Ações sobre o curupira no museu Índia Vanuíre

Agenda também conta com dica de leitura e um passo a passo de como confeccionar um fantoche de Curupira; on-line e gratuita

Neste fim de semana, a programação on-line do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está repleta de atividades temáticas sobre o folclore brasileiro, com oficinas e lendas.

No próximo sábado (21), às 12h, tem dica de leitura no museu. Para saber qual será a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda a programação. Desta vez, a publicação abordará as diversas formas de viver e pensar o mundo.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre Alisson de Oliveira Formenti

 

Além disso, ainda no dia 21, sábado, em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, o projeto Vem que te conto um conto apresenta a lenda do Curupira. A ação parte da premissa de que ouvir histórias possibilita aguçar a memória cultural e afetiva. Será às 15h, pelas mídias sociais.

Já no domingo (22), às 12h, a educadora Lilian ensina o passo a passo para a confecção de um fantoche do Curupira, personagem representativo do folclore brasileiro, produzido com materiais de fácil acesso. Projeto faz parte da ação Família no Museu, que desenvolve atividades lúdicas e reflexivas.

Na segunda-feira (23), às 12h, instituições parceiras de Tupã exibirão, em formato de vídeo, atividades referentes ao folclore brasileiro, no Projeto Museu Jovem, às 12h. Na terça-feira (24), será a vez dos idosos apresentarem informações sobre a temática, às 15h.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site @museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa