As coloridas ilustrações exclusivas da colaboração carregam a mensagem atemporal: “Be Cool To Your Living World”, traduzido em Português para “Seja Legal com o Planeta”
Continuando com sua principal missão e propósito de inspirar a auto expressão criativa, além de celebrar e apoiar projetos artísticos e não conformistas, nessa temporada, a Vans orgulhosamente apresenta uma coleção colaborativa com o surfista, skatista, músico, defensor do meio ambiente e artista de renome mundial, Chris Johanson.
Composta por tênis, peças de vestuário e acessórios, a coleção é brilhantemente inspirada na abordagem artística e no estilo pessoal preferido de Chris. Utilizando como referência o grafite urbano, em combinação com desenhos animados, além de incorporar mensagens de conscientização e materiais orgânicos em sua composição, Chris Johanson se baseia no planeta para desenvolver junto com a Vans, essa colaboração que celebra e homenageia a mãe natureza.
Enfatizando uma visão compartilhada para a sustentabilidade, diversas peças da coleção são compostas por insumos amigáveis ao meio-ambiente, como por exemplo algodão cultivado organicamente a partir de sementes não geneticamente modificadas e sem a utilização de agrotóxicos sintéticos em seu cultivo, como também a aderência de um composto de borracha ecológica de procedência segura e responsável ao invés da utilização de materiais derivados do petróleo.
Contando com os cabedais compostos pelo colorido redemoinho que caracteriza a colaboração, alguns detalhes como os solados e os cadarços do UltraRange EXO e do Authentic SF oferecem um equilíbrio perfeito entre uma paleta sóbria de branco e misturas de tons contrastantes.
Considerada a ferramenta favorita daqueles que procuram conforto e segurança para enfrentar toda e qualquer jornada, o UltraRange EXO é desenvolvido por uma composição de materiais extremamente leves, respiráveis, aderentes e duráveis. A construção “EXO” proporciona suporte adicional, além de um fit firme e responsivo.
Escolhido especialmente pelo artista que assina a coleção, a primeira silhueta de tênis desenvolvida na história da Vans, o Authentic, é apresentado nessa colaboração através de sua versão SF (abreviação de “surf”), uma variação funcional de calcanhar dobrável para um encalce prático antes e depois das sessões de surf. Seguindo a mesma abordagem de respeito e cuidado com o planeta, a construção da sola do Authentic SF é composta a partir das sobras de materiais da linha de produção da coleção, desviando o destino desses materiais dos aterros.
A coleção de vestuário é inaugurada pelo Boardshort na colorway “Johanson Swirl”, confeccionado com 10% de elastano reciclado de poliéster, apresentando o mesmo padrão espiral colorido e finalizado com um tom de branco – a já icônica combinação exclusiva do resultado da união entre Vans e Johanson. Quatro camisetas ilustradas pelo artista, uma elegante camisa floral composta por 80% de algodão orgânico, além de um moletom e um boné que carregam o desenho sorridente feito à mão e o constante lembrete “Be Cool to Your Living World” (Seja Legal com o Planeta), completam essa coleção colaborativa desenvolvida para conscientizar sobre o respeito com a mãe natureza e com a vida.
Desenvolvendo o seu estilo de desenho autêntico e senso de humor afiado na cidade de San Jose, Califórnia, Chris Johanson aperfeiçoou a sua técnica artística restaurando skates, pintando casas e criando um zine de skate e arte batizado de “Karmaboarder” nos anos 1980, ajudando a moldar o que viria depois se tornar o seu trabalho inicial oficial. No final da década de 80, Chris mudou-se para Mission District, São Francisco, mergulhando na cena artística local, onde passou a desenvolver caricaturas em postes de luz e cabines de banheiros públicos. Sua arte conquistou mais popularidade quando criou um gráfico para a subversiva marca de skate, Anti-Hero. Anos mais tarde, Johanson alcançou a fama internacional após participar da exposição Whitney Biennial de 2002 e quando conquistou o prêmio SECA Art, do Museu de Arte Moderna de São Francisco no ano seguinte. Desde 2004, o artista vive em Portland, Oregon, com sua artista querida e amada esposa, Jo Jackson.