Resoluções de ano novo não são o nosso forte. Vamos, então, desenhar uma nova estratégia para não falhar em 2015. Sabe aquela história de que um hábito nasce depois de 30 dias de prática? Pois é, que tal dar o start nas resoluções de beleza para o ano novo já em dezembro e chegar no dia 1º de janeiro lacrando?
1. Lavar o rosto, tonificar e hidratar (em dobro)
Os três passos mais que básicos de qualquer rotina de beleza não são novidade para ninguém, maaas a gente nem sempre faz aquilo que é certo. Aqueles minutinhos extras para cuidar melhor da pele valem a pena, acredite. O ideal é fazer todo o ritual de manhã e à noite e sempre usar produtos adequados ao seu tipo de pele. O sabonete limpa e elimina poluição, maquiagem, e resíduos. O tônico ajuda a reparar a superfície da pele e muitos deles ainda contêm ingredientes ativos como antioxidantes, retinóides ou partículas esfoliantes, que complementam a limpeza. Para fechar com chave de ouro, o hidratante regula a barreira hidrolipídica da pele, nutrindo as partes mais secas e segurando a oleosidade.
2. Fazer as pazes com os fios
Pra você 2014 foi o ano de cabelos coloridos, chapinha batendo os 200 graus e cortes de cabelo caseiros? Então, em 2015, prometa ser mais boazinha com seus fios: cuide do couro cabeludo, inclua hidratações semanais na agenda e deixe a chapinha e o secador de folga por algum tempo. Os hábitos do chuveiro também podem ser a chave para madeixas dignas de propaganda de xampu.
3. Apostar na beleza natural
Ano novo, nécessaire novo. Aproveite o final do ano e pense em substituir alguns produtos por versões mais ecológicas e cruelty free (que não fazem testes em animais). Produtos frescos, naturais e eco-friendly vêm pipocando no mercado e com certeza não vão faltar opções para você. A gente já até falou sobre os esmaltes orgânicos que são amigos do meio-ambiente e não possuem agentes tóxicos na fórmula.
Saiba mais: no site do PETA (em inglês) você encontra uma lista das empresas internacionais que realizam testes em animais.
4. Detox do nécessaire
Quando foi a última vez que você checou o prazo de validade dos produtos ou limpou seus pincéis? Ah, e esse rímel, tá na sua bolsa há quanto tempo? Essa é a hora, cara leitora. Faça uma verdadeira auditoria no nécessaire e desapegue dos produtos velhos. Dica: para limpar seus pincéis de maquiagem, dilua 10 ml de shampoo neutro (os infantis são os melhores) em uma bacia com meio litro de água. Mergulhe o pincel na mistura e faça movimentos circulares com ele sobre a palma da sua mão até que ele esteja livre dos resíduos. Enxague e deixe-o secar deitadinho. Repita a lavagem a cada quinze dias.
5. Laboratório de make
Sim, está na hora de tentar técnicas além do olho esfumado marrom e do lápis preto: 2015 vem aí para você testar um batom escuro, colocar cílios postiços ou se aventurar com sombras mais coloridas. O pior que pode acontecer? Você ter de passar um demaquilante caso não goste. Sussa, né?
6. Devorar água
Não contente-se mais com só beber água. Em 2015 você vai comê-la também. A gente já sabe que beber bastante água é o melhor hábito de saúde e beleza que existe, então por que não incluir na dieta vários alimentos que são ricos em H2O? “Células hidratadas são a resposta para uma pele jovem e corpo saudável. Inclua uma porção de frutas e verduras cruas diariamente. Assim você fica hidratada por um tempo maior. E comer vegetais não ajuda só a assegurar a água no corpo, mas também inclui mais antioxidantes, fibras e nutrientes.”, afirma o Howard Murad, dermatologista e professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
7. Dormir maquiada? JAMAIS
Não importa a dimensão do cansaço ou quanto vinho você bebeu, nunca durma maquiada. E se o banheiro parece estar a quilômetros de distância, lance mão dos lencinhos demaquilantes e deixe a caixinha estrategicamente ao lado da cama.
Dormir de maquiagem significa bloquear seus poros, deixar todos os resíduos e sebo fazendo balada lá dentro e acordar com cravos e acne no dia seguinte. Normalmente a pele se recupera durante o sono, e dormir de maquiagem impede sua renovação, o que pode levar a um envelhecimento precoce.
8. Sempre usar protetor solar
Faça chuva ou faça sol, o protetor solar deve entrar na sua rotina djá! E a preocupação não é só o fotoenvelhecimento ou melasma mas também com a proteção contra o câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil.
Nos dias nublados, o filtro também entra em ação. Os raios UV conseguem passar pelas nuvens e podem até não causar queimaduras, mas a longo prazo, a radiação danifica e mancha a pele. Para garantir a eficácia do seu protetor solar, use direitinho: aplique 30 minutos antes de se expor ao sol e capriche na quantidade (pelo menos uma colher de chá para o rosto e pescoço). Uma dica da dermatologista Flavia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é apostar em bases com filtro solar que facilitam a rotina e asseguram a quantidade correta de produto no rosto.
Peles oleosas não têm mais desculpas para não se proteger. Indicamos quais são os melhores protetores solares para pele oleosa com toque seco e brilho zero.
Do Tão feminino