Apaixonada por ciclismo desde pequena, Viviane Mendonça aproveitou todos os benefícios do esporte e adotou a bicicleta, como estilo de vida. Sua trajetória começou aos 10 anos, quando ganhou uma bicicleta de seu pai. Aos 15, trocou a festa de aniversário, por uma bicicleta melhor. Já em sua fase adulta, mudou-se para Curitiba, insatisfeita com seu sedentarismo descobriu um grupo de pessoas, que pedalava aos finais de semana. Investiu em uma nova bicicleta, juntou-se ao grupo, desenvolvendo ainda mais, sua paixão pelo ciclismo.
Inspirada nas mulheres alemãs que iam de bike e salto alto para o trabalho, Viviane, que até então usava sua bicicleta apenas para cicloturismo, decidiu incluí-la em sua rotina e usá-la como meio de transporte para o trabalho.
O objetivo era fazer o percurso de ida e volta de bike, sem precisar trocar de roupas, ao chegar ao trabalho. No primeiro dia do ano letivo, vestiu-se como sempre se vestia, com uma camiseta, uma calça e um sapato de salto alto e seguiu seu caminho.
“Desde então, levo a minha vida em cima da bike. Não tenho carro, não aprendi a dirigir. Vou a todos os lugares e tenho uma relação gostosa com a cidade, conheço bem os caminhos, os cantinhos, vejo as árvores e a flores, tenho um contato mais próximo com as pessoas. Praticante de cicloturismo a mais de 15 anos Viviane conheceu o mundo em cima da bike.”
Aos 43 anos, Viviane é dona da marca Vou de Bike e Salto Alto, onde produz bermudas, camisetas com cortes e cores femininas, luvas, bandanas, capacetes e os incríveis macaquinhos, que são o maior sucesso e já conquistaram consumidores do mundo todo.
Entre seu Facebook e Instagram, Vivi possui muito mais que 100 mil seguidores, a maioria mulheres. Além disso, todos os anos ela promove palestras e oficinas de conscientização no trânsito, para formar pessoas mais preparadas.
Mais sobre Viviane Mendonça:
Viviane Mendonça, é professora por profissão e ciclista por paixão. Há 15 anos pratica cicloturismo e usa a bicicleta como meio de transporte. Fundadora das redes sociais VouDeBikeeSaltoAlto que desde 2011 incentiva mulheres a pedalar.
Através da educação no trânsito, mobilidade urbana e o uso da bicicleta como esporte e lazer, saúde, bem estar e mobilidade e contato com a natureza.