A chef Ana Luiza Trajano ensina no Cozinhando para o Jeff um mix de receitas

Ana Luiza Trajano

O Cozinhando para o Jeff traz hoje a talentosa chef de cozinha Ana Luiza Trajano. Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado por ela, e tem como objetivo, promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Hoje ela ensina um mix de receitas: Biscoito de polvilho, Pão caseiro, Pão de Milho e Pão de Queijo. Veja só:

Biscoito de polvilho

Rendimento: 40 biscoitos

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de óleo de milho

– ½ xícara (chá) de leite

– 1¾ xícaras (chá) de polvilho azedo

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 2 ovos

– 1 colher (café) de sal

Modo de preparo:

Aqueça duas xícaras (chá) de água, o óleo e o leite até ferver. Escalde o polvilho e o açúcar, mexendo sempre para não formar grumos. Quando a massa não estiver mais tão quente, adicione os ovos e o sal; misture bem. Coloque em um saco de confeitar e faça riscos em um tapete de silicone ou papel-manteiga. Leve ao forno a 180°C por oito minutos, ou até firmar e dourar. Deixe esfriar e sirva.

Pão caseiro

Rendimento: 1 unidade grande

Tempo de preparo: 3 horas

Ingredientes:

– 2 ovos

– 5 colheres (sopa) de açúcar

– 1 colher rasa (sopa) de fermento seco

– ¾ xícara (chá) de leite

– 1½ colheres (sopa) de manteiga

– ½ colher (chá) de sal

– 500 g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Separe as claras e as gemas dos ovos. Bata as claras em neve, adicione as gemas uma a uma e depois as 3 colheres de açúcar. Reserve. Aqueça ¼ xícara (chá) de água por 1 minuto, apenas para acelerar a ação do fermento, coloque o fermento e o restante do açúcar e deixe repousar por 5 minutos. Enquanto isso, aqueça, também rapidamente, o leite, a manteiga e o sal. Coloque a farinha em uma bancada ou tigela e abra um buraco no meio. Coloque os líquidos e vá misturando enquanto despeja. Coloque os ovos batido por último e misture a massa até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Deixe descansar por 30 minutos em bandeja untada com um pouco de óleo. Modele o pão e deixe descansar por mais 1h30. Leve ao forno a 180°C por 20 a 25 minutos para assar. Espere esfriar para cortar. Se quiser que o pão tenha a casca mais crocante, coloque uma bandeja com água na parte de baixo do forno, deixe que esquente, para só depois colocar o pão para assar.

Pão de Milho

Rendimento: 1 pão em forma de bolo inglês

Tempo de preparo: 1h30

Grau dificuldade: Fácil/Médio

Ingredientes:

– 1¼ xícara (chá) de farinha de trigo

– ¾ xícara (chá) de fubá mimoso

– 2 colheres (chá) de fermento químico

– ⅓ xícara (chá) de açúcar

– 1¼ xícaras (chá) de leite

– 4 colheres (sopa) de manteiga

– 1 ovo

– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos: farinha, fubá, açúcar, sal e fermento. Em outro misture o leite, a manteiga derretida e o ovo. Despeje os líquidos sobre os sólidos e misture tudo muito bem. Coloque em uma forma de bolo inglês untada. Leve ao forno preaquecido a 190°C e asse por 10 minutos. Baixe para 160°C e asse por mais de 15 a 20 minutos. Espere esfriar e sirva.

Pão de Queijo

Rendimento: 30 unidades

Tempo de preparo: 1 hora

Grau dificuldade: Médio

Ingredientes:

– 1 kg de polvilho azedo, doce ou misturado

– 1½ xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado

– 2 xícaras (chá) de leite

– 1 xícara (chá) de óleo

– 6 ovos

– 2 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo:

Misture o polvilho azedo e o queijo meia-cura; reserve. Misture duas xícaras (chá) de água, o leite e o óleo e leve ao fogo até iniciar fervura. Tire do fogo e jogue aos poucos sobre o polvilho para escaldar, mexendo sempre até formar uma farofa rustica. Quando esfriar, adicione o queijo ralado e os ovos e misture novamente, até ficar homogêneo. Boleie e asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.

Esmiuçando

Em cada família mineira haverá um segredinho na receita do seu pão de queijo. Mas fato é que esse clássico há muitas décadas conquistou o país inteiro. Tradicionalmente, queijo curado e polvilho artesanal entram no preparo.

A talentosa chef de cozinha Ana Luiza Trajano.

… Bom dia! “Na prosperidade, nossos amigos nos conhecem; na adversidade, nós é que conhecemos nossos amigos”. – Churton Collins

… Um abraço aos que aniversariam hoje: Marcelo Dib Rahim, Paulo Mello Bortoncello, Daniele Piccolo, Heitor Feijó, Renato Lima, Fábio Nogueira, Therezinha De Alencar Selem, Luiz Carlos Pache Anache, Alberto Flores e Renato Ribeiro. Happy birthday!

… Os canais Telecine preparam maratonas especiais para os fãs de ação neste final de semana. Hoje (20), os super-heróis tomam conta do Telecine Action com a exibição de Hulk, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, X-Men: Apocalipse, Deadpool e Guardiões Da Galáxia Vol. 2. Já amanhã (21), em preparação para a estreia de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, o Telecine Pipoca passará os cinco filmes anteriores da franquia.

… A Caixa lançou ontem (19) o 2º Desafio de Startups Caixa em Microfinanças, estratégia de inovação aberta que será realizada em parceria com o Sebrae. O objetivo do desafio, realizado por chamada pública, é conhecer as propostas das empresas participantes e premiar as melhores soluções, que devem ser voltadas para a promoção da independência financeira e ascensão social de microempreendedores informais.

… Anitta usou o Instagram na quinta-feira (18) para informar aos fãs que assinou um contrato com a Warner Records. O lendário selo internacional da Warner Music foi o responsável por alavancar as carreiras de nomes como Alanis Morissette, Dua Lipa e Madonna.

… Com um novo álbum previsto para este ano, Alicia Keys lançou na sexta-feira (19) a música “Perfect Way to Die”. De acordo com a cantora, a faixa foi inspirada nos assassinatos de Mike Brown e Sandra Bland – que foram vítimas da brutalidade policial contra negros. Confira: https://youtu.be/UM0zcjBlVbU.

… O Grupo Heineken no Brasil, segunda maior cervejaria do País, e a Wickbold, líder no segmento de pães especiais e saudáveis, se unem para mais uma iniciativa que visa o auxílio a famílias carentes no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Batizado de “Fornada do Bem”, o projeto consiste na transformação do malte das cervejarias do grupo em um alimento básico nas casas brasileiras: o pão.