre as marcas conhecidas estão a Cusqueña, a Cristal e a Arequipeña. De sobremesa para adoçar a viagem, terá como opção o saboroso Suspiro de Limeña, o Manjar Blanco ou o conhecido Bolo com Sorvete. Se é adepto das frutas, fará as delícias do paladar com a Chirimoya (uma espécie de maçã cremosa), a Lúcuma (parecida com a noz) e que cai muito bem com um sorvete e ainda temos a Tuna (a parte carnosa de um tipo de cáctus).
Alguns dos lugares que vale a pena visitar
Café Trotamundo ? Bar/Café com doces típicos para acompanhar o tradicional café, no Portal de Comercio, 177 – 2º piso em frente a Plaza de Armas.
Chicha por Gastón Acurio – Cozinha regional, na Plaza Regocijo, 261 ? 2º nível.
Ukuku?s Bar – Pub aonde apreciar boas bebidas, na Plateros, 316.
Serviços
A Machu Picchu Brasil é uma operadora de viagens especializada no destino Peru desde 2010. Os pacotes e serviços da empresa oferecem uma experiência com alto padrão de qualidade, segurança, flexibilização e com roteiros e pacotes turísticos personalizados para cada viajante. Para obter informações sobre pacotes turísticos entre em contato com agência de turismo Jefferson de Almeida Turismo e Eventos, pelos telefones: 3327-0134/3326-2909/8425-6330. Compra de moedas é na Deboni Câmbio, para sua maior comodidade. Entre em contato: 3326-0444.