A importância das frutas em uma alimentação saudável

De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde no último ano, apenas 34,2% dos brasileiros incluem frutas e hortaliças em suas refeições em cinco ou mais dias da semana. O que reflete um resultado preocupante com relação aos hábitos de alimentação da população. Para a  Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de Nutrição da  Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, afirma que para uma dieta balanceada, a inclusão de frutas é essencial.

“As frutas desempenham um papel de extrema importância no nosso corpo por serem fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras,  antioxidantes e nutrientes essenciais para a garantia do bom funcionamento do nosso organismo, com benefícios que vão desde o ganho de energia e disposição, devido a ingestão de carboidratos naturais, até a melhora da imunidade, equilíbrio das funções fisiológicas e muito mais”, completa a especialista.

Dicas de consumo

O Brasil é conhecido por sua vasta riqueza natural, com dezenas de frutas nativas e típicas do ecossistema nacional, com características, formas de consumo e benefícios diversos. Para Isabela, a melhor forma de aumentar o consumo destes alimentos é explorando sua diversidade. “Importante identificarmos o que gostamos, dessa forma,  a alimentação será nutritiva e ao mesmo tempo prazerosa, tornando o ato de consumir frutas um hábito natural”, conclui.

E para a forma de consumo a nutricionista traz algumas dicas. “Valorizar receitas e alimentos que priorizam os aspectos naturais das frutas, como vitaminas, o consumo in natura, saladas e outros tipos de receitas que zelam pela permanência dos nutrientes e sais minerais presentes naquele alimento, estão entre as melhores formas de apostas nas frutas. Como o Brasil é rico na variedade e tipos, fica mais fácil apostar neste formato sem enjoar”, conta.

Já para os alimentos ultraprocessados, a dica é se atentar aos rótulos. De acordo com Isabela, na hora de analisar, menos é mais, uma vez que alimentos que passam por processos mais naturais de produção, possuem uma concentração menor de ingredientes, além de dispensarem a inclusão de aromas, corantes e conservantes artificiais que podem ser prejudiciais para o organismo.

“Devemos nos atentar para o que consumimos, principalmente com a evolução da nossa sociedade pela busca da praticidade e agilidade na rotina que acaba proporcionando impactos negativos na qualidade de vida das pessoas, cuidar do que comemos é uma forma de nos cuidarmos”, finaliza a especialista.

Mais Médicos

A deputada Rosangela Moro (União-SP) apresentou emenda ao Projeto de Lei nº 747/2023, que recria o Programa Mais Médicos, para garantir que o pagamento seja feito diretamente aos profissionais de saúde e, também, para que seja ampliada a oferta de especialização profissional, com foco ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a atenção a pessoas com doenças raras.

Projeto de lei

A emenda ao PL, que deve ser votada no plenário da Câmara nos próximos dias, busca evitar que se repitam problemas do programa lançado anteriormente pelo governo do PT. Nos últimos anos, foram movidas centenas de ações de médicos de Cuba que vieram ao Brasil pelo programa Mais Médicos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Eles precisaram acionar a Justiça para receber o valor integral do salário que, pelo acordo estabelecido no programa, era transferido ao governo cubano e, só depois, repassado parcialmente aos profissionais.

Doenças raras

A parlamentar também propõe, na emenda, que seja ampliada a oferta de especialização profissional no Mais Médicos, com foco ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a atenção a pessoas com doenças raras.

… Bom dia! “Faça a rescisão do contrato de aluguel do seu coração para as bad vibes e deixe que o alto astral more nele”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Rosangela Lauterbach Ribeiro, Pamela Moron, Mario Whately Thompson, Adailson Moreira, Carlos Marques, Cleusa Maciel, Cristina Paines Pestana, Isa Ratier, Neuza Faro, Luiz Gomes Pedroso, Leonice Oliveira, Cristina Fernandes, Wesley Gonçalves Antonio, Marli Afonso, Silvio Ferreira, Marcio Akamine e Vanderléia Silva Purcino. Happy birthday!

Querido que só, o advogado Carlos Marques comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… A ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, as vendas de carros elétricos e híbridos bateram novo recorde de vendas no Brasil no 1º trimestre de 2023. Estes foram os melhores números da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos — 50% a mais na comparação com 2022

…No último dia 20, Alexandre Birman, CEO e CCO do grupo Arezzo&Co, marcou presença como palestrante do “Footwear News CEO Summit”, um dos principais encontros do mercado de calçados nos Estados Unidos.

CEO e CCO do grupo Arezzo&Co Alexandre Birman

… O evento aconteceu em Miami e reúne CEOs e C-Levels de grandes marcas globais do segmento. Com o tema “Piano, piano, se va lontano”, Alexandre falará sobre a trajetória da empresa , cultura, novos projetos e superação na pandemia.

Annamaria Brivio; Alexandre Birman e Massimo Baltimora