Paisagens de cartão-postal, gastronomia única e uma capital, Florença, de dar inveja a qualquer outra região do mundo. Chegamos à romântica Toscana, berço da Renascença e, até hoje, uma zona bastante rural, repleta de colinas e vales verdejantes. A segunda edição do guia Lonely Planet: Florença e Toscana, lançamento da Globo Livros, descreve com capricho as belezas artísticas e naturais dessa terra encantadora e atualiza as informações para o viajante já experiente.
Você sabia, por exemplo, que, após três décadas de restauro, há agora um novo museu no famoso Duomo de Florença? Mais uma atração para a já extensa lista oferecida pela cidade, que mais parece uma obra-prima ao ar livre. São tantas praças, tantos museus, tantas igrejas… Como se atravessar as lindas pontes sobre o rio Arno já não fosse suficiente. É lá que está o Davi de Michelangelo, a Vênus de Botticelli e, para os descolados, os museus (e outlets!) das marcas Gucci e Salvatore Ferragamo.
De Florença, é só pegar um trem – ou alugar um carro – e explorar o interior da província, com seus castelos, vinhedos e pousadas charmosas. Você pode seguir um roteiro de vinícolas de Chianti, deitar sobre o chão de pedra da linda Piazza del Campo, em Siena, desvendar os segredos da cidadela medieval de San Gimignano, praticar agriturismo e descobrir por que a torre de Pisa é inclinada.
Arte e arquitetura ganham, mais do que merecidamente, um capítulo à parte, que explica quem foram os principais mestres locais, quais de suas obras você não pode perder e onde elas estão. O guia ajuda o viajante a organizar dias para a Galeria Uffizi, a Galleria dell’Academia, o Museo di San Marco e outros redutos artísticos de importância mundial. A culinária, claro, também recebe atenção especial, assim como o estilo de vida – lembrando que os toscanos estão entre os mais bem vestidos da Europa. Vale a pena caprichar na mala.
Não pense que você vai se virar pela Toscana exclamando um mamma mia!aqui e ali. Um glossário ao final do livro ensina o vocabulário básico de italiano, facilitando o seu dia a dia em restaurantes, hotéis etc. – há dicas preciosas, aliás, de onde comer, beber, dormir e passear, com seus respectivos endereços, sites e tudo o mais para facilitar a vida do viajante. Mapas coloridos e a malha ferroviária da Toscana (e também como funcionam os trens) são outros destaques úteis do guia.
As duas autoras, exímias conhecedoras da região, também dão dicas de blogs, filmes e livros que preparam o leitor para aproveitar ao máximo o destino. E que destino! Seja na lua de mel, com amigos ou sozinho, a Toscana é sempre tão maravilhosa, que fica até difícil descrever. É ir para crer.